Atividades paralelas do festival acontecem de 5 a 10 de junho no Theatro São Pedro
Além da Mostra Competitiva e da Mostra Infantil FIDKIDS, o 1º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA), uma realização do Ballet Vera Bublitz, que acontece de 5 a 10 de junho no Theatro São Pedro, tem várias atividades paralelas.
No dia 5 de junho, terça-feira, abertura da exposição Orbitações, do jornalista e fotógrafo Joel Gehlen, que fica em cartaz até 10 de junho, na Sala de Exposições do Theatro São Pedro. Promovida pela família da bailarina, escritora e jornalista Suzana Braga, em sua memória, a mostra reúne textos e imagens que fazem um recorte da relação de Suzana com a dança. Ela, que também foi crítica de dança, será a grande homenageada pelo FIDPOA. A organização e curadoria são de Joel Gehlen, que foi seu editor e parceiro na publicação de seus dois livros sobre o Festival de Joinville.
Ainda no dia 5, às 18h30min, relançamento do livro Ana Botafogo, na Magia do Palco, de Suzana Braga (edição especial do FIDPOA), na Sala de Exposições do Theatro São Pedro. A sessão de autógrafos contará com a presença de Ana Botafogo. A biografia da grande intérprete brasileira, que começou a carreira profissional em Paris, revela alguns segredos e analisa 11 clássicos do ballet interpretados por Ana.
No dia 6 de junho, das 15h às 17h, também na Sala de Exposições do Theatro São Pedro, autógrafos da fotobiografia Vida e Palco – Cecília Kerche, livro de Suzana Braga, seguido de um bate-papo com Cecília, Primma Ballerina e Diretora Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Idealizado por Tenara Gabriela e Luiz Kerche, a obra traz mais de 150 fotos em 180 páginas que passeiam por ballets como Giselle, A Bela Adormecida, O Lago dos Cisnes, entre outros.
O Festival oferece ainda masterclasses, oficinas, aulas avaliativas com possibilidades de bolsas de estudos para os participantes e feira com artigos das melhores marcas de dança, no Rua da Praia Shopping.
O júri do FIDPOA 2018 tem representantes de seis países – Estados Unidos, Alemanha, Itália, Suíça, Uruguai e Brasil: Cynthia Harvey, Diretora Artística da JKO American Ballet Theater School, de Nova Iorque/EUA; Michel Gascard, Diretor da École-Atelier Rudra Béjart, de Lausanne/Suíça; Melanie Person, Co-Diretora da The Ailey School, de Nova Iorque/EUA; Kathrin e Olaf Baum-Höfer, Mestres da Staatliche Ballettschule Berlin, de Berlim/Alemanha; Claudia Zaccari, Diretora do Departamento de Ballet Clássico da Opus Ballet, de Firenze/Itália; Marlene Lago, Mestra Assistente Ballet Nacional Sodre, de Montevidéu/Uruguai.
Entre os convidados nacionais do evento, além de Cecília Kerche, estão Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro de Dança/CBDD; Pedro Pires, diretor da Cia de Dança do Ballet de Niterói; Rejane Duarte, bailarina e professora da Dance Theater of Harlem; Eliana Caminada, bailarina, professora e pesquisadora; Caio Nunes, diretor, professor e coreógrafo de jazz; Flávia Burlini, bailarina, professora e delegada RJ do CBDD e Ariadna Vaz, professora, coreógrafa e diretora do Studio Dançarte.