• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Atrações gratuitas também estão presentes no 12º Festival Palco Giratório Sesc/POA

maio 4, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

| Foto: Thiago Lazeri

Entre os dias 04 e 28 de maio, o 12º Festival Palco Giratório Sesc traz a Porto Alegre mais de 100 sessões artísticas, entre espetáculos de teatro, dança, musicais, circo, performances e intervenções urbanas. Na programação dessa edição, estão previstos mais de 50 espetáculos com ingressos a partir de R$ 10 e alguns deles têm entrada franca, além de atividades complementares gratuitas, como exposições de artes visuais, seminários e apresentações técnicas. A programação completa pode ser conferida em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Entre os destaques gratuitos, está a peça “A dois passos” do diretor russo Gennadi Bogdanov, reconhecido internacionalmente pelos seus estudos sobre o método de Biomecânica Teatral. O espetáculo é uma co-produção entre Brasil e Itália. Utilizando os fundamentos da biomecânica na expressão corporal, a dupla de artistas traz à tona afetos e ressentimentos, em uma representação técnica e dramática. A montagem será apresentada em diversos locais da Capital gaúcha. No dia 11 de maio, às 11h, está prevista a primeira encenação no Estacionamento do Teatro Renascença.

A ação performática “Eu não sou macaco!”, da atriz gaúcha Dedy Ricardo, também está entre as opções francas. Utilizando da linguagem teatral, a artista denuncia a violência e injustiça cometida contra pessoas da etnia negra. Histórias como a de Cláudia da Silva Ferreira, Amarildo Dias de Souza e Paulo Afonso Soares vêm à tona através da arte e da indignação. A manifestação é um apelo para a reflexão social. A apresentação ocorre no dia 12 de maio, às 15h, na Rua General Câmara, esquina com Rua dos Andradas.

Além dos espetáculos, o Festival também oferece atividades complementares gratuitas, como o “Seminário Palco Giratório”, que ocorre entre 16 e 19 de maio, e 23 e 25 de maio, das 14h às 17h, no Teatro da Arena. Em sete dias de seminário, serão abordados diversos assuntos da cena artística, desde a ética, metodologias técnicas, responsabilidade social, entre outros. Durante todo o evento, 04 a 28/05, também estará disponível para visitação a exposição “Usina do Trabalho do Ator – 25 anos de Performatividade em Imagem”, no Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665).

Sobre o Festival – Mais de 100 sessões artísticas estão previstas na programação, como peças teatrais que abrangem a todos os públicos, do infantil ao adulto, exposições de artes visuais, musicais, dança, circo e atividades formativas como o Seminário “Práticas de Emergência Cênica”. São 54 espetáculos de 46 grupos, vindos de 13 estados brasileiros, sendo um internacional, direto da Bolívia, e outro uma co-produção Brasil/Itália. O Festival Palco Giratório Sesc/POA é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e integra a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Festival Palco Giratório – Programação gratuita
Vaiqueuvôo
Irmãos Sabatino / SP

Data: 04/05
Local: Estacionamento do Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Horário: 15h
Duração: 60 min
Sinopse: A Cia. Irmãos Sabatino orgulhosamente apresenta VaiqueuVoo! Uma releitura jovem e dinâmica, que, através da linguagem do circo, dará aos espectadores a oportunidade única de prestigiar os corajosos e habilidosos aviadores da década de 30, que com ousadia e paixão desafiam as leis da gravidade. Envoltos por um período turbulento da história mundial, repleto de avanços tecnológicos e pelas guerras, os nossos três aviadores só veem sentido na vida quando estão nos ares, realizando as suas incríveis acrobacias aéreas. Apertem os cintos, o espetáculo vai começar! Bom voo a todos!

Caliban – A Tempestade de Augusto Boal
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz / RS

Datas: 04/05 e 05/05
Local: Largo Glênio Peres (Rua Jornalista Glênio Peres, s/n)
Horário: 16h
Duração: 1h30
Sinopse: Para dar continuidade à pesquisa de teatro de rua, o Ói Nóis escolheu a versão de Augusto Boal de A Tempestade. Ele apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do cubano Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. A figura de Caliban em A Tempestade, de Boal, ratifica a fundação mais firme de uma representação voltada para as margens. Falar em Caliban como símbolo de nossa identidade e do teatro latino-americano, nos leva a explorar novas sendas, novas categorias e a possibilidade de pensar e fazer teatro de outro modo. Implica em tornar visíveis as inumeráveis contradições e complexidades que configuram as sociedades contemporâneas marcadas pela ferida colonial.

