19º Porto Verão Alegre: Programação desta semana

A programação da edição de 2018 do Porto Verão Alegre continua nesta semana. De segunda a quinta, entre 08 e 11 de janeiro, tserão apresentados os seguintes espetáculos: Causos do Guri, Mágicos do Sul, Duda Garbi 3 em 1, Baila Melancia, Paranormal, Frida Kahlo – à Revolução!, Desassossegos, Cuco, Pois é, Vizinha!, Homens de Perto Desgovernados, O que terá acontecido a Baby Jane?

Nesta edição serão apresentados 78 espetáculos, 10 a mais que no ano passado, 38 deles pela primeira vez no festival – entre eles Causos do Guri, Baila MelanciaDesassossegos — , além de quatro estreias absolutas.

Nesta semana também começam as atividades culturais e gratuitas. Entre elas estão as oficinas na periferia (no final de semana) e na Galeria Mamute, além do Cenasig.

O CenaSig é derivado do Cinesig, que era oferecido gratuitamente durante as outras edições do festival, e consistia na exibição de filmes, seguida de debate, com a presença de psicanalistas, e realizado em parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica de Porto Alegre. O formato da atividade foi renovado para esta edição do festival. Neste ano, em vez do debate acontecer após a exibição de um filme, vai acontecer após a encenação de peças de teatro. O primeiro debate será no dia 10 de janeiro, após a apresentação do espetáculo Pois é, Vizinha! no Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), que começam às 21h. Portanto, para participar do debate é necessário comprar o ingresso para assistir à peça. Os profissionais convidados para o debate são a psicanalista Janete Dócolas e a atriz e diretora Debora Finocchiaro.

Ao longo desta semana também acontecem as inscrições para a oficina Introdução ao teatro através de jogos, brincadeiras, exercícios e improvisações. Serão duas turmas, uma em cada uma das manhãs dos dias 13 e 20 de janeiro, das 10h às 13h, no Centro Cultural Multimeios Restinga – Av. Ricardo Leônidas Ribas, 75 – Restinga. A oficina de vivência teatral será ministrada pelo diretor Bob Bahlis e é aberta ao público. As inscrições são gratuitas pelo e-mail breno@smc.prefpoa.com.br, mas as vagas são limitadas. Informações pelos telefones 3289 6498 ou 3289 8118.

Outra atividade gratuita é em parceria com a Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior,375), com a programação da “Oficina de Papel Artesanal” com a artista Marília Bianchini. A atividade faz parte da exposição Matéria, Paisagem, individual da artista Marília Bianchini na Galeria de Arte Mamute e que fica em cartaz até 27 de janeiro.  Durante o período da exposição serão realizadas oficinas de produção de papel artesanal nos dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro, das 16h30 às 18h. A oficina acontece para uma única turma nesses quatro dias. Ela é aberta ao público, porém direcionada a pessoas maiores de 14 anos, e com vagas limitadas.

O objetivo das aulas é desenvolver o processo produtivo da fabricação doméstica de papel, desde o cozimento da fibra até a modelagem e secagem da folha, o mesmo processo que a artista utiliza para produção de seu trabalho artístico. Marília Bianchini é Artista Visual, Mestre em Poética Visuais (UFRGS/2013). Vive e desenvolve seu trabalho artístico em Porto Alegre/RS com pesquisa focada no fazer artesanal e experimental, trabalha com diferentes materiais e suportes para imagens fotográficas. Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@galeriamamute.com.br. Informações pelo telefone 3286 2615.

Abaixo informações completas das peças e do serviço do festival.
Outras pelo site www.portoveraoalegre.com.br.

Causos do Guri

Datas: 7, 8, 14 e 15 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse:

Nos palcos, Jair Kobe apresenta um show com diversas novidades, novos causos, clipes ao vivo e as paródias de Guri Marley, Gurillage People e The Guritles, além da participação especial do gaúcho emo Licurgo, que agora toca bateria, anda de skate e dança chula!

