Porto Verão Alegre 2020: confira a programação para este final de semana
A programação do Porto Verão Alegre 2020 para a sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26) terá em cartaz os espetáculos PQ Casamos?!, TOC- Uma Comédia Obsessiva Compulsiva, Flamenco Imaginário para todos, a estreia Não Me Faz Te Pegar Nojo, Respeita Vila com Gio Lisboa e Marcito Castro, Tedy – o amor não é para amadores, 2068, Cinza Tropical, Censuradas, Ay Mi Amor!, Mulheragem, Manual Prático da Mulher Moderna, Os Homens do Triângulo Rosa, Xeque Mate, Maikinho Pereira e Borboletas de Sol de Asas Magoadas.
Nas sessões do espetáculo ‘PQ Casamos?!’ de sábado e domingo haverá audiodescrição e tradução para libras.
Dentre os espetáculos infantis, estão As aventuras e desventuras de Pinóquio e Alice além da toca.
Confira a programação completa:
Pq Casamos?!
Data: 24, 25 e 26 de janeiro (sexta-feira, sábado e domingo) Horário: sexta e sábados às 21h e domingo às 18h Local: Theatro São Pedro (Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Retrata a verdadeira história de um casal que está há mais de trinta anos juntos e resolve fazer um resgate de seus melhores momentos. Durante uma narrativa bem humorada, que mistura ficção e realidade, descobrem que não são tão compatíveis quanto pensavam. Com o desenrolar do espetáculo, os piores momentos também vêm à tona. E a pergunta que fica no ar é: por que casaram?
Ficha Técnica:
Autor: Vitório Beretta
Direção: Néstor Monasterio
Elenco: Rogério Beretta e Suzi Martinez
Duração: 70 minutos Classificação: 12 anos
Não me faz te pegar novo
Data: 24 de janeiro (sexta-feira) Horário: 21h Local: AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Gênero: Comédia
Sinopse:
André Damasceno conta a história dos 35 anos do Magro do Bonfa. Do seu convívio com a velha guarda do humor: Chico Anysio, Walter D’Ávila ,Brandão Filho ,Lucio Mauro ,Costinha ,entre outros. Relata os bastidores do Zorra Total onde trabalhou com a nova geração. No espetáculo, Damasceno reúne seus melhores textos e os personagens mais queridos do público.
Ficha Técnica:
Autor: André Damasceno Direção: André Damasceno Elenco: André Damasceno com participações de Índio Behn e Maikinho Pereira
Duração: 80 minutos Classificação: 12 anos
Vídeo: www.andredamasceno.com.br
Flamenco Imaginário para todos
Data: 22, 23 e 24 de janeiro (quarta, quinta e sexta-feira) Horário: 20h Local: Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco 691)
Gênero: Dança
Sinopse:
Montagem livremente inspirada na dramaturgia de ‘O corcunda de Notredame’, de Vitor Hugo. Os artistas trazem à cena um espetáculo lúdico e criativo, com trilha sonora inédita composta especialmente para a obra, fazendo o espaço cênico se transformar em um lugar mágico, provocando a imaginação e os sentidos da plateia. Flamenco Imaginário é um espetáculo para crianças, mas é indicado ao público de todas as idades!
Ficha Técnica:
Autor: Cia Del Puerto
Direção: Denis Gosch
Elenco: Daniele Zill, Juliana Prestes, Graziela Silveira e Juliana kersting
Duração: 50 minutos Classificação: Livre
Vídeo: https://youtu.be/9L8KmxL-01M
TOC – Uma Comédia Obsessiva Compulsiva
Data: 23, 24, 25 e 26 de janeiro (quinta, sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 21h
Local: Teatro CIEE (Av. Dom Pedro II, 861)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Quatro pessoas, com diferentes personalidades e tipos de TOC, encontram-se num improvável consultório. Enquanto esperam pelo famoso Dr. Clóvis Schartzmann, para uma sessão de psicoterapia, compartilham suas vidas e desenvolvem uma estranha relação. Uma comédia para quem tem mania de bom humor!
Ficha Técnica:
Autor: Artur Jose Pinto
Direção: Lutti Pereira
Elenco: Daniel Lion, Juliana Barros, Letícia Kleemann e Vinícius Petry
Data: 24 de janeiro (sexta-feira) e 14 de fevereiro (terça-feira) Horário: 21h sexta-feira e 20h30 terça-feira Local: Comedy Clube (Rua 24 de Outubro, 1454)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Espetáculo que mescla comédia stand up e quadros interativos.
Gio Lisboa é humorista, ator e roteirista. Em sua carreira como comediante se apresentou nas principais casas e noites de comedia do Brasil. Marcito é professor de história e, em seus vídeos e textos de Stand up, fala sobre a vida na periferia, relembrando o período da infância nos anos 90, além de assuntos cotidianos.
Ficha Técnica:
Autor: Gio Lisboa e Marcito Castro
Direção: Gio Lisboa e Marcito Castro
Elenco: Gio Lisboa e Marcito Castro
Duração: 80 minutos Classificação: 16 anos
Tedy, o amor não é para amadores
Data: 25 de janeiro (sábado)
Horário: 20h Local: Teatro do SESC Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro, Canoas)
Gênero: Drama
Sinopse:
Um novo ator estará na peça “Tedy, o amor não é para amadores”. Cristiano Garcia, que vem brilhando nas telas da televisão e cinema, estará no comando do monólogo que fala humor, sobre a relação do tal homem contemporâneo e o desejo de encontrar um novo amor, com muito
Mas o que é o amor? “Tedy, o amor não é para amadores”, faz uma mistura das famosas palestras do Ted Talks. A peça nos guia por um intrincado jogo de afetos, onde a pergunta “afinal, para que serve o amor?” permanece ecoando durante e depois da apresentação. Divertido, sem por isso deixar de ser profundo, esse monólogo, conduzido pelo ator Cristiano Garcia, reflete angústias presentes, passadas e vindouras. É um retrato atual, bem humorado, do homem contemporâneo. “Tedy” tenta decifrar o amor, através de sua vida amorosa e de dados estatísticos, citando autores como Schopenhauer, Alain de Botton, Bauman, Platão, Nietzsche, entre outros.
Ficha Técnica:
Ator: Bob Bahlis Direção e texto: Bob Bahlis Elenco: Cristiano Garcia
Duração: 65 minutos Classificação: Livre
2068 “Mostra Ponto de Teatro”
Data: 24 e 25 de janeiro (sexta-feira e sábado) Horário: sexta-feira às 20h e sábado às 18h Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
Gênero: Drama
Sinopse:
Ainda é possível sonhar? Fazendo alusão a uma temporalidade futura, o espetáculo retrata,
através da manipulação e uso de máscaras expressivas, a resiliência humana. Diferentes pessoas
estão confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que para se manter vivo é preciso se alimentar constantemente de esperança.
Ficha Técnica:
Autor: Máscara EnCena e Liane Venturella
Direção: Liane Venturella Elenco: Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa
Data: 24 e 25 de janeiro (sexta-feira e sábado) Horário: 20h Local: Teatro Carlos Carvalho (Rua dos Andradas, 736, Casa de Cultura Mário Quintana,2º andar)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Inspirado no carnaval, “Cinza Tropical” traz para o teatro o resquício de um bloco de rua. Atores e músicos se tornam foliões em cena e transitam entre diversos personagens para contar histórias sobre o Brasil atual. O espetáculo aborda a festividade como uma forma política de discurso e a alegria como ferramenta de sobrevivência em meio ao caos.
