O espetáculo O Testamento de Maria integra a programação do Porto Alegre em Cena com apresentações dias 19 e 20 de setembro, às 20h, no Teatro da Santa Casa. Concebida, dirigida e adaptada no Brasil por Ron Daniels, e produzida originalmente na Broadway por Scott Rudin, a peça é baseada no livro homônimo do jornalista e escritor Colm Tóibín. Ao deparar-se, certa vez, com textos bíblicos e com sua origem católica irlandesa, Tóibín começou a refletir sobre a figura de Maria: “comecei a imaginar Maria como um ser humano, como uma mulher, como uma voz, fui a todas essas origens”.
A história conta como Maria, no fim de sua vida, perseguida e no exílio, procura desvendar os mistérios que cercaram a crucificação do seu filho. E enquanto sua trajetória e seus sofrimentos são narrados com uma voz cheia de ternura, raiva e ironia, Maria faz questão de falar somente a verdade. Ela encara não só a imensa crueldade dos romanos e dos anciãos judeus, como também as suas próprias angústias e hesitações. Deste modo, além de mãe, de símbolo religioso e de figura história, Maria se revela uma figura de enorme estatura moral, uma verdadeira e inesquecível mulher.
Estrelado pela premiada atriz Denise Weinberg (Prêmio APCA 2016), o monólogo traz ainda no palco o músico Gregory Slivar, que assina e executa ao vivo a trilha original, transpassando ritmo à fala de Denise. O Testamento de Maria foi produzido originalmente na Broadway por Scott Rudin Productions e desenvolvido pelo Dublin Theatre Festival e Landmark Productions com o apoio do Irish Theatre Trust.
O perfil do autor
Colm Tóibín nasceu em Ennisscorthy, no Condado de Wexford, na Irlanda. Ganhador de inúmeros prêmios de literatura, incluindo o Encore e o Impac, foi também duas vezes finalista do prestigioso Booker Prize. Sua obra já foi traduzida para mais de 30 línguas. No Brasil foram publicados, até o presente, Brooklyn, O Sul, Em Tempos Sombrios, O Mestre e O Testamento de Maria.
O perfil do diretor
Ron Daniels é diretor de teatro, de ópera e de cinema, com atuação internacional. Nasceu em Niterói e reside em Nova York. Fez parte da formação amadora do Teatro Oficina e, atualmente, é um dos diretores honorários da Royal Shakespeare Company.
Ficha técnica
Texto: Colm Tóibín / Tradução: Marcos Daud e Ron Daniels / Concepção, adaptação e direção: Ron Daniels / Atuação: Denise Weinberg / Cenografia: Ulisses Cohn / Figurino: Anne Cerutti / Música originalmente composta e execução ao vivo: Gregory Slivar / Iluminação: Fábio Retti / Diretor Assistente: Pedro Granato / Fotografia: João Caldas / Operação de luz: Claudio Cabral / Produção: Baccan Produções / Duração: 1 hora / Recomendação etária: 16 anos
SERVIÇO
O TESTAMENTO DE MARIA (SP)
Dias 19 e 20 de setembro
Terça e quarta, às 20h
Teatro CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)
Deixe um comentário