Assistido por mais de 2 milhões de espectadores ao vivo, o gaúcho diverte o público com seus incríveis causos e seu talento como cantor eclético, interpretando versões do famoso Canto Alegretense em diversas melodias. Neste espetáculo de comédia com censura livre para todas as idades, o Guri de Uruguaiana dança e conta causos hilários, como o do tempo em que era viciado em erva mate. É a tradição gaúcha contada de uma forma divertida!

Ficha técnica: 
Texto e direção: Jair Kobe

Elenco: Guri de Uruguaiana: Jair Kobe e Licurgo “Gaúcho Emo”: Vitor Leal

Duração: 90 minutos
Classificação: 
Livre

Mágicos do Sul

Datas: 8 de janeiro
Horário: 21h
Local: 
Theatro São Pedro, Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico

Sinopse:

Grandes mágicos do Rio Grande do Sul se unem para mostrar o que há de melhor no mundo do ilusionismo.  Todos os estilos da Arte Mágica em um espetáculo que mescla música, teatro, dança, e claro, muita mágica! Participação especial: Os Charlatães – Ganhadores do maior prêmio de mágica da América Latina, o Grand Prix de Mágica de Palco durante o Festival Latino Americano de Mágica – FLASOMA 2017.

Ficha Técnica:

Direção: Lúcio Alves

Elenco: Adriano Valduga, Ademar Urnau, Alejandro Muniz, Cláudia Nunes, David Medina, Ellis Pereira, Eric Chartiot, Everton Souto Carvalho, Graciele Krauthein, Jean Crapanzani, Josuel Vallérius, Juan Araújo, Luana Santos, Lucio Alves, Mateus Di Macedo e Sílvio Nunes.

Duração: 110 minutos 
Classificação
: Livre

Duda Garbi 3 em 1

Datas: 9 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga, 5311

Sinopse:


Imitação do eterno colunista Paulo Santana, com a sátira bem humorada do narrador Paulo Brito e com as cantadinhas do Jeiso, o filho da Dona Rose e personagem criado pelo próprio Duda! “Um show dinâmico, engraçado e com bastante improviso, “Duda Garbi 3 em 1” traz o sucesso dos seus personagens que faz no Pretinho Básico e no Sala de Redação.

Desde o lançamento do espetáculo, foram inúmeros shows nas mais diversas cidades do Sul do Brasil. Além de grandes empresas, escolas, universidades, somando quase 100 mil espectadores”

Ficha técnica:

Roteiro: Duda Garbi

Direção: Guilherme Carravetta

Sonoplastia: Carlos Couto

Iluminação: Tiago Pereira

Duração: 70 minutos
Classificação: 
12 anos

Baila Melancia

Datas: 9 de janeiro
Horário: 16h e 21h
Local: Sala Álvaro Moreyra, Av. Érico Veríssimo, 307

Sinopse:

Espetáculo de dança-teatro, linguagem própria, repleto de elementos da cultura e da arte tradicional gaúcha que mescla técnicas de contação de histórias, teatro, dança tradicional gaúcha com seus “sarandeios e sapateios”. Há ainda, elementos das danças: flamenca, danças de salão, ballet e dança contemporânea. Neste trabalho, a História é contada em um Ato Único, a partir da fusão das técnicas supracitadas enriquecidas por elementos da técnica teatral. Com dramaturgia original livremente inspirada no Conto “Melancia – Coco-Verde” de João Simões de Lopes Neto. Com linguagem, figurinos, cenografia e trilha inspirados na cultura gaúcha reforçando a ludicidade da construção de uma identidade local e também trazendo questionamentos sobre a cultura de violência contra a mulher.

