As montagens concorrentes terão apresentações na Capital durante o 24o Porto Alegre em Cena. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de setembro, durante a festa de encerramento do festival
A 12a edição do Prêmio Braskem em Cena traz dez novos concorrentes neste ano. Disputam a premiação os espetáculos Acuados, da Ânima Cia. de Dança; Atma, assinado por Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis; Fala do Silêncio, da Cia. Rústica; Ícaro, com direção de Liane Venturella; Iluminus, da New School Dreams; Movimentos sobre rodas paradas, da Cia. In.Co.Mo.De-Te; Não me toque, estou cheia de lágrimas – Sensações de Clarice Lispector, da GEDA Cia. de Dança; Parque de Diversões, dirigido por Diones Camargo e Marcos Contreras; Prata-Paraíso, da Cia. Espaço em Branco; e Ramal 340: Sobre a imigração das Sardinhas ou Porque simplesmente as pessoas vão embora, do Coletivo Errática.
As montagens foram selecionadas entre 87 inscritos, número recorde para o festival, e terão sessões em diversos espaços da capital gaúcha neste mês, integrando a programação do 24o Porto Alegre em Cena. Os ingressos já estão à venda com valores de R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada. Confira o serviço completo abaixo.
Os concorrentes serão avaliados por um time de jurados composto pelos jornalistas Alice Urbim, Cláudia Laitano, Cristiano Vieira, Luiz Gonzaga Lopes e Miriam Spritzer, e receberão prêmios nas categorias de Melhor Espetáculo (júri oficial e júri popular), Melhor Diretor ou Coreógrafo, Melhor Ator ou Bailarino, Melhor Atriz ou Bailarina e Categoria Destaque. O anúncio dos premiados será feito na festa de encerramento do festival, que acontecerá no dia 24 de setembro, a partir das 17h, no Centro Municipal de Cultura.
O Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Petrobras e Braskem, com patrocínio Panvel, Zaffari, Rio Grande Seguradora e InBetta. Apoio cultural Opus, Fiergs e Sesi. Agenciamento cultural Primeira Fila Produções e transporte oficial 99 POP. O festival é financiado através do Pró-cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em uma realização da Prefeitura de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
SAIBA MAIS SOBRE AS ATRAÇÕES QUE DISPUTAM O 12º PRÊMIO BRASKEM EM CENA
Acuados
Sala Álvaro Moreyra, dias 13 e 14 de setembro, às 19h
Direção geral e coreográfica: Eva Schul / Ensaiadora: Viviane Lencina / Intérpretes criadores: Driko Oliveira, Bianca Dias Weber, Emily Chagas, Everton Nunes, Fernanda Santos e Jackson Conceição
Em comemoração aos 25 anos da consistente e prolífica trajetória da Ânima Cia. de Dança (mais de 15 espetáculos na bagagem), e para marcar os 10 anos da Lei Maria da Penha, Acuados é um espetáculo de dança contemporânea que aborda a questão da violência contra a mulher. De forma poética, a companhia traz à cena reflexões acerca desta tragédia cotidiana vivida por tantas mulheres, denunciando, sensibilizando e instigando o público acerca deste doloroso assunto – em especial a violência no âmbito doméstico – e seus desdobramentos, que vão desde a destruição da própria autoestima até a degradação dos relacionamentos familiares e sociais no geral.
ATMA
Sala Álvaro Moreyra, dias 15 e 16 de setembro, às 19h
Direção e performance: Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis / Orientação cênica: Carla Cassapo / Produção: Carol Martins
Inspirado na estética espacial de filmes de ficção científica, o espetáculo convida o público a mergulhar numa viagem sensorial, transitando pelas técnicas de malabarismo, acrobacia aérea e dança. Baseadas no conceito da palavra “Atma”, de que existe uma essência imaterial e universal em que todos os seres estão ligados numa mesma teia cósmica, as três artistas que encabeçam esta encenação autoral – Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis – sugerem uma reflexão poética sobre o humano e sua (des)conexão com o universo, numa proposta de experimentação antigravitacional baseada na linguagem do circo contemporâneo.