Women’s
Experiência Subterrânea / SC

Data: 06/05
Local: Sala Alziro Azevedo (DAD/UFRGS)
Horário: 18h
Duração: 55 min
Entrada: retirada de senhas a partir de 1h de antecedência no local.
Sinopse: Women’s, um espetáculo que mostra um momento da vida de uma faxineira que em seu local de trabalho, um necrotério, dialoga com um corpo que aguarda autópsia. Women’s toca o tema da morte e dos afetos a partir da exploração do risco físico que é experimentado na cena.

A dois passos
Dir. Gennadi Bogdanov – BR / ITA

Data: 11/05
Local: Estacionamento do Teatro Renascença
Horário: 11h
Duração: 50 min
Sinopse: Os afetos e ressentimentos de uma dupla de atores se acirram durante a derradeira apresentação. Sua longa relação, juntamente com uma falha no sistema de abertura da cortina, desencadeia uma série de situações que os coloca diante da iminência do fim.

Espetáculo: Dilúvio MA
Ecopoética: Arte e Sustentabilidade em Intervenções Urbanas / RS

Data: 12/05
Local: Ponte da Azenha
Horário: 12h
Duração: 3h

Sinopse: MA no Zen-budismo significa “vazio”, ou ainda “espaço entre as coisas”. A intervenção urbana Diluvio MA traz os performers suspensos no interior de uma rede cheia de lixo, balançando durante algumas horas sobre espaços da cidade carentes de cuidado e atenção. Habitando o interior da instalação de lixo com composições coreográficas e práticas meditativas, os performers estabelecem uma relação de contra fluxo ao ritmo urbano. A intervenção chama atenção para a responsabilidade com tudo aquilo que descartamos e para a urgência no tratamento de questões ambientais e sanitárias que deveriam ser prioritárias à saúde urbana.

Eu não sou macaco!
Coprodução junto a Usina do Trabalho do Ator / RS

Data: 12/05
Local: Rua General Câmara, esquina com Rua dos Andradas
Horário: 15h
Duração: 30 min
Sinopse: Ação performática que denuncia diversas injustiças cometidas em relação aos cidadãos da etnia negra. Utilizando-se da linguagem teatral como forma de manifestação política, a atriz Dedy Ricardo retoma os nomes e assume as identidades e as histórias de Cláudia da Silva Ferreira – a mulher arrastada por uma viatura da polícia pelas ruas de favela do Rio de Janeiro, Amarildo Dias de Souza – desaparecido após interrogatório na Unidade de Polícia Pacificadora na Rocinha, Paulo Afonso Soares – militante gay assassinado em Porto Alegre – além de figuras históricas, como João Cândido e os lanceiros negros, como forma de manter acesa a capacidade de indignar-se com tais injustiças e relembrá-las, para que não tornem a acontecer novamente.

Dança do tempo
Usina do Trabalho do Ator / RS

Data: 14/05
Local: Parque da Redenção
Horário: 15h
Duração: 90 min
Sinopse: Um grupo de mulheres invoca o Tempo e pede a ele que as fertilize, o Tempo atende seu pedido, mas pede em troca sua maior riqueza. As mulheres aceitam o trato, sem perceber que seus filhos seriam sua maior riqueza. Depois de parirem, o Tempo cobra-lhes a dívida e leva embora as crianças. A partir daí, as mulheres iniciam uma jornada para reencontrar seus filhos. Nessa empreitada, buscam auxílio de diversas entidades e revelam, nesses encontros, sua fé, sua dor, sua esperança, além da trazer a humanidade de tais entidades à mostra. Finalmente, as mulheres descobrem que, para reencontrarem seus filhos, terão que aprender a brincar com o Tempo. É um híbrido espetacular no qual se convida, a cada apresentação, novas pessoas a experienciar a preparação e a apresentação de uma performance teatral, tendo a rua como palco.