Ficha Técnica:

Livremente inspirado na obra de João Simões de Lopes Neto  “Melancia-Coco Verde”
Texto e Direção: Guilherme Ferrêra
Elenco: Alessandra Bier, Clarissa Gomes, Fernando Queiroz, Henrique Gonçalves,  Janaína Dambros, Luísa Oliveira, Raphael de Paula e Renata Stein
Elenco stand by (Jordan Maia e Stephanie Cardoso)
Assistência de Direção: Clarissa Gomes
Direção Coreográfica: Guilherme Ferrêra
Produção: Rococó Produções Artísticas e Culturais
Trilha Sonora Original e pesquisada: Leandro Berlesi e Flávia Nogueira
Cenografia: Rococó Produções Artísticas e Culturais
Figurino: Vera Lúcia Machado
Iluminação: Norton Goettems
Operação de som: Ariel Medeiros
Identidade Visual: Jéssica Barbosa
Fotografias: Luis Paulot
Edição e captação de vídeo: André Bozzetti
Realização: Rococó Produções Artísticas e Culturais

Duração: 50 minutos
Classificação: a partir de 7 anos

Paranormal

Datas: 9 e 10 de janeiro
Horário: 20h
Local:
 Teatro do SESC, Av. Alberto Bins, 665

Sinopse:

Um show intimista e inovador que explora os limites da mente humana através do mentalismo. Um espetáculo de entretenimento psíquico interativo, intrigante, misterioso que vai do bom humor até a tensão absoluta. Uma performance artística cujo objetivo é atenuar a linha entre a realidade e a ilusão, tirando completamente o fôlego de quem estiver presente. Leitura de pensamentos, previsão do futuro, adivinhações, talheres que entortam como se fossem líquidos e muito mais. Tudo dentro do cenário minimalista com elementos antigos e uma iluminação cênica criativa que compõe a moldura para que o público assista de perto e participe de números.

O mentalismo é uma antiga arte praticada por pessoas designadas mentalistas que, através de uma performance aliada à hipnose, logica, sugestão e princípios ilusionistas, apresentam ao público experiências relacionadas com: telepatia, telecinesia, precognição, clarividência e controle mental. O espetáculo é de Kronnus, um dos maiores ilusionistas do país, com incontáveis participações na TV e diversas participações em quadros do Programa Fantástico.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Thiago Neves
Elenco:  Thiago Neves e José Derli Rodrigues
Sonorização: José Derli Rodrigues
Iluminador: Leandro Gass
Contra regra: Henrique Freitas

Duração: 70 minutos 
Classificação
: livre

Frida Kahlo – à Revolução!

Datas: 9, 10 e 11 de janeiro
Horário: 21h
Local: 
Theatro São Pedro, Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico

Sinopse:

Frida Kahlo, à Revolução! Chega ao nono ano de apresentações. É inspirada livremente na vida e obra da poderosa pintora mexicana. Com texto inédito e trilha sonora original executada ao vivo, a artista e suas pinturas nos conduzem por esta redescoberta ética e estética, focada no princípio revolucionário da arte como denúncia solidária. A dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos da personagem para construir um espetáculo que faça emergir o que pode transcender a condição de mito.

Ficha Técnica:

Direção: Daniel Colin
Atuação e Dramaturgia – Juçara Gaspar
Trilha Sonora AO VIVO – Luciano Alves
Criação de Luz – Carol Zimmer
Cenografia – Lara Coletti
Figurinos – Rô Cortinhas
Operador de Som – Dudu Essarts
Preparação Corporal – Daniele Zill
Produção: Juçara Gaspar, Lara Coletti e Daniela Lopes (Cardápio Cultural)

Duração: 60 minutos 
Classificação
: 12 anos

Este espetáculo terá tradução para libras em todas as sessões.
As sessões dos dias 10 e 11 terá audiodescrição.

Desassossegos

Datas: 9,10 e 11 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da Arena, Av. Borges de Medeiros, 835

Sinopse:

Desassossegos é um espetáculo poético. Um encontro de Pessoa com suas leituras, seus autores preferidos. Semelhanças e discordâncias entre eles. O que pensam sobre a morte, a arte, a necessidade vital da criação. A geração do “Orpheu”. Mário de Sá-Carneiro e Antônio Botto foram escolhidos para, junto com Pessoa, dividir uma lista de mais de 30 poetas selecionados.

