Casa de Cultura Mario Quintana recebe espetáculo sobre obra de Kafka
O Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) receberá em novembro o espetáculo “Metamorphosis”, baseado na obra “A Metamorfose”, de Franz Kafka. Produzida pelo IN- Coletivo Cênico, a peça aborda as rupturas, transformações e os conflitos que envolvem a construção de identidade durante a vida em sociedade, a partir da visão do escritor tcheco e do drama vivido por Gregor Samsa. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (estudantes, idosos e classe artística).
“A partir da obra de Kafka, pretende-se instigar o público a pensar sobre as transformações desencadeadas durante a vida. Ambiciona-se aguçar a reflexão sobre as chamadas diferenças, na observação dos seus dias e projeções de si e do mundo”, explica a diretora Carolina Garcia. Segundo ela, o espetáculo, voltado ao público juvenil e adulto, tem como referências o teatro de animação em diálogo com atuação e projeções multimídias.
Sobre o grupo
O IN-Coletivo Cênico surgiu em 2017, em Porto Alegre. É uma parceria de desejos cênicos entre Carolina Garcia, diretora, atriz e produtora, e Jordan Maia, ator, bailarino e produtor, ambos formados em licenciatura teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A proposta é INvestigar e INtegrar o teatro em diálogo com outras linguagens cênicas – teatro de animação e dança. Há o desejo de falar e pesquisar a expressividade do movimento, objetos e musicalidade. Uma pesquisa com foco no teatro e no gestual com o encontro do corpo poético.
O primeiro projeto do coletivo é o espetáculo “Metamorphosis”, livre adaptação da obra a Metamorfose, de Franz Kafka, INvestigando a linguagem do teatro de manipulação de dispositivos cênicos, adereços e objetos em diálogo com o corpo poético e projeções multimídias. O coletivo quer INspirar o espectador através do corpo e da palavra, por meio de uma dramaturgia poética que fala de questões emergenciais humanas: a INcomunicação, a solidão, o INcoletivo.