Começam em março as temporadas nos teatros da Casa de Cultura Mario Quintana
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) inicia na sexta-feira (8), a temporada 2019 de teatro, dança, circo e música no Teatro Bruno Kiefer e Sala Carlos Carvalho. A ocupação dos espaços é feita com os vencedores da Chamada Pública do primeiro semestre e é fruto da escolha de sete especialistas das áreas, entre eles representantes de instituições como o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (Sated-RS) e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen). O resultado cumpre a meta de dar uma abrangência em termos de pluralidade de linguagens artísticas, qualidade estética e diversidade cultural.
Entre os trabalhos selecionados estão: Bailinho Mototóti, um espetáculo musical para crianças de todas as idades dançarem, cantarem e conhecerem mais da cultura gaúcha, em todo mês de abril; Às vezes eu Kahlo, da GEDA Cia de Dança Contemporânea, nos dias 12 e 13 de junho, um espetáculo que incorpora e traduz, ao extremo, as cores e dores de Frida e toda a sua imobilidade móvel emoldurada pela própria inquietação. Ainda tem os espetáculos de música Uma Nova Pele, de Bruna Paulin e os Esotéricos, no dia 14 de março, e O Ventre do Samba, da Associação de Sambistas e Compositores Gaúchos (Ascomga), no dia 18 de abril, ambos no Teatro Bruno Kiefer.
A Chamada Pública é a principal porta de entrada para a produção cultural independente na ocupação dos espaços da instituição. Neste processo, aproximadamente 60% das datas são disponibilizadas e o valor da taxa de ocupação é reduzido. A CCMQ ainda oferece um programa de acessibilidade, se responsabilizando por uma data com interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para as temporadas longas, garantindo conteúdo a pessoas com deficiência. Os teatros da Casa também passaram recentemente por uma modernização de equipamentos de som e luz e melhorias em seu maquinário cênico, garantindo ao público e artistas melhores condições técnicas e conforto.
As propostas da Chamada pública foram recebidas entre 14 de dezembro de 2018 e 11 de janeiro de 2019, e o resultado apresentado dia 5 de fevereiro de 2019. Este ano a CCMQ irá disponibilizar intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para quatro espetáculos. A Comissão de Avaliação foi composta da seguinte forma: Álvaro Rosa Costa (representante indicado pela CCMQ – música); Rubinho Oliveira (Instituto Estadual de Artes Cênicas), Ramon Ortiz (representante do Sated/RS), Dani Zill (representante do Colegiado Setorial de Dança RS), Ridan Albuquerque (representante do Colegiado Setorial do Circo RS), Vinícius Cáurio (representante indicado pela CCMQ – teatro) e Maysa Stédile (representante indicada pela CCMQ – interior RS).