A 2ª edição da Mostra de Teatro em Miniatura de Porto Alegre começa nesta quarta-feira
A edição 2017 da Mostra de teatro em miniatura traz uma programação consistente e com novidades para os porto-alegrenses. O evento inicia mais cedo neste ano com uma proposta de oficina diferenciada, em formato de “vivência” na construção de caixas lambe-lambe. Entre os dias 24 e 31 de outubro, os oficinandos poderão interagir com artistas consagrados do mundo da miniaturização, como o bonequeiro Marcelo Tcheli do grupo Divina Comédia que encanta com sua minúcia e engenhosidade. O grupo atua há mais de 20 anos na área, com currículo de apresentações em diversos países. A proposta da semana de vivência é intercalar saberes variados na construção de um micro universo e residirá nas propostas de trabalhos individuais, como no caso da atriz e bonequeira Elaine Regina, que além da atuação de palco tem larga experiência com inclusão e acessibilidade e fará uma orientação para tornar os trabalhos acessíveis aos diferentes públicos.
Além disso, a proposta é coordenada pelos artistas do Coletivo Caixa de Pandora de teatro lambe-lambe, de Porto Alegre-RS. O grupo é formado atualmente por 7 artistas que apostam e investigam a técnica, atuando na cidade desde abril deste ano, ressignificando espaços públicos e levando essa arte peculiar ao público em geral. São eles: Leandro Silva, Alexander Kleine, Anderson Gonçalves, João Vasconcelos, Lia Mota, Cesar Cliquet e Elaine Regina.
Os encontros acontecerão na sala do centro de Referência em teatro de Bonecos de Porto Alegre, situada no sobrepiso do centro cultural Cia de Arte, Av dos Andradas, 1780, Centro Histórico de Porto Alegre-RS. Os oficinandos terão a oportunidade de apresentar seus processos em espaço no QG dos Pitocos na Feira do Livro de Porto Alegre nos dias 02 e 03 de novembro, das 15h às 16:30min.
A oficina tem inscrição com valor aberto em forma de contribuição espontânea, com valor mínimo sugerido de R$20,00 e as inscrições somente pelo e-mail: mostraminiatura@gmail.com
A programação do evento ainda contará com as apresentações dos caixeiros convidados, que trarão os instigantes espetáculos dentro das caixinhas com dramaturgia adaptada para duração de aproximadamente 3 minutos cada. Este ano serão 11 artistas, representando 3 Estados e 4 cidades diferentes. Entre eles, Genifer Gehardt de Porto Alegre e seu “Brasil Pequeno Itinerante”, Júlia Campos de Curitiba e Leandro Silva do Piauí, que traz o espetáculo “O Quarto”.
Os espetáculos poderão ser vistos nos seguintes locais e horários:
Dias 02 e 03 e 04 de novembro, das 15:30min às 17h na Travessa dos Cataventos na Casa de Cultura Mário Quintana, Rua dos Andradas, nº 736, Centro Histórico de Porto Alegre-RS
Dia 05 de novembro, a partir das 10:30min, “Pequeno Grande Cortejo” no “Brique da Redenção” (Parque Farroupilha) e das 11h às 12h, apresentações no monumento ao Expedicionário.
A programação detalhada com cada espetáculo está em www.mostradebonecospoa.blogspot.com e pelo Facebook: www.facebook.com/sustentacao
O evento contará ainda com uma edição do já tradicional “Festeneco”, organizado pela equipe do Centro de Referência em Teatro de Bonecos de Porto Alegre e acontecerá no Centro cultural Cia de Arte, Av. dos Andradas 1780, Centro Histórico de Porto Alegre-RS, no dia 03 de novembro a partir das 17h. O Festeneco é um momento de integração entre artistas e público com apresentações em forma de varieté, aonde todos que desejam apresentar algo podem subir ao palco.
A Mostra SustentAÇÃO 2017 é uma realização de Trupi di Trapu Teatro de Bonecos e conta com a produção da Monarca Produções Culturais. São parceiros nesta segunda edição:
Coletivo Caixa de Pandora de Teatro Lambe-Lambe (Porto Alegre)
Teatro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul
Centro de Referência em Teatro de Bonecos de Porto Alegre
Centro Cultural Cia de Arte
Câmara do Livro e Feira do Livro de Porto Alegre
Casa de Cultura Mário Quintana