Com bailarinos do Bolshoi, Mariinsky e Mikhailovsky interpretando trechos de Lago dos Cisnes, Corsário e Quebra-Nozes, o show terá única apresentação em Porto Alegre nesta sexta-feira
Bolshoi e Mariinsky, em Moscou, e Mikhailovsky, próximo a São Petersburgo, famosos pela projeção de grandes estrelas, oferecem a rara oportunidade de ver os principais solistas internacionais em um só espetáculo. “Bárbaro! Fantástico! Maravilhoso!” – Esses adjetivos são frequentemente usados para descrever o vigor técnico aliado à graça e a beleza do espetáculo Joias do Ballet Russo, uma grande noite de gala que chega ao Brasil, com grandes nomes da dança clássica. O show reúne os melhores bailarinos dos principais teatros do velho mundo, em um repertório majestoso composto por trechos das obras Lago dos Cisnes, Corsário e Quebra-Nozes. As apresentações ocorrem no Rio de Janeiro (dia 17 de outubro), São Paulo (dia 19) e terminam em Porto Alegre com única sessão no Teatro do Sesi nesta sexta-feira, dia 20. Os ingressos ainda estão à venda.
No elenco que virá ao Brasil, está Alexander Volchkov, um dos maiores dançarinos em atividade, membro da equipe principal do Bolshoi e há 20 anos integrante da companhia mais famosa do mundo, além de sete dos principais solistas consagrados mundialmente. Do Balé Mikhailovsky, as estrelas Oxana Bondarev e Mikhail Venshchikov. Do Mariinsky, o solista Boris Zhurilov e Tatyana Tiliguzova, que já fez parte do Balé Mariinsky, atualmente dança no Bayerisches Staatsballett, e será solista do Bolshoi a partir da próxima temporada. Completam o grupo os bailarinos absolutos do Stanislavsky, Natalia Ledovskaya e Pukhov Mikhail, e Maksim Marinin, estrela internacional de nacionalidade francesa, especialmente convidado para essa turnê.
A quantidade de medalhas e prêmios que estes solistas já receberam em competições internacionais formam um verdadeiro tesouro. Eles foram praticamente criados nos grandes teatros, pois permanecem ensaiando mais de dez horas por dia, seis dias por semana.
Integram esse espetáculo bailarinos dispostos a enfrentar uma rígida disciplina de treinos e ensaios, pois só assim as dificuldades da arte conseguem superar o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa sapatilha apertada não são tarefas para qualquer um. Toda esta dedicação confere a eles a graça e a sutileza em cada movimento, próprios de príncipes e princesas dos contos de fadas.
Uma oportunidade singular para os amantes do bom balé de vê-los juntos em um único show, composto de belas paisagens e cenários delicados, ingredientes perfeitos para uma noite ao melhor estilo imperial da corte russa.
BALÉ CLÁSSICO
A arte do balé clássico tem sido por mais de três séculos favorita entre os príncipes, reis e imperadores. Embora o balé tenha nascido na Itália e desenvolvido na França – por isso os passos têm nomes franceses – foi no império russo onde ganhou seu esplendor. Os famosos czares durante séculos não pouparam esforços para ter o melhor balé no mundo, tanto que chamaram da França os melhores coreógrafos da época, entre eles Marius Petipa para mencionar apenas um maior, entre tantos.
Eles também importaram pedagogos, arquitetos, escultores e pintores para construir teatros luxuosos e o resultado não poderia ser melhor: o Bolshoi, em Moscou, e o Mariinsky, em São Petersburgo. As ordens continuaram e eles escolheram Tchaikovsky para compor a música de um bom Balé e por esse encanto a humanidade conheceu o fantástico “O Lago dos Cisnes”, além da incrível “Bela Adormecida” e “Quebra-Nozes”. Verdade é que os russos nunca pouparam gastos para a arte. Prova disso é que acabaram de completar os Jogos Olímpicos mais caros da história até hoje.
Mais informações dos solistas:
Boris Zhurilov – www.mariinsky.ru/en/company/
Tatyana Tiliguzova – www.staatsoper.de/en/
Maksim Marinin – http://arts-michel.ru/en/
Mikhail Venshchikov – www.mikhailovsky.ru/en/
https://www.mariinsky.ru/en/
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
SERVIÇO
JOIAS DO BALLET RUSSO
DIA 17 DE OUTUBRO, NO TEATRO BRADESCO RIO (RIO DE JANEIRO/RJ)
DIA 19 DE OUTUBRO, NO TEATRO BRADESCO (SÃO PAULO/SP)
DIA 20 DE OUTUBRO, NO TEATRO DO SESI (PORTO ALEGRE/RS)
Deixe um comentário