Oficina de improvisação- Jogos e Práticas na CCMQ
Com o objetivo de promover a dança e induzir a espontaneidade do corpo, a oficina Contato e Improvisação- Jogos e Práticas está de volta a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), de 5 a 26 de outubro (quartas-feiras), das 18h às 21h. A atividade faz o desenvolvimento de exercícios, noções e conceitos que aprofundam as técnicas e bases de dança, melhorando a improvisação do participante.
A percepção e a consciência corporal, o uso do peso, suporte, alinhamento ósseo, espaço físico, gravidade, deslizamentos, rolamentos, pausa e fluxo de energia fazem parte do processo. A prática se dá inicialmente a partir do contato físico entre duas ou mais pessoas e também entre o praticante e seu entorno, visando a escuta e o conforto corporal dentro de cada um.
Além dos conceitos básicos, a oficina proporciona um Jam, espaço livre de experimentação da dança. Um campo gerado com atenção na dança, conversas são feitas em outros ambientes fora da pista. A comunicação é com o movimento de todos os corpos presentes.
A atividade é destinada para todos os interessados em praticar contato improvisação e desenvolver habilidades do corpo, resgatando a espontaneidade, sensibilidade e criatividade. Um dos objetivos é transcender a questão técnica da dança e alcançar um aprendizado social e inclusivo. Apto para pessoas com ou sem experiência em dança.
As etapas seguintes da oficina ocorrem nos meses de novembro e dezembro, a fim de ampliar e diversificar as atividades com um laboratório de pesquisa, com o CineContato, que traz a exibição de vídeos e documentários e um bate-papo reflexivo sobre as experiências de que realiza a prática. Os facilitadores da oficina são Priya Mariana Konrad, Juliano Motta, Janaína Ferrari e André Olmos.
Serviço
Dias: 5 a 26 de outubro (quartas-feiras)
Horário: 18h às 21h.
Local: Sala Cecy Frank- 4º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Investimento: contribuição espontânea com valor sugerido de R$ 30,00.