Espetáculo ‘Teresinhas’ realiza nova temporada em outubro

Foto: Divulgação

Em Teresinhas, vê-se a trajetória de uma mulher em diferentes etapas de sua vida. Em cena bailarinas de diversas idades anos interpretam a personagem principal, oferecendo ao espectador uma reflexão sobre a mulher e suas escolhas. Através do testemunho de sua mãe – Terezinha Jardim Machado -, o diretor e coreógrafo Paulo Guimarães leva ao palco diferentes faces de uma mesma mulher. No papel da filha, da mãe, da companheira e amiga, a protagonista se mostra como quem abre um antigo baú, despindo-se aos poucos para o espectador.

Criado em 2008, com inspiração no texto de Vinícius de Moraes que, na visão do diretor, soube captar como poucos a essência feminina, a montagem estreou neste mesmo ano no Teatro do SESC, na capital gaúcha e desde então vem se apresentando com sucesso nos palcos brasileiros. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio PROCULTURA – FAC de apoio à difusão e circulação, em 2009 participou do 5o Festival Palco Giratório SESC e em 2012, do Festival Dança Alegre em Alegrete. Recebeu indicações ao Prêmio Açorianos de Dança – melhor figurino e melhor trilha sonora. A música “Linha”, composta por Tiago Rinaldi para o espetáculo, foi vencedora do 11o Festival de Música de Porto Alegre e recebeu o prêmio de melhor letra. Parte da trilha sonora é executada em tempo real pelo músico, criando uma atmosfera de intimidade e delicadeza. A montagem tem iluminação de Fabrício Simões e cenografia de Rudinei Morales.

A montagem cruzou o país de norte a sul em dois editais de circulação: um dos Correios e outro do programa O Boticário na Dança. Além de passar por 10 estados brasileiros ao longo de 2015, participou do VI Mova-se Festival de Dança, em Manaus, único do gênero voltado à pesquisa, experimentação e reflexão da dança contemporânea e foi assistido por milhares de pessoas.

O bailarino e coreógrafo Paulo Guimarães é coordenador do MEME Centro Experimental do Movimento em Porto Alegre desde 2004. Integrou entre 1998 e 2003, grandes companhias brasileiras como a Quasar Cia de Dança, de Goiânia, e a Raça Cia de Dança de São Paulo. Em Porto Alegre atuou nas companhias de dança Transforma, Muovere e Anette Lubisco, além de participar como bailarino convidado do espetáculo Caixa de Ilusões, de Eva Schul com a Ânima Cia de Dança.

Serviço:
Teresinhas
Dias 06 e 07 / 20 e 21 de outubro, 21h
Meme Santo de Casa – Rua Lopo Gonçalves 176
Ingressos:
R$ 40,00 / com meia-entrada para idosos e estudantes
Na bilheteria do MEME Santo de Casa
ou no Sympla: https://www.sympla.com.br/teresinhas—espetaculo-de-danca__359773