Fala do Silêncio
Sala Álvaro Moreyra, dias 22 e 23 de setembro, às 19h
Cia Rústica / Direção e composição dramatúrgica: Patrícia Fagundes / Elenco: Leonardo Machado, Lisandro Bellotto e Priscilla Colombi
Em continuidade à investigação da cena como estado de encontro, a Cia. Rústica traz ao palco uma encenação sobre amor, naufrágio e rock’n’roll, numa trama permeada pelos acontecimentos políticos e sociais da última década. Misturando vida privada, memórias contemporâneas e percepções sobre o funcionamento da sociedade atual, a dramaturgia é composta por uma escrita polifônica, que parte da obra Traições, de Harold Pinter, e ganha contornos autorais com textos criados pela diretora durante o processo de ensaios. Três atores, uma bateria, uma guitarra e microfones combinam música ao vivo, textos, silêncios, movimentos, emoções e situações, que integram-se ao espaço de forma peculiar e dão margem a desvios poéticos que transcendem ao comum.
Ícaro
Auditório do Goethe-Institut, dias 21 e 22 de setembro, às 21h
Direção: Liane Venturella / Dramaturgia, produção e atuação: Luciano Mallmann
Em cena, um artista desdobra-se em histórias com um único ponto convergente: depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes. Em sua estreia como dramaturgo, Luciano Mallmann (ator e bailarino) traz à luz uma reflexão acerca da fragilidade humana a qual todos estão expostos. Inspirado em suas próprias experiências e de pessoas que conheceu após sofrer lesão medular, em 2004, o monólogo mistura realidade e ficção, numa espécie de mosaico sobre a diversidade humana, partindo de temáticas universais, como relacionamentos interpessoais, abandono, maternidade e preconceito. Com direção de Liane Venturella, a montagem é marcada pela valorização do trabalho de ator, que dialoga diretamente com a plateia.
Iluminus
Teatro Renascença, dias 22 e 23 de setembro, às 21h
New School Dreams e Bendita Cultura / Elenco: Brenda Eltz, Carini Pereira, Carol Fossá, Derik Honemann, Victória Bemfica, Vinni San, Thyago Perla e Willian Dipe Anga / Direção: Gustavo Silva
Partindo da construção de imagens e movimentos a partir da iluminação, o espetáculo de danças urbanas da New School Dreams é o resultado de uma pesquisa de investigação sobre a transformação de seres de sombras em humanoides, que se modificam constantemente pela presença ou ausência de luz. Essas metamorfoses dos corpos dançantes – que oscilam entre a escuridão e a revelação – instigam a percepção do observador, propondo questionamentos sobre as relações de interação cênica entre movimento e iluminação. O espetáculo subverte alguns conceitos da dança, explorando suas potencialidades e trazendo uma nova relação entre bailarinos e objetos de cena, numa criativa coreografia contemporânea.
Movimento Sobre Rodas Paradas
Estacionamento do Teatro de Câmara Túlio Piva, dias 20 e 21 de setembro, às 21h
Direção: Carlos Ramiro Fensterseifer / Dramaturgia: Nelson Diniz / Elenco: Álvaro RosaCosta, Fábio Cuelli, Liane Venturella e Nelson Diniz
Marcando uma virada estética e de linguagem da Cia In.Co.Mo.De-Te, esta comédia é composta por cinco esquetes que vertem divertidas reflexões sobre a vida cotidiana, retratando com humor ácido situações inusitadas. Neste espetáculo, muito além de meros elementos cenográficos, carros de verdade entram em cena e constituem uma espécie de palco para os atores, que também contracenam dentro dos veículos. Uma reflexão sobre a vida e a arte, a ideia central da encenação é a existência de situações que podem transcender, levando as pessoas a mudanças concretas, mas que acabam por não ir adiante por diversos motivos, dentre eles a hesitação, revelando a imobilidade do ser humano perante a própria existência.
Não Me Toque Estou Cheia de Lágrimas – Sensações de Clarice Lispector
Teatro do Sesc, dias 20 e 21 de setembro, às 19h
Direção e concepção e coreografia: Maria Waleska Van Helden / Elenco: Fabiane Severo (bailarina) e Helena Beatriz Pedroso (musicista)
Unindo dança, literatura e artes visuais, a obra coreográfica da GEDA Cia. de Dança Contemporânea (fundada em 1980 no interior do estado do Rio Grande do Sul) é baseada na intrincada personalidade da escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia e radicada no Brasil, e transpõe a intimidade essencial de suas palavras à linguagem da dança. Composto em três partes – nascimento, infância e vida adulta – o espetáculo solo busca enfatizar as perturbações e inquietações desta mulher paradoxal, sombria e ao mesmo tempo cheia de coragem, que com seus textos reflete sobre a vida de uma forma bastante ampla, transitando desde as dimensões mais lúdicas da infância até as mais austeras paragens da maturidade. Esta obra teve sua primeira direção cênica, para a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em 2011, realizada por João de Ricardo.
