Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações na Sala Qorpo Santo
Espetáculo teatral “O Anexo Secreto”, baseado em “O Diário de Anne Frank”, tem apresentações nas quartas-feiras de setembro, às 12h30 e às 19h30, na Sala Qorpo Santo. Entrada franca para todas as apresentações.
Evento: Espetáculo “O Anexo Secreto”, atividade do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão da UFRGS
Promoção: Departamento de Arte Dramática do IA/UFRGS, Departamento de Difusão Cultural da PROREXT/UFRGS e Pró-Reitoria de Pesquisa
Datas e horários das apresentações: nas quartas de setembro (dias 14, 21 e 28), às 12h30 e 19h30 (duas apresentações por quarta-feira)
Local: Sala Qorpo Santo (Av. Paulo Gama, sem número, ao lado do Cinema Universitário – Sala Redenção – Campus Central da UFRGS)
Ingresso: entrada franca para todas as apresentações
Fotos: Jéssica Barbosa
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 14 anos
Na quarta, 14 de setembro, estreia na Sala Qorpo Santo da UFRGS a temporada do espetáculo teatral “O Anexo Secreto”. Baseado no livro “O Diário de Anne Frank”, escrito por Anne durante o período em que passou com sua família escondida dos nazistas no anexo secreto de uma casa, o espetáculo procura transportar o espectador para outro espaço-tempo a partir de imagens, sonoridades e relações que o tiram da zona de conforto. A família Frank parte da Alemanha em direção à Holanda para fugir do Nazismo. Poucos anos depois, as tropas de Adolf Hitler expandem seus domínios pela Europa, obrigando muitas pessoas a se refugiarem em outros continentes. Anne Frank, seus pais e sua irmã, sem condições de fugir do país, escondem-se no anexo secreto da loja de temperos em que o pai trabalhava.
No anexo, Anne e sua família se encontram confinados e forçados a conviver com outra família, que também busca ali uma chance de sobreviver à perseguição nazista aos judeus e à guerra. Anne não só tem de lidar com o contexto social da época, mas também com conflitos gerados por essa nova realidade, que interrompe a sua liberdade de adolescente e provoca um amadurecimento por conta de suas novas experiências e por seus desentendimentos com os demais integrantes do anexo. A encenação aborda temas como a liberdade e a privação da identidade social do indivíduo para fazer com que o espectador reflita sobre os dias atuais, marcados também pela intolerância religiosa e pela discriminação, elementos que, uma vez reunidos, deram início à maior atrocidade humana já registrada.