A amizade entre eles, o perfil diferenciado de cada um. O abismo da morte, mais presente em Mário. A realidade do suicídio. O descobridor de mundos. O elo sinistro entre a poesia e a morte. O personagem Pessoa fala basicamente textos de sua autoria. O personagem Mário diz Cesário Verde, Antônio Nobre, Poe, Freud, Rilke, e outros. O personagem Antônio Botto, com sua sua força imoral e sem dar desculpas, o qual foi o maior expoente de sua geração, na opinião de Pessoa, fala poesias de Whitman, Nietzsche, Eça, Baudelaire e outros.

Ficha Técnica:

Roteiro e direção: Caco Coelho
Elenco: Caco Coelho, Gisela Sparremberger, Antonio Czamanski.
Criação Gráfica: Beto Scherer
Produção Executiva: Gisela Sparremberger
Produção: Tradeberger Cultural

Duração: 40 minutos
Classificação:14 anos

Cuco

Datas: 9, 10, 11 de janeiro
Horário: 17h e 19h
Local: Instituto Ling, 
Rua João Caetano, 440/ Centro de Eventos

Sinopse:

Motivado por aquela que parece ser uma das primeiras experiências lúdicas e estéticas dos bebês – o jogo entre “o esconder e o revelar”, o espetáculo propõe um universo em que a surpresa do começo, da chegada, da primeira vez, cria, por meio da manipulação de objetos, uma atmosfera espetacular na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável. A peça foi a grande vencedora do Prêmio Tibicuera de 2015: melhor espetáculo infantil, melhor direção, melhor cenografia e melhor produção.

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção: Mário de Ballentti
Pesquisa e concepção pedagógica: Paulo Fochi
Elenco: Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari Espinosa
Produção: Ana Luiza Bergmann
Cenografia, Figurino e Adereços: Margarida Rache
Iluminação: Fabrício Simões
Trilha Sonora original: Marcelo Delacroix e Beto Chedid
Operação de luz e som: Marcos Nicolaiewsky

Duração: 45 minutos
Classificação: 
0 a 3 anos

Pois é, Vizinha…

Datas: 9, 10 e 11 de janeiro
Hora: 21h

Local: Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência,75

Sinopse:

No ano em que comemora 25 anos em cartaz, a comédia, que é uma adaptação de “Una Donna Sola” de Dario Fo e Franca Rame, conta a estória de Maria, uma dona-de-casa trancafiada em casa pelo marido “gauchão”. Um dia se depara com uma vizinha do prédio em frente e desabafa…. Em mais de 700 apresentações, assistido por mais de 200 mil, em cartaz desde 1993, já conquistou 14 prêmios e plateias de todas as idades de norte a sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Esse clássico do teatro gaúcho faz com que o público se identifique e, através de muitos risos, repense e questione a própria vida.

Ficha Técnica:

Do original A Mulher Sozinha de Dario Fo e Franca Rame

Tradução do original Una Donna Sola: Roberto Vignati e Michele Piccoli
Direção, adaptação e atuação: Deborah Finocchiaro
Ator convidado: Leandro Roos Pires

Cenografia: Rafael Silva
Iluminação: Fabrício Simões e Maurício Moura

Figurino: Cléria Finocchiaro
Projeto gráfico: Eloar Guazelli Filho e Cléo Magueta

Duração: 70 minutos

Classificação: 12 anos

Este espetáculo terá tradução para libras em todas as sessões.

Homens de Perto Desgovernados

Datas: 11,12 e 13 de janeiro
Horário: 21h
Local: Teatro da AMRIGS, Av. Ipiranga,5311

Sinopse:

Homens de Perto “Desgovernados” é a terceira incursão de Oscar Simch, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel na sublime arte de fazer rir, utilizando elementos do Teatro de Revista. Desta vez o trio, sempre sob a batuta de Néstor Monastério e com textos de Artur José Pinto, dá ênfase à política nacional. O espetáculo traz cenas e músicas inéditas.

Ficha Técnica:
Autor: Artur José Pinto
Elenco: Oscar Simch, Rogério Beretta, Zé Victor Castiel
Direção: Néstor Monasterio

Duração: 90 minutos
Classificação: 
14 anos

O que terá acontecido a Baby Jane?

