A Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA) reinicia suas atividades, este ano em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), que irá sediar os encontros quinzenas do projeto. O primeiro deles ocorre no próximo sábado, 3 de março, com cenas do espetáculo Noiva de Cristal, do diretor carioca Marcio Azevedo.
Os atores Ana Guasque, Joana Izabel, Thaís Petzhold, Caroline Vetori e Fabrício Zavareze demonstrarão ao vivo como foi o processo de criação da montagem. A aula inagural ocorre das 10h às 12h, no Teatro Carlos Carvalho (2º andar da CCMQ). A atividade é gratuita e aberta ao público.
No dia 17 de março, o encontro é com o elenco de Pequeno Trabalho Para Velhos Palhaços, em cartaz até o dia 18 de maço no Teatro Renascença. Na peça com texto do romeno Matéi Visniéc, um dos autores contemporâneos mais montados no Brasil, três palhaços desempregados se reencontram quando se candidatam à mesma vaga de emprego. O clima saudoso e amistoso dos velhos amigos logo dá lugar a uma disputa acirrada pela sobrevivência.
A direção é Adriane Mottola, com atuações de Arlete Cunha, Sandra Dani e Zé Adão Barbosa. A composição sonora original é de Álvaro RosaCosta, com piano de Simone Rasslan e Canção para velhos palhaços composta por Álvaro e Leandro Maia.
Primeira e única escola do Brasil a capacitar espectadores a um papel crítico na criação artística
A Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), criada em 2013 pela Coordenação de Artes Cênicas da Prefeitura de Porto Alegre, é coordenada desde o início pelo jornalista e dramaturgo Renato Mendonça. Primeira e única no Brasil, tem como inspiração da Escuela de Espectadores de Buenos Aires (EEBA).
Segundo Mendonça, as aulas consistem em debates sobre as peças em cartaz na Capital com o próprio elenco e capacitar os espectadores a assumirem um papel ativo, autônomo e crítico na criação artística. O programa do EEPA, enquando exemplo atual de mediação teatral, promove a aproximação entre a obra e o público e fornece ferramentas para os espectadores ampliarem a fruição e a compreensão dos espetáculos.
Sobre Noiva de Cristal
A peça, em cartaz até o dia 11 de março no Centro Histórico Cultural Santa Casa, conta o drama de Dulce que, após ter sido abandonada pelo noivo às vésperas do casamento, sofreu um rompante emocional e a família, sem saber como lidar com a situação, a internou em uma clínica psiquiátrica. Durante 15 anos levou choques elétricos e todo o tipo de medicação. Mais informações sobre “A Noiva de Cristal” no link http://www.centrohistoricosantacasa.com.br/a-noiva-de-cristal/. Alunos da EEPA pagarão R$ 10 pelo ingresso, identificando-se na bilheteria.
SERVIÇO
Escola de Espectadores de Porto Alegre na Casa de Cultura Mario Quintana debate o espetáculo Noiva de Cristal.
Quando: 03 de março | Sábado.
Horário: 10h às 12h.
Local: Teatro Carlos Carvalho – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736).
Entrada gratuita.
Deixe um comentário