Ficha Técnica: Autor: Naomi Luana Direção: Louise Pierosan Elenco: Bruna Avila, Eriam Schoenardie, Flávia Reckziegel, JP Siliprandi, Martin Weiler,Mica Filter, Miguel Ribeiro, Ricardo Meine, Rita Spier, Sandro Aliprandini, Suzane Cardoso,Thais Diedrich e Thayãn Martins
Data: 24, 25 e 26 de janeiro (sexta-feira, sábado e domingo) Horário: 20h Local: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
Gênero: Musical/ Comédia
Sinopse:
Comédia musical com canções latinas. La Negra y El Blanco Nieves são um excêntrico casal
de artistas espanhóis mundialmente famosos em turnê pelo Brasil. A relação de paixão, ciúmes e desavenças entre os dois é ilustrada musicalmente com humor, flamenco e atuações que beiram o improviso. A chegada da sogra, Yolanda Regina, pode complicar as coisas.
Ficha Técnica:
Autor: Daniel Debiagi e Ana Medeiros
Direção: Joice Rossato Elenco: Daniel Debiagi, Ana Medeiros e Marisa Rotenberg
Duração: 75 minutos Classificação: Livre
Mulheragem
Data: 24, 25 e 26 de janeiro (sexta-feira, sábado e domingo) Horário: 20h Local: Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736, Casa de Cultura Mário Quintana, 6º andar)
Gênero: Drama
Sinopse:
Mulheragem sublinha a memória de mulheres e denuncia desrespeitos e violências cometidas
contra elas. Sete atrizes inspiradoras trazem à tona biografias que nos foram subtraídas e histórias
que nunca tiveram espaço para serem contadas. Se uma mulher no palco já representa um ato de
resistência, todas essas mulheres juntas, destacando o universo feminino, é essencialmente um ato
revolucionário.
Ficha Técnica:
Autor: Texto e adaptação, de autoria das próprias artistas que fazem parte do projeto. Direção: as gurias Elenco: Juliana Wolkmer, Juçara Gaspar, Manuela Miranda, Iassanã Martins, Daniele Zill, Juliana Kersting e Silvana Rodrigues. Guadalupe Casal (colaboração artística)
Data: 24, 25 e 26 de janeiro (sexta-feira, sábado e domingo) Horário: 21h Local: CHC Santa Casa (Av. Independência, 75)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Nesta comédia, três doutoras em modernidade feminina desenvolvem a tese “O Comportamento Feminino Moderno diante da Crise”. A peça questiona, com bom humor, a capacidade da mulher moderna de conciliar os papéis de filha, mãe, esposa, amiga, amante, magra e profissional. O Manual prático da Mulher Moderna convida homens e mulheres a rirem de si mesmos de forma leve e cheia de surpresas.
Ficha Técnica:
Autor: Patsy Cecato (com a colaboração de Márcia Ohlson, Patrícia Soso e Xica Campagna) Direção: Patsy Cecato
Elenco: Carla Elgert, Mariana Del Pino, Nina Eick e Rafael Albuquerque
Duração: 75 minutos Classificação: 14 anos
Os Homens do Triângulo Rosa
Data: 24, 25 e 26 de janeiro (sexta-feira, sábado e domingo) Horário: 21h Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)
Gênero: Drama
Sinopse:
Premiado espetáculo, sucesso de público e destaque da crítica, traz a história dos homossexuais
perseguidos pelo regime nazista. Esses homens, aprisionados e mortos em campos de
concentração, privados de suas vidas e de seus direitos fundamentais, são o tema deste espetáculo
profundamente emocionante. A crueldade da situação é contraposta pela presença do amor, que
pode surgir nos lugares mais inesperados.
Ficha Técnica:
Autor: adaptação das obras literárias Bent, de Martin Sherman; Triângulo rosa: um homossexual no campo de concentração nazista, de Jean-Luc Schwab e Rudolf Brazda; e Eu, Pierre Seel, deportado homossexual, de Pierre Seel
Direção: Margarida Peixoto
Elenco: Marcelo Ádams, Frederico Vasques, Gustavo Susin, Gisela Habeyche, Pedro Delgado, Alex
Xeque Mate – Porque tem que ter damas nesse nome de show
Data: 25 de janeiro (sábado) Horário: 21h Local: AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Depois de 10 anos do fenômeno Primeiro as Damas, Lucas Krug está de volta com seus personagens
que fizeram história na cena do humor nacional, Gaudério Fagundes, Seu Cúcar e o nerd Frederico
Alberto dividem o palco com novas criações do humorista. Com seu novo parceiro Rafael Ritta,
criador do personagem Alex Ahã, e outros, o time ainda ganha mais reforços e garantem uma
avalanche de risadas.