Datas: 11, 12 e 13 de janeiro
Horário: 20h
Local: Teatro do SESC, Av. Alberto Bins, 665

Sinopse:

Inspirado no filme de 1962, dirigido por Robert Aldrich e baseado no livro homônimo de Henry Farrel, a trama traz à cena a terrível história das irmãs Hudson. Jane Hudson é uma artista que, quando criança, ficou famosa e conhecida como Baby Jane. Depois de um acidente, ela caiu no ostracismo e, já adulta, vive trancafiada na casa que divide com sua irmã Blanche. Destinada a voltar aos palcos, a atriz vai tentar retomar o personagem que a fez famosa, mesmo que para isso precise passar por cima de algumas pessoas bem próximas. Junto a isso, um grande mistério do passado, que envolve as irmãs Hudson, se torna cada vez mais presente e pode modificar o convívio de ambas.

Este drama psicológico, com pitadas de humor, mostra justamente a rivalidade entre as duas irmãs. Jane foi, quando criança, um sucesso do vaudeville, despertando o ciúme da irmã Blanche. Quando adultas, o cenário se inverte, Blanche é uma estrela de cinema, enquanto Jane não consegue mais se destacar. A peça, portanto, é um brilhante exercício narrativo, cuidadoso na construção dos personagens, de suas relações e, consequentemente, na tensão que permeia toda a produção.

Ficha Técnica:

Adaptação e direção: Zé Adão Barbosa

Elenco: Caio Prates, João Carlos Castanha e Lauro Ramalho

Música original: Everton Rodrigues

Realização: Cia. de Teatro Ridículo

Duração: 60 minutos
Classificação: 
12 anos

SERVIÇO:

Teatros:

O Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), o Instituto Goethe (Rua 24 de Outubro, 112), o Instituto Ling (Rua João Caetano, 440), o Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835), Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311), o Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreira (Av. Érico Veríssimo, 307), o Theatro São Pedro (Praça Mal.Deodoro SN- Centro Histórico) e o Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665).

“Todos os espaços contam com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.”

Neste ano, haverá algumas atividades gratuitas na Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior,375) e na Associação do Centro Cultural Cia de Artes (Rua dos Andradas, 1780).


Valores dos Ingressos:

No Teatro: R$40 inteira

R$32 Clube ZH e Banricompras

R$20 idoso e estudante

R$20 Teatro infantil

Antecipado: R$30 inteira

R$24 Clube ZH e Banricompras

R$20 idoso e estudante

R$20 Teatro infantil


Formas de pagamento e descontos:

Na aquisição de ingressos, antecipado ou na hora, será aceito dinheiro ou débito e crédito das bandeiras aceitas pela Vero, como Banricompras, Mastercard, Visa e Verdecard.

Portadores do Clube do Assinante ZH e do Banricompras terão desconto válido para titular e um acompanhante (dois ingressos por peça), mediante apresentação do cartão ou de comprovante pelo titular.

Estudantes e demais contemplados com descontos de 50% pela Leia Federal da Meia Entrada devem apresentar comprovante determinado pela própria lei, que entrou em vigor em 01/12/2015, decreto nº 8.537 de 5 de outubro de 2015 (que pode ser acessado aqui), que regulamenta a nova lei da meia-entrada (Lei n° 12.933/2013) e o Estatuto da Juventude (Lei n° 12.852/2013).

O Porto Verão Alegre respeita todos os descontos aplicados por essa lei.

A apresentação do comprovante é obrigatória e deve ser feita no momento da compra nos pontos de venda. Quando a compra do ingresso acontecer pela internet, o comprovante deve ser entregue na bilheteria dos teatros no momento da troca do voucher pelo ingresso.

Política de troca de ingressos:

Os ingressos poderão ser trocados, sendo comprados pela internet ou nos pontos de venda, em até sete dias após a data da compra, 24 horas antes do início do espetáculo, não havendo exceções. Informações completas sobre como proceder estão no site www.portoveraoalegre.com.br.


