Georgette Fadel interpreta a filósofa e escritora francesa Simone Weil
Da Redação
Afinação I é uma aula ministrada pela personagem, pensadora e professora francesa Simone Weil. Georgette Fadel escreve, dirige e atua, apresentando uma conferência sobre a relação entre a opressão e o sofrimento no mundo e o incrível boicote ao pensamento racional. É tudo sobre a liberdade. O espetáculo integra a programação do Porto Alegre em Cena e será apresentado nos dias 13 e 14 de setembro, às 19h, no Teatro do Sesc.
Com textos da própria Simone Weil, acrescidos de trechos de obras de outros pensadores como o dramaturgo Bertolt Brecht e dos filósofos Karl Marx e Georg Hegel, o espetáculo se inicia com a professora dizendo que tudo o que será dito ali é sobre a liberdade, numa espécie de oração à razão. Quando se afirma que a peça é uma aula significa que realmente é, pranchetas com papel e caneta são distribuídas ao público para instaurar esse ambiente. “É uma maneira de mostrar como a sala de aula é importante e necessária”, diz Georgette. “É o momento em que trocamos experiências e temos a chance de aprender com liberdade.”
O trabalho é de uma crueza e simplicidade cultivadas, deixando todo o protagonismo para os movimentos do pensamento. Somente com uma cadeira e uma pequena mesa a sua frente, a professora começa sua aula, tendo sempre o violoncelo como suporte de suas falas. Com muito cuidado, Georgette afina as ideias, presentes nos sons e sentidos. E busca, com muito fervor, fazê-las existir também no coração do público.
Georgette Fadel
Atriz formada pela Escola de Arte Dramática ECA – USP, é diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas ECA-USP, professora de Interpretação na Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André e no Estúdio Nova Dança, ambos de São Paulo. Recebeu o Prêmio Shell 2007 SP de Melhor Atriz por Gota D’Água-Breviário, Prêmio Shell 2009 SP Categoria especial pelo espetáculo Quem Não Sabe Mais Quem é, O Que é e Onde Está, Precisa se Mexer, da Cia. São Jorge de Variedades. Em 1998, fundou a Cia. São Jorge de Variedades em São Paulo. Durante sua trajetória com a companhia, criou, dirigiu e atuou em mais de oito espetáculos de sucesso que circularam por mais de 20 cidades do país, além de Portugal. Em paralelo ao desenvolvimento do grupo, Georgette atua como idealizadora, diretora e intérprete em diversos projetos de artes cênicas brasileiros e internacionais.
Ficha técnica
Direção, dramaturgia e atuação: Georgette Fadel sobre textos de Bertolt Brecht, Hegel, Karl Marx e Simone Weil / Desenho de luz: Julia Zakia / Cenografia: Fadel Jacob Fadel / Confecção das cadeiras: Josafá Torquato de Araújo / Colaboração: Luciana Fróes e Cia. São Jorge de Variedades / Direção de produção e distribuição: Carla Estefan – Metropolitana Gestão Cultural / Duração: 75min / Recomendação etária: 16 anos