• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Espetáculo pernambucano ‘A Mulher Monstro’ é uma das atrações da 2ª edição do Cena LGBT

março 26, 2018 By Redação Deixe um comentário

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove, nos dias 27, 28 e 29 de março a segunda edição do projeto Cena LGBT – Cenas Diversas, com três espetáculos sobre a estética gay. As apresentações vão ocorrer às 20h, no Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ). A entrada é gratuita, com distribuição de senhas na bilheteria, uma hora antes das apresentações.

Na terça-feira (27), o teatro será tomado pela comédia Meu Notável Corpo Docente, em que o pesquisador das artes cênicas e educação Pedro Delgado interpreta cinco professores para falar de inclusão e exclusão, bullying, conflitos no território escolar, sexualidade e gênero.

Foto: Divulgação

Na quarta (28) é a vez de abrir as portas para a S.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento), de Recife (PE). A dramaturgia criada pelo ator José Neto Barbosa, que também protagoniza a produção, foi escrita diante das barbáries sempre lidas e ouvidas de forma tão escancarada no dia a dia e, agora, acentuada nas redes sociais.

O espetáculo é baseado no conto Creme de Alface, de Caio Fernando Abreu, escrito em plena ditadura militar, mas só publicado em 1995. “Se de 75 para 95, Caio percebeu que a sociedade estava mais intolerante, hoje, 40 anos após a criação desse conto inspirador, vemos que, nesse tempo de redemocratização brasileira, pouco avançamos com relação à intolerância e ao preconceito. É um dos maiores desafios da minha carreira. Resolvi fazer da minha arte, uma militância”, diz José Neto.

Para fechar segunda edição do Cenas Diversas, na quinta-feira (29), acontece o espetáculo Gordura Trans, com o ator Heinz Limaverde, um dos mais conhecidos nomes do teatro gaúcho.

Idealizado pelo diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, o Cenas Diversas vem para celebrar, abrir espaço e promover o diálogo sobre a diversidade estética por meio da arte.

Saiba mais sobre os espetáculos:

27 de março: terça-feira, às 20h
Espetáculo Meu Notável Corpo Docente 

Dr. Georges é um velho professor cujos conceitos de educação estão aprisionados a modelos tradicionais arbitrários, em que ele é o detentor do conhecimento. Já a professora Diva Gina é uma profissional da educação religiosa que não possui formação acadêmica e, por isso, comete equívocos que podem causar danos irreparáveis em seus alunos. Ela diz que seu papel de professora é apresentar Deus e o Diabo para seus alunos e fazer com que eles escolham por aquele ao invés deste.

Também tem a professora Charlotte Iceberg, que aceita todos os tipos de inclusão em sua turma e se especializa conforme cada necessidade: visual, auditiva e física e síndrome de Down. Quando se deu por conta, já estava com rugas e o tempo havia passado para procurar um casamento. Outra professora é a jovem Delicia Fufuca, recém saída da faculdade que pensa que vai mudar o mundo com seus conceitos utópicos revolucionários de pós-adolescência. Ela é professora de ensino fundamental séries iniciais, que odeia a turma 51 de quinto ano. Por causa dessa turma, foi chamada na diretoria, apanhou de duas mães e todos os dias sofre agressões físicas e morais por parte do aluno Disney, de 16 anos.

Por último, é apresentada Berna Herculine, uma professora transexual que faz sua transformação diante do público.

28 de março: quarta-feira, às 20h
Espetáculo A Mulher Monstro 

Uma mulher perseguida pela sua própria visão intolerante da sociedade, com características infelizmente não singulares a milhares de brasileiros. Racista, machista, sexista, gordofóbica, homofóbica, reacionária e fundamentalista religiosa são alguns dos adjetivos que descrevem a burguesa decadente. Apesar de seu pensamento político equivocado, A Mulher Monstro, ainda sim, é uma humana com suas inquietudes e peculiaridades, como qualquer pessoa.

A protagonista apresenta dificuldades nas relações, sem saber lidar com a solidão. Vive uma traição e rejeição do esposo diagnosticado com câncer. Além de não superar a morte do único filho, vítima de seu preconceito. Ela insiste em não aceitar emergências sociais, as questões políticas ou até mesmo pessoais: como por exemplo, seu corpo, um governo progressista e de esquerda ou sua atual condição financeira.

A peça levanta os questionamentos em torno do que incita as nossas posições julgadoras muitas vezes sem conceito, e expõe as monstruosidades ditas e praticadas no cotidiano contraditório do atual momento sociopolítico do país – onde o ódio se mostra sem vergonha, principalmente nas opiniões das redes sociais, das ruas e nas lamentáveis posturas de figuras públicas.

29 de março: quinta-feira, às 20h
Espetáculo: Gordura Trans

Acompanhado por artistas convidados, Heinz Limaverde assume o papel de mestre de cerimônias, conduzindo o público por números de teatro de revista, música, poesia, dublagens, cultura gay, anarquia e muita comédia. Citando grandes pensadores ou até gurus de nomes imaginários, cantando pérolas do cancioneiro brega popular brasileiro, dublando clássicos da música, interagindo com o público, ele transforma esse momento de encontro entre artista e plateia em um grande festejo Dionisíaco.

Arquivado em: Teatro e Dança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login