Pontos de Venda:

A compra antecipada dos ingressos pode ser feita nos dois já tradicionais pontos:

– no 3o andar do Praia de Belas Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos das 13h às 19h.

– no Casarão Verde – loja 133 – do DC Shopping – de segunda a sexta, das 10h às 19h.

A novidade, neste ano, é que os ingressos antecipados para todos os espetáculos (exceto os que estão em cartaz no Theatro São Pedro e no Bourbon Country) também poderão ser comprados nas bilheterias dos seguintes teatros – Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Instituto Goethe, Teatro de Arena, Teatro da AMRIGS, Teatro Renascença, Teatro do SESC e Sala Álvaro Moreira -, nos dias em que os espetáculos do Porto Verão Alegre tiverem sessões, duas horas antes delas começarem. 

Os ingressos que sobrarem também poderão ser adquiridos nas bilheterias dos respectivos teatros duas horas antes do horário de início das sessões.

Vendas online:

As vendas acontecem pelo site www.portoveralegre.com.br (com cobrança de taxa de 20% sobre o valor do ingresso). As vendas dos ingressos encerram-se às 13h do mesmo dia da sessão do espetáculo comprado. Para compras via internet serão aplicados os mesmos descontos para compras em pontos físicos, incluindo os da Lei Federal da Meia Entrada e o Banricompras, com exceção do Clube do Assinante.  As formas de pagamento para compra via internet são aceitas todas as modalidades de pagamento aceita pelo Pagseguro, detalhadas no site de vendas.

Exceção:

Os espetáculos apresentados no Theatro São Pedro terão os ingressos vendidos somente no local tanto de forma antecipada (com valor de antecipado até duas horas antes do espetáculo) como na horaEles não estarão à venda nos demais pontos de venda. Os preços e descontos praticados serão os mesmos dos demais espetáculos. Os horários de venda antecipada no Theatro São Pedro são: nos dias de semana, das 13h até as 18h30, ou até o horário de início do espetáculo. Sábados e domingos das 15h até o horário de início do espetáculo. Também é possível comprar esses ingressos pela Internet pelo site https://vendas.teatrosaopedro.com.br/ (forma de pagamento no crédito com Visa e Mastercard). As formas de pagamento na bilheteria do teatro são em dinheiro, Visa (débito), Mastercard (débito) e Banricompras (débito).

Os descontos praticados pelo Porto Verão Alegre – beneficiários da Lei Federal da Meia Entrada, clientes Banricompras e Clube do Assinante – serão práticos para os espetáculos do Theatro São Pedro também.

O espetáculo apresentado no Teatro do Bourbon CountryAlcemar a Mascada Perdida, somente será vendido na bilheteria do local na Av. Túlio de Rose, 80. Os horários para compra antecipada são de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h. Na hora, é possível comprar ingressos com preço de antecipado até duas horas antes do espetáculo e se sobrarem ingressos da venda antecipada. As formas de pagamento na bilheteria do Teatro do Bourbon Country são diversas. No site é possível verificar todas. A compra pela internet de Alcemar e a Mascada Perdida pode ser feita pelo site https://www.teatrodobourboncountry.com.br/ .

Os descontos praticados pelo Porto Verão Alegre – beneficiários da Lei Federal da Meia Entrada, clientes Banricompras e Clube do Assinante – serão práticos para o espetáculo em cartaz no Teatro do Bourbon Country.

Sobre o Porto Verão Alegre:

A geração de no mínimo mil empregos diretos, e tantos outros indiretos, retrata uma das características de uma iniciativa que chega ao 19º ano em 2018 e que foi responsável por mudar o hábito dos gaúchos no verão. A realização ininterrupta do Porto Verão Alegre é responsável pela disseminação da ideia de que teatro é para todos. Com uma audiência cativa e formada por pessoas entre oito e 80 anos, vindas de diversas cidades do Estado, o Porto Verão Alegre – que passou a incluir outras atividades artísticas, além de gratuitas, ao longo dos anos – já atraiu mais de meio milhão de pessoas, média de 40 mil pagantes por edição, e vem aumentando ano após ano. O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino Produções, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Claudia D’Mutti.