• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

24ª edição do Porto Alegre em Cena tem programação que homenageia as mulheres

setembro 8, 2017 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Montagem espanhola Génesis VI: 6-7, de Angélica Liddell, é um dos destaques da programação Foto: Luca Del Pia

Da Redação

Entre os dias 12 e 24 de setembro, o Porto Alegre em Cena realiza uma nova maratona cênica que aproximará o público gaúcho de grandes produções locais, do Brasil e do exterior, reunindo 35 espetáculos dentro da 24a edição do festival e do projeto Música em Cena. Serão 37 grupos de artes cênicas circulando pela cidade, 381 artistas, técnicos e produtores envolvidos e mais de 15 diferentes espaços culturais da capital organizados para receber as atrações.

Luciano Alabarse, fundador do festival e coordenador-geral até 2016, segue acompanhando o evento em sua nova função como secretário da Cultura de Porto Alegre, passando o bastão para Fernando Zugno, que atua há 12 anos no projeto e que foi responsável pela programação das últimas cinco edições ao lado de Alabarse. A nova curadoria faz em 2017 uma homenagem especial às mulheres, trazendo montagens encabeçadas por grandes atrizes e diretoras da cena artística e também atrações e debates sobre o gênero. “Queremos transformar o olhar, emocionar e dar voz, através da arte, para discursos importantes. E esse ano estamos homenageando as mulheres. Todas elas. Para elas nos mostrarem a sua verdade através de espetáculos que vão do show performático ao teatro intimista com a percepção de que todos eles são cada vez mais importantes de serem percebidos”, explica o novo coordenador-geral do festival, Fernando Zugno.

O evento inicia às 21h do dia 12 de setembro com apresentação inédita da Orquestra Villa-Lobos e da Companhia Jovem de Dança. Pela primeira vez juntas, duas referências da cultura de Porto Alegre estarão no mesmo palco, encantando o público do Teatro do Bourbon Country. Em seguida, atrações nacionais e internacionais começam a desembarcar na cidade, vindas da Europa e da América do Sul e dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

O espaço para espetáculos internacionais cresceu desde a última edição – neste ano, são quatro montagens estrangerias. Uma das maiores atrações é a nova produção de Angélica Liddell – multitalentosa artista espanhola, mundialmente consagrada e considerada um fenômeno contemporâneo das artes cênicas – que está trazendo a densa e impactante encenação de Génesis 6, 6-7 para sua estreia na América Latina dentro do Porto Alegre em Cena.

Da Colômbia, vem Maratón de New York, montagem para o texto do autor italiano Edoardo Erba concebida por El Hormiguero Teatro, grupo que se destaca pela criação de obras com diferentes linguagens cênicas e estéticas. Do Uruguai, a curadoria trará uma produção diferente das últimas que vieram do país latino-americano, investindo no espetáculo de dança contemporânea Big Bang, da Gen Danza. A segunda coreografia internacional vem da França, em Tremor and More, criação minimalista do holandês Herman Diephuis para o bailarino mineiro Jorge Ferreira.

Entre os destaques desta edição, há 11 espetáculos brasileiros, vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. A atriz Nathalia Timberg fará durante o festival a estreia nacional de Chopin ou Tormento do Ideal, interpretando o primeiro papel masculino de sua carreira ao lado da pianista Clara Sverner. Outros grandes nomes do teatro também se apresentarão por aqui, como Andrea Beltrão, no solo Antígona; Drica Moraes, na comédia Lifting; Georgette Fadel, em Afinação I; e Denise Weinberg, no espetáculo O Testamento de Maria, assinado por Ron Daniels.

Também integram a programação nacional Leite Derramado, montagem criada a partir do romance homônimo de Chico Buarque; O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, que apresenta Cristo corporificado pela atriz e travesti Renata Carvalho; Guerrilheiras ou Para a Terra não há desaparecidos, um retrato sobre as mulheres que lutaram e morreram durante a Guerrilha do Araguaia; O Líquido Tátil, parceria do grupo mineiro Espanca! com o dramaturgo argentino Daniel Veronese; o solo de dança-teatro Retratos, idealizado e interpretado por Carol Cony; e Looping: Bahia Overdub, espetáculo de dança baseado nas festas religiosas de Salvador.

Entre as produções locais há o sarau Discutindo a Relação, com o flautista Ayres Potthoff, o violonista Mathias Pinto e o escritor e professor Luís Augusto Fischer misturando música e um bom papo; além dos dez espetáculos concorrentes ao 12o Prêmio Braskem em Cena. Disputam os prêmios Ícaro, com direção de Liane Venturella; Movimentos sobre rodas paradas, da Cia. In.Co.Mo.De-Te; Não me toque estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector, da GEDA Cia. de Dança; Ramal 340 sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora, do Coletivo Errática; Prata-Paraíso, da Cia. Espaço em Branco; Atma, com direção de Carol Martins, Juliana Coutinho e Renata Ibis; Fala do Silêncio, da Cia. Rústica; Iluminus, da New School Dreams; Parque de Diversões, com direção Diones Camargo e Marcos Contreras; e Acuados, da Ânima Cia. de Dança.

Neste ano, o Centro Municipal de Cultura foi escolhido para ser o Ponto de Encontro Petrobras. O espaço será decorado, receberá iluminação especial e terá food bikes e food trucks com comidas e bebidas para atender grupos teatrais e espectadores durante todo o período do evento, além de abrigar a bilheteria oficial do Porto Alegre em Cena. O local também receberá atividades paralelas, formativas e gratuitas, como mesas-redondas com artistas, diretores de festivais, nomes da cena porto-alegrense, filósofos e psicanalistas que vão trazer diferentes olhares sobre seis assuntos: curadoria, performance e a beleza perdida, a presença da mulher na cena, a mulher negra na dramaturgia contemporânea, o movimento trans nas artes e a tragédia grega no teatro brasileiro.

A madrinha do evento neste ano é a pesquisadora Esther Grossi, referência em educação no Brasil e que sempre teve uma participação muito ativa no festival, recebendo grupos e convidados em sua casa e contribuindo com o projeto das mais diversas maneiras.

Com essa programação, a expectativa é superar o número de público do ano anterior. “Desejo que todos os porto-alegrenses, sem nenhuma exceção, se interessem por pelo menos um espetáculo da nossa programação. Tomara que, ao irem a um, despertem o interesse por outros! Esse é um festival fluido, com diferentes linguagens, com tragédias, dramas e comédias, com discussões, com contemporaneidade, com clássicos, com Brasil, América Latina e Europa. Feito com amor para agitar e engrandecer nossa Porto Alegre”, finaliza Zugno.

 

Para conferir a programação completa ou mais informações: https://www.portoalegreemcena.com/

Arquivado em: Teatro e Dança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login