Parcerias entre encenadores gaúchos e dramaturgo alemão estreiam no Palco Giratório

Foto: Pedro Mendes

O Goethe-Institut Porto Alegre convidou os diretores gaúchos Camilo de Lélis e Alexandre Dill para, separadamente, encenarem o texto As Trevas Risíveis (2015), “Die Lächerliche” Finsternis”, do alemão Wolfram Lotz. Os dois espetáculos estrearão dentro da programação oficial do 12º Festival Palco Giratório Sesc.

A montagem As Trevas Ridículas, de Dill, será apresentada em 23 e 24 de maio. A encenação Nas Sombras do Coração, de Camilo, terá sessões nos dias 27 e 28 de maio. Após suas estreias no Palco Giratório, os espetáculos retornam ao Teatro do Goethe para temporadas regulares.

Batizada de TRANSIT por estabelecer trocas entre continentes, entre estéticas e entre gerações, a iniciativa do Goethe-Institut envolve outras iniciativas inéditas.

As encenações gaúchas marcam a estreia do texto As Trevas Ridículas em palcos brasileiros. Considerado uma das revelações da dramaturgia e da poesia alemãs, Wolfram Lotz foi escolhido Dramaturgo do Ano na Alemanha em 2015 justamente por esta obra.

A fim de ampliar o trânsito do projeto, o TRANSIT trará até Porto Alegre uma crítica alemã, a jornalista Dorothea Marcus, para que acompanhar as estreias de As Trevas Ridículas e Nas Sombras do Coração no Palco Giratório. Está previsto um debate público durante o festival reunindo críticos convidados e os diretores Camilo de Lélis e Alexandre Dill.