Grupo colombiano El Hormiguero apresenta ‘Maratón de New York’ no teatro Bruno Kiefer

Com roteiro ágil e linguagem coloquial, a montagem para o texto do autor italiano Edoardo Erba terá apresentações durante o Porto Alegre em Cena, nos dias 13 e 14 de setembro

Crédito: Carlos Mario Lema

Maratón de New York, montagem para o texto do autor italiano Edoardo Erba dirigida por Gianluca Barbadori, chega à Capital para duas apresentações dentro da programação do 24o Porto Alegre em Cena, dias 13 e 14 de setembro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer. Concebido pelo grupo colombiano El Hormiguero Teatro – que conta com artistas multidisciplinares e destaca-se criando, desde 2011, obras voltadas às temáticas socialmente comprometidas – o espetáculo convida o espectador a embarcar numa espécie de viagem teatral surpreendente.

Com linguagem coloquial e roteiro ágil e extremamente direto, a realidade mistura-se facilmente com visões, elementos cósmicos e metafísica, transformando e enriquecendo a encenação, que mostra as relações entre dois amigos que treinam exaustivamente para a maratona de Nova York e como este cansaço, metaforicamente, pode afetar a vida, gerando uma ampla reflexão que conduz a plateia a uma dimensão mais elevada e etérea.

No espetáculo, dois amigos, Mario e Estevan, estão se preparando para participar da Maratona de Nova York. É de noite, mas uma estranha noite. Entre o cansaço do treinamento, a cumplicidade e amizade dos protagonistas, brincadeiras, discussões, reflexões e lembranças, perguntas sobre vida e morte, pouco a pouco o espectador é levado imperceptivelmente a uma dimensão não tão cotidiana e mais suspensa e surpreendente, em que aparecem e se cruzam realidade, visões, elementos cósmicos, realismo e metafísica.

A montagem estreou em 2015 e, desde então, realizou cerca de 50 apresentações em diferentes cidades da Colômbia, dentre as quais se destaca a participação na XV versão do Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá / FIT Bogotá 2016, Festival de Teatro de Bogotá, Semana del Teatro organizada pela Universidade de Antioquia em Medellín e três temporadas permanentes na Academia de Artes Guerrero de Bogotá. Em 2016, ganhou o prêmio “Teatro em Movimento”, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Bogotá, eleito como melhor espetáculo da temporada 2016. Em 2017, com curadoria da Metropolitana Gestão Cultural-produtora de São Paulo, iniciam uma turnê passando por diversas cidades em festivais internacionais de teatro do Brasil.

Gianluca Barbadori

Ator profissional italiano desde 1988, se formou no CSRT de Pontedera (Itália) e trabalhou com diversos artistas expoentes como Renato Condoleo, Orazio Costa, Al Yamanouchi, Giancarlo Sorgi, Stefano Vercelli, Luisa Pasello, Alessandro Tognon, Anton Adassinskij, Anne Zénour, Roberto Bacci, Andrea Taddei, Carlos Alsina, Marco Di Stefano, entre outros. Em 1992, em Pontedera, trabalhou por um período no Workcenter of Jerzy Grotowsky e Thomas Richards. Na Itália, trabalhou no CSRT de Pontedera, com o CSS de Udine, com o Teatro Stabile delle Marche e com o teatro Metastasio Stabile della Toscana. Como pedagogo leciona desde 1994 em projetos que envolvem tanto comunidades vulneráveis, adolescentes, pessoas com habilidades diferenciadas, imigrantes e também atores profissionais. Dirigiu mais de 110 espetáculos em diferentes idiomas (italiano, espanhol, português, inglês, húngaro, sérvio e chinês). Coordena seminários, cursos e oficinas sobre treinamentos de ator e para arte-educadores. Seu trabalho já circulou por diversos países como Itália, Argentina, Brasil, Colômbia, Grécia, Irã, Uruguai, México, Portugal, Sérvia, Turquia e União Europeia.

El Hormiguero Teatro

O grupo surgiu em Bogotá, em 2011, a partir da criação de seu primeiro espetáculo teatral Otra de Leche, do dramaturgo colombiano Carlos Enrique Lozano, dirigida por Gianluca Barbadori. Posteriormente, em 2013, criou Hijos del Continente, baseada na obra literária Memorias del Fuego, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, também dirigida por Gianluca Barbadori. Em 2014, lançou o espetáculo Bang Bang, com direção e autoria de Andrea Mora e Luisa Guerrero, e em 2015, Maratón de New York, de Edoardo Erba com direção de Gianluca Barbadori. É formado por atores e bailarinos colombianos, com experiência profissional e formação na Colômbia e no exterior. Também conta com artistas multimídia, audiovisuais e cenográficos, com diversas experiências no campo de encenação. O objetivo do grupo, para além da investigação de obras com temáticas socialmente comprometidas, é investigar as diferentes formas artísticas, utilizando o teatro como um espaço onde é possível desenvolve-las e libertá-las.

Ficha técnica

Autor: Edoardo Erba / Direção: Gianluca Barbadori / Elenco: Giancarlo Mendoza e Andres Caballero / Iluminação: Mario Ávila / Direção de arte: El Hormiguero Teatro / Direção de produção e distribuição Brasil: Carla Estefan / Assistente de Produção: Luisa Guerrero / Apoio: Ministério da Cultura da Colômbia, Academia de Artes Guerrero e Ponte tra Culture – soc. Coop. Italia / Duração: 55min / Recomendação etária: 14 anos

O Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Petrobras e Braskem, com patrocínio Panvel, Zaffari, Rio Grande Seguradora e InBetta. Apoio cultural Opus, Fiergs e Sesi. Agenciamento cultural Primeira Fila Produções e transporte oficial 99 POP. O festival é financiado através do Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em uma realização da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

MARATÓN DE NEW YORK (COLÔMBIA)

Dias 13 e 14 de setembro

Quarta e quinta, às 20h

Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736 – Centro)

INGRESSOS

R$ 80 inteira / R$ 40 meia-entrada