Peça “O Carnaval é Nosso” estreia nesta quarta-feira (10) no Dante Barone

É uma história comum a muitas cidades brasileiras: um local de encontro de uma comunidade popular, reduto de um tradicional bloco de carnaval, por pressão imobiliária, está ameaçado de ser transferido para um novo e distante loteamento. Estamos nos anos 70, o país vive sob violenta ditadura, mas as pessoas teimam em resistir. Ambientada em uma cidade provinciana, em um bar de nome “Rosa Vermelha”, a nova peça do Grupo de Teatro Caixa de Pandora se chama “O Carnaval É Nosso!” e estreia na próxima quarta-feira, dia 10 de outubro, em Porto Alegre.

O grupo, mantido pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul – APCEF/RS, foi fundado em 1980 e tem uma história que extrapola o circuito cultural da categoria bancária. No novo espetáculo, participam dez atrizes e atores associados à entidade. O roteiro foi escrito pelo bancário porto-alegrense Paulo Caetano — ele mesmo, além de criar o enredo, faz um dos personagens da peça –, e a direção é novamente da dramaturga Sandra Loureiro, que está à frente do grupo desde 2012.

“Este é um momento no qual o grupo está muito maduro. Fomos nos apoiando, tentando, e agora estamos na reta final”, relata a diretora. Com um grupo bastante engajado, ela diz que há uma postura de muita apropriação coletiva do espetáculo. “A nossa expectativa é grande, pois há uma qualificação intelectual muito interessante, fundamentada no carnaval, mas com outras questões paralelas: o poder financeiro, as instituições culturais populares”, resume.

Para a diretora de Cultura da APCEF, Diva Maria Fernandes, a nova peça faz uma crítica à forma como é tratada a população periférica no país. “Desalojada de seu espaço, muitas vezes da própria moradia, sem direito a qualidade de vida. O cenário é um bloco carnavalesco, que para muitos proporciona os raros momentos de alegria”, afirma.

A peça estreia no Teatro Dante Barone, uma das salas mais importantes da Capital, no dia 10 de outubro, às 20h. As entradas são gratuitas, e a lotação ocorre de acordo com a capacidade do local do espetáculo, por ordem de chegada.

O elenco é composto por Almeri Espíndola, Paulo Caetano, Débora Nobre, Valquíria Judaber, Evanilda Padilha, Nara Alteneter, Eduardo Longhi, Rosemeri Nobre, Elaine Alteneter e Rodrigo Ribeiro.

Estreia de “O Carnaval é Nosso”, nova peça do grupo Caixa de Pandora.
Quando: no dia 10 de outubro, às 20h.
Onde: No Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – Praça Mal. Deodoro, 101, Porto Alegre.
Ingressos: Entrada franca, ingressos retirados na hora de acordo com a possibilidade de lotação do auditório.