Eduardo Severino Cia de Dança comemora 17 anos com espetáculo no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ

Em comemoração aos 17 anos da Eduardo Severino Cia. de Dança apresentaremos no final de semana dos dias 11 e 12 de novembro de 2017 no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana três trabalhos do repertório da Cia. com debate e confraternização.

A Cia tem uma produção ativa de forma ininterrupta há 17 anos.

Foto: Perfil do Facebook do grupo

• O trabalho TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA estreou em 2012 e foi apresentado no mesmo ano no Fidet/Santiago/Chile, Teatro Sérgio Cardoso/São Paulo e Sesc Santo Amaro/Projeto Modos de Existir/São Paulo. Prêmio Funarte Klauss Vianna 2012 para circulação pelo Brasil em 2013 com o projeto “Circulação em Dois Atos” com as obras Bundaflor Bundamor e Tempostepegoquedelícia.Quatro indicações ao Prêmio Açorianos de Dança da Secretaria Munícipal de Cultura de Porto Alegre/2012 para Tempostepegoquedelícia.

• O trabalho Bundaflor. Bundamor estreou em 2008 e foi apresentado no FIDET/Santiago do Chile/2011, circulou pelo Brasil além de ser apresentado na cidade do México no CICO, Centro de investigação Coreográfica da Cidade do México.

• O trabalho IN/compatível? teve estréia em 2005 e uma remontagem em 2016, circulou por várias cidades do estado, Belo Horizonte e Rosário/Argentina em Festival Internacional EL Cruce. A Cia circulou com outros trabalhos da Cia. como Planetário, Lixo, Lixo Severino, Manchas Urbanas, Ato Bruto, A Mão Mansa do Afeto e tantos outros, foram 15 trabalhos nesta trajetória por Barcelona/Espanha, Montevideu/Uruguai, Carolina do Norte/USA, interior do Estado e pelo Brasil. Próximo trabalho com estréia para 2018, BEIJO, com financiamento de FUMPROARTE( se pagarem e se o financiamento ainda existir) .

IMPRÓPRIO PARA MENORES DE 14 ANOS.

No dia 11 de novembro apresentaremos os trabalhos TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA e Bundaflor Bundamor com debate após o espetáculo com os artistas Luciana Paludo e Bia Diamante e Fernando Seffner.

No dia 12 de novembro apresentaremos o trabalho IN/compatível? e após confraternização dos 17 anos.

Serviço:

Onde: Teatro Bruno Kiefer/Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, N° 736, 6° andar.
Quando: Dias 11 e 12 de novembro de 2017, sábado e domingo.

O que:
Dia 11 – TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA e bundaflor, Bundamor + debate com Fernando Seffner, Luciana Paludo e Bia Diamante + elenco.
Dia 12 – IN/compatível? + confraternização.
Horário: 19h
Quanto:
Inteira: R$ 30,00 e meia R$ 15,00 (estudantes, idosos e classe artística)

TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA

Trabalho que se desenvolve a partir de questões de gênero e sexualidade, Tempostepegoquedelícia se propõe a borrar as encarnações do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena sexualidades provisórias. Vestes hieráticas, erotismo, homens em tubinho e decote sexy, coletes de pele, cueca e calcinha vermelhas e corpos nus interrogam, com humor a falocracia, que marca as relações interpessoais na cultura brasileira, e que acaba encontrando reflexo na nossa arte. O trabalho quer oferecer ao espectador a oportunidade de desfrutar da ambiguidade da carne, sem receio de ser pego em flagrante delito de voyeurismo..

Concepção e coreografia – Eduardo Severino
Direção Cênica – Elcio Rossini e Eduardo Severino
Criadores Intérpretes – Luciano Tavares e Mônica Dantas
Elementos Cênicos – Élcio Rossini
Pesquisa musical – Luciano Tavares
Iluminação/operação – Luka Ibarra
Operação de som – Driko Oliveira
Mixagem – Jorge Foques
Fotografia – Laércio Sulczinski/Walter Fagundes
Arte gráfica – Adri Sanmartin/ Licia Arosteguy
Vídeo registro – Luciana Paludo/Filipe Severo
Realização – Eduardo Severino Cia de Dança
Produção – Lucida Desenvolvimento Cultural – Bendita Cultura
Blog – Criação/postagem – Luciano Tavares

Bundaflor, Bundamor

Bundaflor, Bundamor, o trabalho discorre sobre a Bunda. Inspirada em obra do historiador francês Jean Luc Henning, “A breve história das nádegas”, Bundaflor, Bundamor propõe outros olhares para essa parte do corpo humano, atentando para a sua constituição, desenho e possibilidades motoras. Aproveita ainda, do contexto em que se vive, para abordar a bunda brasileira, formada graças à herança genética africana, como massa carnal rebolante que mostra a nossa alegria mestiça.

FICHA TÉCNICA
Concepção coreográfica – Eduardo Severino e Luciano Tavares.
Intérpretes/criadores – Luciano Tavares, Eduardo Severino, Andrew Tassinari, Junior Alceu Grandi e Mônica Dantas com participação de Carla Vendramin e Iria Barcelos.
Trilha musical – “Não me diga adeus”/Aracy de Almeida; “Melô de piripiri”/Gretchen.
Pesquisa musical – Luciano Tavares
Mixagem – Jorge Foques
Operações – Luka Ibarra e Driko Oliveira
Figurino – Elenco
Arte Gráfica – Licia Arosteguy
Iluminação/operação – Luka Ibarra
Operação de som- Driko Oliveira
Fotos – Ines Correa
Vídeo Registro – Filipe Severo
Realização – Eduardo Severino Cia de Dança
Produção – Lucida Desenvolvimento Cultural – Bendita Cultura
Blog – Criação/postagem – Luciano Tavares

Debate:

Com as artistas Luciana Paludo e Bia Diamante e o pesquisador Fernando Seffner e mais o elenco, sobre as andanças da Cia nestes 17 anos e a relação da Cia. nestes três trabalhos apresentados sobre sexualidade e gênero.

IN/compatível?

O trabalho retrata de maneira bem humorada e com muita ironia a robotização da união entre quatro personagens através de uma linguagem contemporânea, com quatro personagens que se entrelaçam em seus sentimentos. Em cena, os quatro intérpretes negociam seus sentimentos atrás de uma escrivaninha que também é cama, que também é chão, os seres negociadores do amor trajam um figurino pop que sugere um mundo mecanicista com relações vazias e distantes, onde os corpos ficam evidenciados no intuito de questionar o culto ao corpo existente em nossa sociedade, o mecanicismo de nossas relações e a robotização de nossos comportamentos cotidianos na contemporaneidade.

A abundância de imagens e sensações sugeridas pelo cotidiano e a aridez e artificialidade nas relações humanas foi o ponto de partida para a pesquisa coreográfica e para a remontagem/recriação desta obra.