• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

8° FESTIA acontece de 31 de agosto a 09 de setembro em Canoas

agosto 30, 2018 By Redação Deixe um comentário

Foto: Divulgação

Artistas do Brasil e do mundo estarão no município de Canoas, de 31 de agosto a 09 de setembro, para celebrar a arte da cena. Pelo oitavo ano consecutivo, o Grupo TIA irá realizar o Festival Internacional de Teatro em Canoas – FESTIA, com mais de 25 atividades em todos os quadrantes do município, incluindo locais descentralizados. Participam grupos vindos da Espanha, Uruguai, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além dos grupos regionais e locais. A programação inclui apresentações de teatro, oficinas, debates, além de atividades de integração. Todas as ações são oferecidas de forma aberta e gratuita à população. Como nas edições anteriores estimam-se atingir 10 mil espectadores ao longo dos 10 dias de festival.

Canoas é o município com o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado do Rio Grande do Sul, com mais de 340.000 habitantes. O FESTIA é o único festival de teatro realizado na cidade. Com a realização do Festival, o grupo TIA reforça o seu compromisso de fomentar a economia, contribuir para a formação de plateia, a inclusão e a acessibilidade e o fortalecimento de grupos e coletivos culturais.

Responsável pelo projeto, o Grupo TIA (Teatro-Ideia-Ação) atua há 14 anos na comunidade canoense. Tem como proposta um teatro popular e de intervenção social. Uma de suas características mais marcantes é a viabilidade para a itinerância, levando a sua arte aonde público e artista, numa comunhão, virem um só.

Atualmente, desenvolve um trabalho comunitário e pesquisa na sede pública intitulada “Casa da Tia”, na Praça da Juventude Nelson Mandela, periferia de Canoas. E realiza continuadamente o FESTIA desde a sua primeira edição. No total, o grupo TIA já conquistou mais de 10 prêmios e já circulou por mais de 100 cidades e 10 estados brasileiros para um público superior a 500 mil pessoas.

Ao longo destas oito edições, já passaram pelo FESTIA, 74 grupos, 80 espetáculos, 50 atividades formativas envolvendo 12 estados e 07 países, para um público superior a 100 mil pessoas. As atividades são oferecidas sempre de forma aberta e gratuita para toda a população.

A Programação

Um dos destaques do FESTIA é a companhia S.O.S. Titelles, da Espanha, que abre a programação com o espetáculo de marionetes, “True Romance”, no dia 31 de agosto, às 15h, no Auditório da Secretaria de Cultura e Turismo – SMCT, em Canoas. Uma das particularidades desta montagem é que seus personagens são todos femininos. No mesmo dia, às 21h, no Estúdio Black Bird, ocorre a Festa de Lançamento do 8º FESTIA. Diversas atrações se revezam, com destaque para GHuga Távora do grupo Imaginautas, de Pernambuco, envolvendo artes visuais, educação e mediação cultural; interação poética com Arthur Côrte e a performance “Os Bafolões”, de Canoas, além do Ubando Grupo, de Porto Alegre, com uma performance poética sobre o dramaturgo Qorpo-Santo.

Integram a programação o Coletivo Pandora com o seu Teatro de Caixas, de Porto Alegre, no Calçadão de Canoas; a Cia Arte e Riso do Rio Grande do Norte, que tem sua comicidade pautada nos estudos sobre o palhaço brasileiro e nordestino; TEC Q Títeres, do Uruguai, com diferentes histórias e técnicas de animação, e a Cia Gente Falante/POA) , com seu ?Circo Minimal?.

O 8° FESTIA também oferece espaço para a troca de conhecimentos e experiências. Prova disso é o seminário “Gestão na Arte – Economia da Cultura EM CENA”, que reunirá profissionais da área da gestão e produção em artes cênicas no Estado e que ocorrerá no dia 01/09 no Sesc-Canoas. A qualificação dos participantes está garantia com a realização de três workshops: “Uma palhaçada nordestina, com a Cia Arte e Riso/RN (03/09); “Evolução Histórica da Manipulação dos Títeres de Fios, pela SOS Titelles, da Espanha (04/09)?, e “Técnicas, Lixo e o Luxo”, com a Q Títeres, do Uruguai (05/09). Todas as oficinas terão lugar no Sesc-Canoas, com entrada franca. Haverá, ainda, duas atividades que propõem o debate e a reflexão. A primeira é o “Caracol de Saberes Feministas”, que ocorre no 06/09, Antiga Estação de Trem (19h) e o “Estudo Sociológico: Arte e Cultura no momento político atual”, com o cientista político e professor Bruno Lima Rocha, na Antiga Estação de Trem, no dia 07/09, às 19h. Outro destaque é para o seminário “Gestão na Arte – Economia da Cultura EM CENA” (01/09) que reunirá especialistas do mercado no Sesc-Canoas.

Um grande Piquenique Cultural e Confraternização de Fechamento marcará o encerramento do 8° FESTIA, no dia 09 de setembro, domingo, no Parque Eduardo Gomes, a partir das 15h. Participam os Imaginautas, com GHuga Távora, de Pernambuco, e o Grupo Toque de Comadre, de Viamão, que estarão promovendo atividades de interação com o público. Acompanhe e saiba mais sobre a programação (datas e endereços) pelos https://festivalfestia.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/festivalfestia/

Serviço:

O Quê: Festival Internacional de Teatro em Canoas

Quando: De 31 de agosto a 09 de setembro.

Onde: Canoas-RS

Quanto: Entrada franca

Classificação etária:

Atividades artísticas “livre” para todos os públicos.

Atividades formativas: a partir de 14 anos.

Arquivado em: Teatro e Dança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login