Começam em março as temporadas nos teatros da Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) inicia na sexta-feira (8), a temporada 2019 de teatro, dança, circo e música no Teatro Bruno Kiefer e Sala Carlos Carvalho. A ocupação dos espaços é feita com os vencedores da Chamada Pública do primeiro semestre e é fruto da escolha de sete especialistas das áreas, entre eles representantes de instituições como o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (Sated-RS) e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen). O resultado cumpre a meta de dar uma abrangência em termos de pluralidade de linguagens artísticas, qualidade estética e diversidade cultural.

Entre os trabalhos selecionados estão: Bailinho Mototóti, um espetáculo musical para crianças de todas as idades dançarem, cantarem e conhecerem mais da cultura gaúcha, em todo mês de abril; Às vezes eu Kahlo, da GEDA Cia de Dança Contemporânea, nos dias 12 e 13 de junho, um espetáculo que incorpora e traduz, ao extremo, as cores e dores de Frida e toda a sua imobilidade móvel emoldurada pela própria inquietação. Ainda tem os espetáculos de música Uma Nova Pele, de Bruna Paulin e os Esotéricos, no dia 14 de março, e O Ventre do Samba, da Associação de Sambistas e Compositores Gaúchos (Ascomga), no dia 18 de abril, ambos no Teatro Bruno Kiefer.

A Chamada Pública é a principal porta de entrada para a produção cultural independente na ocupação dos espaços da instituição. Neste processo, aproximadamente 60% das datas são disponibilizadas e o valor da taxa de ocupação é reduzido. A CCMQ ainda oferece um programa de acessibilidade, se responsabilizando por uma data com interprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para as temporadas longas, garantindo conteúdo a pessoas com deficiência. Os teatros da Casa também passaram recentemente por uma modernização de equipamentos de som e luz e melhorias em seu maquinário cênico, garantindo ao público e artistas melhores condições técnicas e conforto.

As propostas da Chamada pública foram recebidas entre 14 de dezembro de 2018 e 11 de janeiro de 2019, e o resultado apresentado dia 5 de fevereiro de 2019. Este ano a CCMQ irá disponibilizar intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para quatro espetáculos. A Comissão de Avaliação foi composta da seguinte forma: Álvaro Rosa Costa (representante indicado pela CCMQ – música); Rubinho Oliveira (Instituto Estadual de Artes Cênicas), Ramon Ortiz (representante do Sated/RS), Dani Zill (representante do Colegiado Setorial de Dança RS), Ridan Albuquerque (representante do Colegiado Setorial do Circo RS), Vinícius Cáurio (representante indicado pela CCMQ – teatro) e Maysa Stédile (representante indicada pela CCMQ – interior RS).

Confira abaixo a lista de espetáculos:
ARTES CÊNICAS
Doralice, a menina descalça, da Cia Vento Minuano
Milhões contra Um, do Grupo Oazes
Bixas Pretas – da Rejeição ao Fetixe, do Coletivo Bixas Pretas
Sobre Nós, do Coletivo Gaivota
Bailinho Mototóti – um arrasta-pé para a gurizada, do coletivo Teatro Mototóti
Le Bufê, do Grupo Casa de Madeira
Lógica Ltda, da Ilógica Cia.
Grimm para os Pequenos
Maçã Podre, da Cia Embróglio
Missa para Clarice, da Wotzik Produções Artísticas (RJ)
O Enigma das Caixas, da Cia Halarde de Teatro
Às vezes eu Kahlo, da GEDA Cia de Dança Contemporânea
 Onde botei meu nariz?
MÚSICA
Uma Nova Pele, de Bruna Paulin e os Esotéricos
Capital, do grupo NEELIC
Rádio Borogodó: Uma Homenagem à Era de Ouro, do Grupo Vocal MPB
 O Ventre do Samba, da Associação de Sambistas e Compositores Gaúchos (Ascomga)
32 Anos de Música, Suingue do Sul e do Brasil
Varanda
 Baila, minha Porta-Estandarte
 Ósèéturá Africa’njazz
 Música é meu Dom, de Claudio Barulho
 Violino amarelo em noites elétricas
Na Linha do Mar – Especial Clara Nunes
Veja mais informações em: http://www.ccmq.com.br/site/?p=48776