DNA de DAN
Maikon K / PR

Data: 16/05
Local: Estacionamento do Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Horário: 15h
Duração: 1h15
Sinopse: Dan é a serpente ancestral africana, origem de todas as formas. “DNA de DAN” é uma dança-instalação de Maikon K, contemplada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna. A performance acontece dentro de um ambiente inflável transparente criado pelo artista Fernando Rosenbaum, proporcionando ao público uma experiência de imersão. A construção de uma segunda pele, o ambiente artificial e a relação com o público são dispositivos para esta experiência, na qual o corpo do artista passa por sucessivas transformações. Em 2015, “DNA de DAN” integrou a mostra “Oito Performances”, dentro da exposição “Terra Comunal: Marina Abramovic + MAI”.

Maiêutica
Raquel Mützenberg / MT

Data: 18/05
Local: Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Duração: 30min
Sinopse: Partejar de ideias. Ideias que compõem um corpo-matéria que se dobra, desdobra e se faz em dobras, atualiza e condensa as fisicalidades e a plasticidade de seres em cena. O corpo é recurso material e plástico, que se deixa dividir ou multiplicar pelas subjetividades femininas: a capacidade de renascer, de se re-parir.

Ruína de Anjos
A Outra Companhia de Teatro / BA

Data: 21/05
Local: saída do Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 18h
Duração: 75min
Sinopse: Num misto de teatro de rua, intervenção urbana e performance, o espetáculo tem como mote a reabertura de um cinema de bairro e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar, que no passado viu um apogeu e hoje vivencia um abandono. Tal qual a vida dos personagens condutores da narrativa itinerante, que perderam a luz que um dia tiveram: uma travesti, um vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua. O espetáculo que se dá na dinâmica do trânsito e da noite do centro da cidade grande, conduz o público a enxergar situações que atravessam discussões sobre violência, marginalidade, tráfico de drogas, invisibilidade social, comercialização da fé e gênero.

Verde (in) tenso
Geda Cida de Dança Contemporânea / RS

Datas: 25 a 27/05
Local: Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736)
Horário: 20h
Duração: 50min
Entrada: retirada de senhas 1 hora antes da apresentação
Sinopse: A imensidão de nosso pampa, a velocidade dos ventos, planícies, vastos campos, uma sequência de movimentos contaminados de lutas, crenças, rezas, perdas, canções, ritmos, latifúndios, misérias, carcaças, o pampa que se reinventa desdobrando o verde em todas as gamas confundindo horizontes em cada desafio do dia. VERDE (IN)TENSO determina a intensidade do nosso gesto, da nossa gente.

Atividade complementar: Seminários Palco Giratório
Datas: 16 a 19/05 e 23 a 25/05
Local: Teatro de Arena
Horário: 14h às 17h
Inscrições: através de envio de carta de intenção para palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br no período de 10/04 a 12/05.
Temas: “Pedagogias indisciplinadas”, “Os lugares da cena brasileira, diversidade, curadoria e conexões”, “Movimentos da palavra: Dramaturgias em processo”, “Ocupações: Cena, espaço e cidade”, “Corpos urgentes”, “Modos e (est)éticas de produção”, “Fricções cênicas: Atravessamentos e alteridade”.

Demonstração técnica-artística: os estudos clássicos da biomecânica teatral de Meyerhold com Gennadi Bogdanov (Rússia)
Data:04/05
Local: Teatro Sesc Centro
Horário: 19h
* Retirada de senhas com 1h de antecedência na bilheteria do teatro
Atividade: Demonstração dos estudos clássicos da Biomecânica teatral de Meyerhold, dos princípios biomecânicos da construção da ação e apresentação de fragmento da peça “Esperando Godot, de Becket”.

Exposição: Usina do Trabalho do Ator – 25 anos de Performatividade em Imagem
Data: 04/05 a 28/05
Local: Café Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Abertura: 17h
Visitação: segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Sábados e domingos sempre 1h antes dos espetáculos programados no Festival.

Arquivado em: Teatro e Dança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login