Parque de Diversões
Galeria La Photo, dias 17 e 18 de setembro, às 22h
Texto e Direção: Diones Camargo e Marcos Contreras / Atuação: Marcos Contreras
Recheado de sarcasmo e ironia, este monólogo dramático com ares de stand-up comedy propõe uma inquietante reflexão sobre o mundo contemporâneo através da figura de um homem que se sente anestesiado pela realidade à sua volta. No palco, o personagem comenta à plateia os fatos que o levaram àquele estado de absoluta letargia. Em meio a lembranças, ressentimentos, consumo desmedido e abuso de substâncias lícitas e ilícitas, ele enxerga nas circunstâncias apenas desculpas para refugiar-se em seu apartamento. Sua paz somente é rompida pelo parque de diversões que fora montado bem em frente à sua janela e que insiste em, dia após dia, invadir seu quarto com ondas de intolerável alegria. Escrito e dirigido pelo dramaturgo Diones Camargo (9 Mentiras Sobre a Verdade, Hotel Fuck, Os Plagiários) em parceria com o ator Marcos Contreras (Édipo, Fassbinder – O Pior Tirano é o Amor), o espetáculo – que recebeu o Prêmio Açorianos de Teatro 2016 na categoria Melhor Dramaturgia – une performance, linguagem audiovisual e experimentação sonora executada ao vivo, e foi definido pelo dramaturgo Mário Bortolotto como “uma boa surpresa (…), com um texto muito bem escrito e com um ótimo ator”.
Prata-Paraíso
Sala Carlos Carvalho, dias 14 e 15 de setembro, às 18h
Direção: JdR – João de Ricardo / Texto: O grupo livremente inspirado em Pterodactyls, de Nicky Silver / Elenco: Andrew Tassinari, Douglas Jung e Eduardo d’Ávila
A montagem da Cia. Espaço em Branco aborda a complexa temática da morte contando a história de um jovem artista, falecido há muito tempo vítima do HIV, que retorna da escuridão para acertar contas com sua família e sociedade heteronormativa. Prata-Paraíso é uma escatologia no sentido mítico, uma fábula gay sobre o fim do homem e da civilização. Uma extravagância politicamente afiada, nutrida pelo sangue glorioso e contagioso dos artistas queer aos quais presta-se homenagem. Nela, o encenador JdR radicaliza sua relação com o teatro em si, levando ao ápice questões presentes em suas montagens anteriores – a atitude underground do faça você mesmo e as interferências causadas por outros suportes, que misturam-se e aprofundam a performance. A cena descarnada e tecnológica é um convite à imaginação ativa dos espectadores.
Ramal 340 – Sobre a Migração das Sardinhas ou Porque as pessoas simplesmente vão embora
Teatro Renascença, dias 16 e 17 de setembro, às 21h
Direção: Jezebel De Carli / Dramaturgia: Francisco Gick / Elenco: Diogo Rigo, Francisco Gick, Guega Peixoto, Gustavo Dienstmann, Mani Torres e Nina Picoli
Ramal 340: sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora trama fragmentos de narrativas de viagens, despedidas e encontros, num fluxo veloz e não linear de acontecimentos que concorrem no Ramal. São seis histórias envolvendo pessoas espalhadas no espaço e no tempo do mundo, pessoas ligadas pelo movimento, pelo desejo, pela falta ou simplesmente pela completa incompreensão sobre a própria experiência. Seis histórias que se encontram, dobram-se umas sobre as outras e multiplicam compondo uma história sobre como a vida se transforma completa e inesperadamente e, de repente, você se vê num aeroporto ou rodoviária ou estação de trem, com uma mala na mão, esperando… uma história sobre um mundo onde lugares, lados e identidades estão em constante desfazimento-fazimento, sobre movimento.
SERVIÇO
ESPETÁCULOS QUE CONCORREM AO 12o PRÊMIO BRASKEM EM CENA
Ingressos
R$ 40 inteira / R$ 20 meia-entrada*
*Consulte os descontos promocionais em www.portoalegreemcena.com
PONTOS DE VENDA
– Bilheteria oficial do Porto Alegre em Cena (sem taxa de conveniência) – Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307): de terça a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista). As vendas na bilheteria oficial estarão disponíveis até às 19h do dia anterior à apresentação.
– Site (com taxa de conveniência): portoalegreemcena.
– Nos locais das apresentações (sem taxa de conveniência): somente nos dias das apresentações, uma hora antes do início do espetáculo, conforme disponibilidade de ingressos. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista).
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