Ficha Técnica:
Autor: Lucas Krug e Rafael Ritta
Direção: Lucas Krug e Rafael Ritta
Elenco: Lucas Krug e Rafael Ritta
Duração: 90 min
Classificação: 14 anos
Vídeo: https://youtu.be/ISolPOo3pLw
As Aventuras e Desventuras de Pinóquio
Data: 25 de janeiro (sábado) Horário: 17h Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665)
Gênero: Infantil
Sinopse:
Pinóquio é o boneco de madeira mais conhecido do mundo. Criado por Gepeto – um marceneiro que se dedica a reformar brinquedos –, esse boneco passa a viver como uma criança comum, embora viva com diferenças que precisam ser superadas para que alcance seu sonho- tornar-se um menino de verdade. A história é uma grande metáfora que expõe as mazelas do mundo- a miséria, o egoísmo, as relações deturpadas e o desprezo pela educação, como também o amor como mola mestra para o renascimento,
a busca do sonho para a plenitude.
Ficha Técnica:
Autor: Livre Adaptação por Ane Minuzzo da Obra Carlo Collodi Direção: Marlise Damin
Elenco: Clarissa Siste, Israel Rosa Quadros, Lucas krug, Juliano Bitencourt, Paulo Adriane, Vitor Santantônio e Davi Peçanha (participação especial)
Duração: 65 minutos Classificação: livre
Alice – Além da Toca do Coelho
Data: 26 de janeiro (domingo) Horário: 17h Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665)
Gênero: Infantil
Sinopse:
Qual a única semelhança entre todos os seres do universo? Certo dia, Alice persegue um
coelho branco de colete e relógio, caindo em um buraco que a leva para um lugar onde nem tudo é o que parece ser. E, ao se deparar com seres distintos daqueles que habitam o universo de onde veio, Alice encontra-se com diferentes versões de si mesma, questionando a realidade a partir das reflexões e aprendizagens presentes em sua jornada. Alice: além da toca do coelho é um espetáculo baseado na obra clássica de Lewis Carroll que fala sobre amizade, curiosidade, empatia e os laços que nos unem apesar de nossas diferenças.
Ficha Técnica:
Autor: Inspirado na obra Alice no País das Maravilhas Direção: Sue Gotardo
Elenco: Danuta Zaghetto, Fabiana Santos, Luiz Manoel e Thiago Silva
Data: 26 de janeiro (domingo) Horário: 20h Local: Teatro Carlos Carvalho (Rua dos Andradas, 736, Casa de Cultura Mário Quintana,2º andar)
Gênero: Comédia
Sinopse:
Sucesso no Brasil e exterior, pioneiro na discussão de questões de gênero. O público é recebido por Betty (travesti e profissional do sexo) que pretende desmistificar sua vida e enaltecer a unicidade de cada ser humano expondo particularidades de sua vida com pitadas de humor, drama.
Data: 26 de janeiro (domingo) Horário: 21h Local: AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311)
Gênero: Comédia
Sinopse:
O humorista Maikinho Pereira leva ao palco dois de seus personagens: Alípio Tchutchukinho e Jéssica, que fazem o público se identificar com situações cotidianas. Com números de plateia e Stand Up, o espetáculo retrata a importância de aceitar as diferenças, mostrando com muito bom humor que tamanho não é documento.
Ficha Técnica:
Autor: Maikinho Pereira Direção: Índio Behn
Elenco: Maikinho Pereira, com participação de André Damasceno e Índio Behn