Com direção de Amir Haddad e tradução de Millôr Fernandes, a atriz encena Antígona em montagem apresentada nos dias 21 e 22 de setembro no Theatro São Pedro
Celebrando seus 40 anos de carreira, Andrea Beltrão constrói em cena a tragédia grega de Sófocles, Antígona, que integra a programação do Porto Alegre em Cena com apresentações dias 21 e 22 de setembro, às 21h, no Theatro São Pedro. Com tradução de Millôr Fernandes e direção de Amir Haddad, a atriz – que também assina a dramaturgia em parceria com o diretor –, recepciona o público antes do início do espetáculo. Depois de todos estarem acomodados, ela anuncia a apresentação e assume o palco como uma espectadora-cidadã, que decide contar uma história aos seus ouvintes. Esta é uma das características desta montagem despojada: Andrea quebra a quarta parede durante todo o espetáculo e é didática ao se referir diretamente à plateia para contar a trajetória de vida da última filha de Édipo e Jocasta.
A obra de Sófocles conta a história de Antígona, fruto do casamento incestuoso entre Édipo e Jocasta, enclausurada em uma caverna após ser condenada à morte por seu tio, Creonte, por desobediência civil. Ele, Rei de Tebas, proíbe o irmão da protagonista de ser enterrado sob a tradição do povo por se sentir traído pelo sobrinho, que lutou para tomar seu trono. Ela desobedece o líder e realiza a cerimônia como manda o costume da família. Com o palco vazio, tendo ao fundo uma extensa árvore genealógica da cidade grega de Tebas, Andrea faz as conexões entre as gerações e em seguida assume os papéis da trama.
Em perfeita harmonia de ideias, o clássico ganha contornos bastante contemporâneos – apesar de o texto datar de 441 a.C. – em que o despojamento e a simplicidade da cena dão ainda mais força às palavras, rompendo totalmente as barreiras do tempo. Em plena segunda década do século XXI, a tragédia de Sófocles ainda nos ajuda a refletir sobre o poder, traições políticas, atitudes autoritárias e a violência desmedida.
Amir Haddad
Ator, diretor de teatro e teatrólogo brasileiro. Com José Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi criou em 1958 o Teatro Oficina — ainda em atividade com o nome de Uzyna Uzona. Nesse grupo, Amir dirigiu Candida, de George Bernard Shaw; atuou em A Ponte, de Carlos Queiroz Telles, e em Vento Forte para Papagaio Subir, de José Celso Martinez Corrêa (1958). Em 1959, dirigiu A Incubadeira e ganhou prêmio de melhor direção. Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro para assumir a direção do Teatro da Universidade Católica do Rio. Fundou, em 1980, os grupos A Comunidade (vencedor do Prêmio Molière pelo espetáculo A Construção) e o Tá na Rua. Amir não deixou de realizar projetos mais convencionais como O Mercador de Veneza, de Shakespeare (com Maria Padilha e Pedro Paulo Rangel) e os shows de Ney Matogrosso e Beto Guedes.
Ficha técnica
Direção: Amir Haddad / Dramaturgia: Amir Haddad e Andrea Beltrão / Texto: Sófocles / Tradução: Millôr Fernandes / Elenco: Andrea Beltrão / Iluminação: Aurélio De Simoni / Figurino: Antônio Medeiros / Direção de movimento: Marina Salomon / Cenário: Fabio Arruda e Rodrigo Bleque (Cubículo) / Operação de luz: Vilmar Olos / Desenho de som: Raul Teixeira / Cenotécnico: Iriarte Luz / Trilha sonora: Alessandro Persan / Camareira: Conceição Telles / Administração: Laura Gonsalves / Desenvolvimento turnê nacional: Trígonos Produções Culturais / Produção: Boa Vida Produções / Duração: 60min / Recomendação etária: 12 anos
SERVIÇO
ANTÍGONA (RJ)
Dias 21 e 22 de setembro
Quinta e sexta, às 21h
Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro – s/n)
Ingressos
R$ 80 inteira / R$ 40 meia-entrada*
*Consulte os descontos promocionais em www.portoalegreemcena.com
PONTOS DE VENDA
– Bilheteria oficial do Porto Alegre em Cena (sem taxa de conveniência) – Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307): de terça a sábado, das 10h às 14h e das 15h às 19h. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa e Master (débito e crédito à vista). As vendas na bilheteria oficial estarão disponíveis até às 19h do dia anterior à apresentação.
– Site (com taxa de conveniência): portoalegreemcena.
– Bilheteria do Theatro São Pedro (sem taxa de conveniência): somente no dia da apresentação, conforme disponibilidade de ingressos. De segunda a sexta, das 13h às 18h30 ou até o horário de início do espetáculo; sábados e domingos, das 15h até o horário de início do espetáculo. Formas de pagamento: Dinheiro, Visa, Master e Banricompras (somente débito).
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