Estreia nacional e show inédito marcam últimas semanas do Porto Verão Alegre

Depois das sessões de Carrie – A histérica: 30 anos depois, seguem a apresentação das outras estreias absolutas – produções que escolheram o Porto Verão Alegre 2019 para estrear -, a partir desta sexta-feira, 8 de fevereiro, com as sessões de Um corpo estranho entre nós. O grupo de Santa Catarina escolheu o festival e Porto Alegre para fazer sua estreia nacional.  No dia 14 de fevereiro, quinta-feira, o violinista gaúcho, Sérgio Rojas, fará única apresentação em formato inédito em 20 anos de carreira. E duas produções, envolvendo profissionais renomados na cena local e nacional, fazem sua estreia no último final de semana do festival. São eles: LILÁS e TOC UMA COMÉDIA OBSESSIVACOMPULSIVA.


UM CORPO ESTRANHO ENTRE NÓS

Apresentações: 08,09 e 10 de fevereiro
Horário: 21 horas
Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

Sinopse: Dois amigos, Cesar e Arnaldo, e uma mesma mulher. Ela deixa de viver com Arnaldo par viver com Cesar e depois abandona Cesar para viver novamente com Arnaldo…Mas isto não é tudo. Entre os dois amigos uma grande amizade. E um final, senão surpreendente, ao menos inusitado.

SÉRGIO ROJAS INSTRUMENTAL

Apresentações: 14 de fevereiro
Horário: 21 horas
Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75) 

Sinopse: Trilhas originais feitas para cinema mais as trilhas instrumentais dos projetos avulsos.

O músico Sérgio Rojas é reconhecido – e premiado – por emprestar composições eloquentes às letras de autores como Luiz Coronel, Dilan Camargo, José Edil de Lima Alves, Gujo Teixeira, entre outros. Para este show, o músico propõe uma novidade: um show apenas de suas criações instrumentais, a partir da sua obra para trilhas de cinema. O formato é inédito na carreira do violonista gaúcho, que é hoje um dos mais requisitados do cinema latino – foram 20 longas em 10 anos.

No meio musical, Rojas também é reconhecido como arranjador e produtor musical, condição que amplia a versatilidade de seu trabalho e possibilitou a incursão no cenário instrumental. Teve obras executadas pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Osp, pela Orquestra de Câmara da Ulbra, e Orquestra Unisinos Anchieta.

TOC UMA COMÉDIA OBSESSIVA COMPULSIVA

Apresentações: 15, 16 e 17 de fevereiro
Horário: 21 horas
Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Sinopse: Quatro pessoas, com diferentes personalidades e tipos de TOC, encontram-se num improvável consultório. Enquanto esperam pelo famoso Dr. Clóvis Schartzmann, para uma sessão de psicoterapia, compartilham suas vidas e desenvolvem uma estranha relação. Uma comédia para quem tem mania de bom humor!

LILÁS

Apresentações: 15, 16 e 17 de fevereiro
Horário: 22h30
Local: Porão do Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Sinopse: espetáculo composto por dois textos curtos de Jon Fosse: “Lilás” e “Guitar Man”, nunca encenados no Brasil. A montagem é a primeira oportunidade para o público gaúcho conhecer a obra de um dos mais renomados dramaturgos europeus da atualidade.

Sobre LILÁS

Escrita em 2003, como parte do projeto “Shell Conexions”, flagra o ensaio de um grupo de jovens músicos inexperientes, tentando encontrar uma linguagem para a recém-formada banda. Os sonhos e conflitos de seus integrantes são a tônica que alimenta o desenvolvimento da peça. Inominados, os personagens são associados ao instrumento que tocam: o guitarrista, o baixista, o baterista, o vocalista, e assim por diante. A presença de uma mulher que acompanha os ensaios do grupo, acirram as contradições e os enfrentamentos que transformarão a vida de cada um deles.

Sobre GUITAR MAN

O monólogo que complementa o primeiro texto, flagra o personagem do guitarrista alguns anos depois, transformado em um músico de rua diante das adversidades que a vida lhe impôs. Um texto comovente faz o balanço de sua trajetória de vida, suas frustrações e expectativas.