A trupe que encantou diversos estados e cidades brasileiras, finalmente desembarca em solo gaúcho. Porto Alegre receberá pela primeira vez as premiadas peças Punaré & Baraúna e Ensaio Geral, da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), de Brasília, em novembro. Dirigidas pelo renomado diretor uruguaio Hugo Rodas, as montagens serão reunidas em dois atos para uma grande apresentação no Centro Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), entre os dias 16 e 18, sempre às 20h.
O primeiro ato apresenta Punaré & Baraúna, lançada em 2015, trata-se de um musical autoral sertanejo sobre triângulo amoroso inspirado no romance Cansaço: A longa estação, de Luiz Bernardo Pericás. O cenário é pano de fundo para retratar o sertão, enquanto a história dos três personagens é cantada através de 10 músicas originais.
Já no segundo ato, a peça Ensaio Geral, de 2012, brinca com o ambiente de um ensaio de um grupo de teatro. Nele o amor é celebrado em colagens de textos livremente adaptados pelo grupo, de autores como Charles Chaplin, Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Carlos Drummond de Andrade e Eduardo Galeano.
SINOPSE:
A OperATA (um trocadilho com a opereta popular) oferece ao espectador um painel da premiada obra recente de Hugo Rodas, célebre encenador uruguaio radicado em Brasília e sua trupe, a ATA, através da circulação do seu repertório unido em um só espetáculo: no primeiro ato apresenta-se Punaré & Baraúna (2015) – um musical autoral sertanejo sobre triângulo amoroso e, no segundo ato, Ensaio Geral (2012) o amor é celebrado por uma pretensa orquestra de atores que conta histórias inspiradas em textos de diversos autores.
AGRUPAÇÃO TEATRAL AMACACA
A Agrupação Teatral Amacaca é uma orquestra de atores. O foco do trabalho é a experimentação em dramaturgias do corpo, do espetáculo teatral e em musicalidades para a cena. É um princípio da agrupação que toda atriz ou ator integrante toque no mínimo um instrumento musical. O trabalho se desenvolve a partir da realidade muscular da ação e da sonora sensibilidade para a cena. Músculo e som, corpos e instrumentos, ritmos, vibrações e ideias, encenados por Hugo Rodas na experimentação periódica de treinos e ensaios, cantam ao público as imagens dos poemas, manifestos e histórias presentes nos espetáculos d’Amacaca. A ATA tem origem em disciplina de extensão, ofertada no segundo semestre de 2009 pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.
Deixe um comentário