Caio do Céu integra a programação 21º Porto Verão Alegre
A Companhia de Solos & Bem Acompanhados inicia sua participação na programação do 21º Porto Verão Alegre com o espetáculo Caio do Céu, com apresentações às 21h nos dias 10, 11 e 12 de janeiro no teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. A montagem, que abriu a programação da 18ª edição do festival em 2017, traz a obra de Caio Fernando Abreu sob a direção de Luís Artur Nunes com a atriz Deborah Finocchiaro e o músico Fernando Sessé em cena.
Impossível ler Caio Fernando Abreu sem enxergá-lo, sem senti-lo. Ele é visceral, sincero, confessional, um biógrafo do emocional, um fotógrafo da fragmentação contemporânea, um tradutor do seu tempo. Escreveu, principalmente, sobre o tema que mais lhe despertava a imaginação: a condição humana. Caio do Céu transpõe seu universo para o palco através de crônicas, cartas, contos, poemas, textos teatrais, depoimentos, música ao vivo e projeções. Traz para a cena o próprio artista, por meio de vídeos, com trechos de suas entrevistas. O roteiro, assinado por Deborah, com colaboração na seleção de textos de Nunes, prioriza parte da obra que valoriza a vida em todos os seus aspectos, apresentando também uma face pouco conhecida do autor: um homem vibrante e solar, que se revela desperto para o milagre da existência diante da iminência da morte – muitas vezes abordada com humor, leveza e profundidade. Caio do Céu expõe e questiona os valores da sociedade e, principalmente, as questões da alma humana, da morte e da vida.
Caio Fernando Abreu (1948/1996), um dos autores mais populares da literatura nacional, foi ator, dramaturgo, jornalista e escritor. Traduzido para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e holandês, mesmo depois de sua morte, segue conquistando uma incrível legião de fãs. Suas frases e pensamentos são compartilhados incansavelmente nas redes sociais por jovens e adultos que reconhecem a profundidade e atualidade da sua obra.
A peça estreou em janeiro de 2017 no Theatro São Pedro e desde então vem conquistando plateias de diferentes idades e classes sociais, obtendo excelente receptividade do público e da crítica. Foi indicado em seis categorias do Prêmio Açorianos de Teatro (espetáculo, roteiro, trilha, produção, atriz e figurino) e vencedor em duas categorias do 8º Prêmio Válvula de Escape e Olhares da Cena 2018 (melhor trilha e melhor atriz). Entre outros, participou do 12º Festival Palco Giratório do SESC, do 28ª Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) em Pernambuco, da 20ª Mostra SESC Cariri de Culturas no Ceará, da XXIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, além de promover o projeto “Caio na Fronteira”, financiado pelo FAC, que ofereceu o espetáculo, o recital homônimo e um conjunto de oficinas para três cidades da fronteira do RS.
Presente desde a primeira edição do festival com a peça Pois é, Vizinha…, Deborah Finocchiaro e sua Companhia de Solos & Bem Acompanhados participa do Porto Verão Alegre 2020 com Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue, Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados e Pois é, Vizinha… (confira as datas abaixo). Os ingressos para as apresentações estão à venda pelo site do Porto Verão, com valores entre R$ 20,00 e R$ 40,00 e nos dias de espetáculo na bilheteria do local, mediante disponibilidade. Em breve o festival divulgará os outros pontos de venda.