Ubiratan Carlos Gomes se apresenta no Chapéu Acústico nesta terça (2)

Foto: Divulgação

O Multi artista Ubiratan Carlos Gomes nos apresenta nesta edição do Projeto Chapéu Acústico seu espetáculo: “Nos braços da encantada”.

Com um repertório marcado pela viola caipira, passando por Elomar, Chico Maranhão, Almir Sater, entre outros e composições próprias, incluindo parceria com o Poeta Mário Pirata, e cancioneiro popular de domínio público, propondo uma viajem a um Brasil singelo e ao mesmo tempo profundo, em sua sabedoria e musicalidade. Instrumento musical por excelência do meio rural, a viola caipira é o símbolo da música popular brasileira.

O show contém repertório variado que vai desde canções do Grupo Santa Preguiça (banda que o artista foi um dos criadores, junto com seu irmão gêmeo Tiarajú Carlos Gomes e o flautista Texo Cabral, na década de 70, quando ainda residiam em Cachoeira do Sul), Para compor Nos Braços da encantada Ubiratan convidou Marcelo Cougo, baixo e violão; Davi Pacote, baixo e violão e Fabiano Derback, na percussão.

Ubiratan Carlos Gomes, natural de Cachoeira do Sul, é um multiartista. Junto com seu irmão gêmeo Tiarajú Carlos Gomes, desde cedo desenhavam, pintavam, tocavam e faziam teatro.

Em 1977 formaram o grupo musical Santa Preguiça, formado pelos gêmeos e Texo Cabral. Com esse grupo, vieram para a capital. Aqui participaram de vários espetáculos musicais coletivos. Um dos mais importantes desses foi pela libertação dos presos políticos da Ilha de Itamaracá.

Em 1984, os gêmeos fundaram o grupo Anima Sonho de teatro de bonecos. O grupo foi destaque a nível nacional e internacional, passando por países como Uruguai, Argentina, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Itália e Japão.

Em 2012, Ubiratan retoma seu contato com a viola. Apaixonado pela música caipira, Bira vai buscar nos baús de sua memória as canções que nortearam sua vida até os dias de hoje. Nesse caminho, há encontros com Elomar, Chico Maranhão, Uxía Senlle, Socorro Lira, entre outros.

Em 2018, fazem uma exposição TIarajú (in memorian) e Ubiratan na sala de exposições do Theatro São Pedro, onde apresenta também a peça de bonecos.

SERVIÇO:
Dia 02 outubro de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
com entrada franca.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).