Grupo Espanca! apresenta espetáculo em parceria com o diretor argentino Daniel Veronese
Com Grace Passô no elenco, O Líquido Tátil terá apresentações de 19 a 21 de setembro na Sala Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mario Quintana
O espetáculo O Líquido Tátil – que integra a programação do 24o Porto Alegre em Cena com apresentações dias 19, 20 e 21 de setembro, às 18h, na Sala Carlos Carvalho – é fruto de uma parceria do grupo Espanca! com o diretor argentino Daniel Veronese, considerado um dos maiores nomes do teatro mundial e referência teórica e estética para os integrantes do projeto.
O processo de concepção e criação do espetáculo aconteceu em Buenos Aires, quando o grupo mudou-se temporariamente para a capital argentina. A peça é o resultado de um mergulho em conjunto na obra de Daniel Veronese, diretor e dramaturgo argentino e um dos nomes mais reverenciados do teatro atual.
Nesta montagem, escrita originalmente em 1997, os atores Grace Passô, Gustavo Bones e Marcelo Castro representam uma família realista e seus diálogos sobre as artes, o ato teatral em si e os desejos inconscientes que perseguem o homem, o que acaba por provocar diversas tensões e desvendando distintas visões sobre a relação existente entre a vida e a arte.
Sobre o diretor
Daniel Veronese é diretor e dramaturgo, iniciou sua carreira como ator e marionetista. É um dos fundadores do grupo El Periféricos del Objetos, companhia com uma pesquisa fundamentada na integração entre atores e objetos. Baseando seu trabalho na atuação e na busca pela síntese dos efeitos da cena, Veronese é hoje uma referência da produção contemporânea nos circuitos teatrais do mundo, sendo autor de uma ampla obra publicada e dirigida. Seus trabalhos mais recentes são: Espía a una Mujer que se Mata e Los hijos se han dormido, versões de Tio Vânia e A gaivota, de Tchekhov. Sua trajetória passa por trabalhos com linguagens distintas. Quando integrava o grupo El Periférico, utilizava objetos e bonecos nas criações. Hoje, desenvolve trabalhos que se fundamentam na atuação e adaptações de textos clássicos, sem grandes efeitos cênicos. Apesar de já ter passado por múltiplos caminhos estéticos da cena, ele conserva a síntese, a crueza de como se apresentam os acontecimentos da história contada com um desmascaramento da ilusão teatral. Ele assume o fato de que os atores e o público se encontram para um evento com alguns códigos pré-estabelecidos.
Espanca!
Nos últimos 13 anos, o Espanca! criou trabalhos teatrais que revelam uma linguagem cênica chamada de “poéticas da violência”, onde o grupo investiga códigos do fenômeno teatral na encenação de dramaturgias contemporâneas. As primeiras montagens tem textos inéditos escritos por Grace Passô, eterna companheira do grupo que também assina a direção de Por Elise (2005) e Congresso Internacional do Medo (2008). Amores Surdos (2006) tem direção de Rita Clemente e Marcha Para Zenturo (2010) foi criada em parceria com o Grupo XIX de Teatro, de São Paulo. O Líquido Tátil (2012) foi escrito e dirigido pelo argentino Daniel Veronese, um dos maiores nomes do teatro mundial. Dente de Leão (2014) tem texto de Assis Benevenuto e direção de Marcelo Castro. Real (2015) é um programa composto por quatro peças de curta duração, com textos de Diogo Liberano, Márcio Abreu e Roberto Alvim. Em Junho de 2017 estreou PassAarão, o primeiro espetáculo na rua, dirigido por Aline Vila Real, com dramaturgia do poeta Allan da Rosa. Todos os espetáculos seguem no repertório da companhia estão realizados por mais de 20 artistas parceiros. Estes trabalhos circularam pelos principais festivais de teatro do país, receberam diversos prêmios e nomeações (Shell, APCA, Qualidade Brasil, entre outros) e fizeram mais de 700 apresentações em 63 cidades de todas as regiões do país, além de Alemanha, Chile, Colômbia e Uruguai. O grupo ainda desdobra seu trabalho artístico na concepção de um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte que é aberto a propostas artísticas de diversas linguagens. Há quase sete anos o Teatro Espanca abriga reuniões, ensaios, oficinas, debates, apresentações de teatro, performances, shows, projetos experimentais, saraus, feiras, exposições, atividades criativas e coletivas feitas por artistas e grupos culturais da cidade e do país. Mais informações em www.espanca.com.
Ficha técnica
Texto e direção: Daniel Veronese / Elenco: Grace Passô, Gustavo Bones e Marcelo Castro / Tradução do texto: Gustavo Bones / Concepção de cenografia, luz, vídeo e trilha sonora: Daniel Veronese / Cenotécnico: Nilson dos Santos / Iluminação: Edimar Pinto / Edição de vídeo: Fábio Gruppi / Figurino: Espanca! / Coordenação de produção: Aline Vila Real / Assistência de produção: Aristeo Serra Negra / Realização: espanca! / Duração: 50min / Recomendação etária: 14 anos
O espetáculo foi criado com recursos do Programa Petrobras Cultural, patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Petrobras e Braskem, com patrocínio Panvel, Zaffari, Ri
SERVIÇO
O LÍQUIDO TÁTIL (MG)
Dias 19, 20 e 21 de setembro
Terça, quarta e quinta, às 18h
Sala Carlos Carvalho, no interior da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro)
Ingressos
R$ 80 inteira / R$ 40 meia-entrada*
*Consulte os descontos promocionais em www.portoalegreemcena.com
PONTOS DE VENDA
– Bilheteria oficial do Porto Alegre em Cena (sem taxa de conveniência) – Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307): de terça a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista). As vendas na bilheteria oficial estarão disponíveis até às 19h do dia anterior à apresentação.
– Site (com taxa de conveniência): portoalegreemcena.
– No local (sem taxa de conveniência): somente no dia da apresentação, uma hora antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade de ingressos. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista).