Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações na Sala Qorpo Santo

Foto: Jéssica Barbosa
Foto: Jéssica Barbosa

Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações nas quartas-feiras de setembro, às 12h30 e às 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.

Evento: Espetáculo “O Anexo Secreto”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS

Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e Pró-Reitoria de Pesquisa

Datas e horários das apresentações: nas quartas de setembro (dias 14, 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)

Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS)

Ingresso: entrada franca para todas as apresentações

Fotos: Jéssica Barbosa

Duração: 90 min

Classificação indicativa: 14 anos

Na quarta, 14 de setembro, estreia na Sala Qorpo Santo da UFRGS a temporada do espetáculo teatral “O Anexo Secreto”. Baseado no livro “O Diário de Anne Frank”, escrito por Anne durante o período em que passou com sua família escondida dos nazistas no anexo secreto de uma casa, o espetáculo procura transportar o espectador para outro espaço-tempo a partir de imagens, sonoridades e relações que o tiram da zona de conforto. A família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo. Poucos anos depois, as tropas de Adolf Hitler expandem seus domínios pela Europa, obrigando muitas pessoas a se refugiarem em outros continentes. Anne Frank, seus pais e sua irmã, sem condições de fugir do país, escondem-se no anexo secreto da loja de temperos em que o pai trabalhava.

No anexo, Anne e sua família se encontram confinados e forçados a conviver com outra família, que também busca ali uma chance de sobreviver à perseguição nazista aos judeus e à guerra. Anne não só tem de lidar com o contexto social da época, mas também com conflitos gerados por essa nova realidade, que interrompe a sua liberdade de adolescente e provoca um amadurecimento por conta de suas novas experiências e por seus desentendimentos com os demais integrantes do anexo. A encenação aborda temas como a liberdade e a privação da identidade social do indivíduo para fazer com que o espectador reflita sobre os dias atuais, marcados também pela intolerância religiosa e pela discriminação, elementos que, uma vez reunidos, deram início à maior atrocidade humana já registrada.