Comemorando 25 anos desde a sua estréia como profissional, período ao longo do qual se tornou um dos mais importantes violonistas classicos brasileiros. Mais do que isso: com uma sólida carreira internacional, o violonista Carlos Bica compartilha sua extraordinária musicalidade com o público de seu País, ao longo de uma série de concertos que serão realizados em importantes salas do Brasil. O primeiro concerto acontece em Porto Alegre no Teatro Nilton Filho, onde fez sua estréia a 25 anos atrás, o concerto vai ser apresentado também nas cidades de Caxias do Sul na Casa de Cultura e na Sala Guiomar Novaes no Rio de Janeiro.
Ainda nas comemorações o violonista está preparando uma gravação na Espanha, onde reside atualmente, que será lançado em de 2018, marcando sua trajetória. Durante esta temporada o violonista, estará disponibilizando em sua Web videos de uma música gravada no concertó em Madrid que será realizado dia 10 de junho.
No programa o violonista Brasileiro estará apresentando os principais compositores da música clásica universal, em especial a obra de dois dos mais importantes compositores brasileiros H. Villa-Lobos, com os 5 Prelúdios que partem da própria geografia do violão e das posibilidades harmônico-textuais por ela sugeridas para concretizar sua inserção no debate estético da época. Da morte de Villa-Lobos até hoje, ese reconhecimento só fez aumentar; ele é provavelmente o compositor do século XX mais tocado ao violão e as repetidas gravações de sua obra superam em número praticamente todos os compositores brasileiros subsequentes, e Cesar Guerra-Peixe, que escreveu seus preludios inspirado nos ritmos brasileiros, e o preludio escolhido é o 5 onde explora através das seis cordas o ritmo típico Nordestino. Na primeira parte interpretará compositores espanhóis que fazem parte de sua trajetória, em especial a inesquecível Asturias do compositor Isaac Albeniz.
Carlos Bica, radicado na España, excelente guitarrista brasileiro, desenvolve uma intensa atividade como intérprete nos países da América Latina e Europa. É um grande investigador da historia e repertorio de seu instrumento, gravou CDs e DVDs com obras dos compositores mais importantes da América Latina e compositores da música renacentista e romântica pela América e por selos europeos, realizou inumeraveis recitais multimedia, como solista e músico de cámara, conjugando artes como a danza, a pintura e a poesía a música, seus programas sempre inquietantes e inovadores, se encontra em uma posição única entre os violonistas de concerto de hoje. Por um lado, através de sua postura artística, que pertence a ‘viejaescuela’, fiel a obra original e inflexivel em sua busca da verdade na música. Por otro lado, seu amplo éxito leva seu reconhecimento muito máis longe que só no mundo do violão.
Serviço:
Carlos Bica 25 anos – Uma Orquestra de seis cordas
Quando: 25 de maio
Hora: 20h
Onde: Teatro Nilton Filho Rua Grão Pará, 179
Entrada franca até completar o aforo
Deixe um comentário