Grupo Experimental de Dança realiza circuito de intervenções artísticas na cidade
A programação de atividades de encerramento do projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade (GED) neste ano busca estabelecer um circuito cultural abrangente pela capital. O título Gêdesis marca os sete dias de intervenções artísticas de dança, a serem realizadas entre os dias 9 e 16 de dezembro. As ações pretendem promover o intercâmbio com comunidades e com protagonistas culturais da cidade, interagindo com os espaços urbanos da Capital. A programação começa neste domingo, dia 9 de dezembro, às 19h, na Praça Lupicínio Rodrigues (entre o Teatro Renascença e o Ginásio Tesourinha), com uma celebração coreográfica/musical. Nos demais dias, as ações ocorrem na Restinga, Vila Pinto, Sarandi, Ilha da Pintada e Centro Histórico.
Em cada local, a programação será diferenciada, de acordo com o contexto de cada comunidade e na construção conjunta com estudantes, artistas, coletivos, educadores e líderes comunitários. Na Restinga, será realizada uma Mostra Coreográfica entre alunos do GED, da Escola Preparatória de Dança Senador Alberto Pasqualini e das escolas convidadas. Na Praça Otávio Rocha, no Centro Histórico, será realizado um desfile coreográfico com figurinos selecionados das peças das expositoras da feira solidária. As atividades no Centro de Triagem da Vila Pinto incluem ações com trabalhadores/as e estudantes do Centro Cultural Marli Medeiros.
No Sarandi, a parceria será com o Coletivo Conceito Arte e com a Escola Preparatória de Dança Liberato Salzano Vieira da Cunha. Na Ilha da Pintada, as ações integrarão a Festa Natal Solidária 2018. No último dia de criação experimental, as atividades poderão contar com a participação do público e estará acontecendo na Redenção, com performances, aulas abertas, rodas de danças circulares, atividades com bambolês, malabares, integral bambu e improvisação.
Grupo Experimental de Dança – O Grupo Experimental de Dança é um projeto coordenado pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Oferece formação em dança durante um ano, com diversos profissionais da área no Rio Grande do Sul, e se propõe a ser um espaço de pesquisa e investigação. O projeto existe desde 2007 e já formou mais de 400 alunos. Seu programa inclui aulas diárias em diversos estilos de dança como: dança contemporânea, dança moderna, improvisação, composição, danças urbanas, história da dança, entre outras. Ao longo de sua trajetória, apresentou obras como Follias Fellinianas (2007), Sagração (2014) e Porto Alegre Sorriso (2017).
Participam das ações: Alexia Schwab Castor, Amanda Simões Fraga, Ana di Maria, André Dossin, Arthur Haag, Bianca Barreto, Carolina Fernandes, Carollini Marafigo, Débora Piccoli Araújo, João Pereira, Júlio Kaczam, Liana Alice, Lucas Chando, Maria Eduarda Cunha, Mônica Lopes, Natalia Sousa Guasso, Raissa Martinez, Renata Cieslak, Renata Stelkens, Sandra Suzani Pedroni e Vel.
Professores: Airton Tomazzoni, Neca Machado, Janaína Ferrari, Felipe Braga Meira, Iandra Catanni, Ted Borges, Laura Backes, João de Ricardo, Alessandro Rivellino e Ana Maria Vasconcellos.