Tatiéli Bueno promove Tributo a Mercedes Sosa no último Chapéu Acústico de outubro
Os cabelos negros e a voz marcante de contralto, alguns dos predicados da cantora argentina Mercedes Sosa, encontram espelho em Tatiéli Bueno, que presta tributo a “La Negra” e apresenta grandes clássicos do vasto repertório da cantora argentina, como: “Duerme Negrito”, “Volver a los 17”, “Gracias a la Vida” e “Solo Le Pido a Dios”, interpretados por Mercedes durante sua exitosa carreira, dedicada principalmente à música folclórica e latino-americana. Dentro do projeto Chapéu Acústico, o show ocorre no dia 31 de outubro (terça), às 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), com contribuição espontânea.
Acompanhada de Lazaro Nascimento (violão) e Rafael de Boni (acordeon), interpretará 16 canções. São elas: “Como La Cigarra”, “Solo Se Trata de Vivir”, “El Cocechero”, “Maria Vá”, “Agitando Pañuelos”, “Duerme Negrito”, “Agua, Fuego, Tierra y Viento”, “Chacarera de um Triste”, “Zamba Para Olvidar”. “Alfonsina y El Mar”, “Piedra y Camino”, “Solo de Pido a Dios”, “Gracias a la Vida”, “Canción com Todos”, “Volver a los 17” e “Deyame que me Vaya”.
Mercedes, também conhecida como a “voz de uma maioria silenciosa” e a “voz da América Latina”, optou desde cedo por um repertório que mesclava lirismo e protesto político, tornando-se um dos principais expoentes do movimento “Nuevo Cancioneiro”, que pretendia redescobrir as raízes da música folclórica e, ao mesmo tempo, denunciar a desigualdade social e as injustiças na América Latina. Tatiéli Bueno, que também se dedica a interpretação da música latino-americana, vive a personagem, e em meio a um cenário portenho, apresenta todo o roteiro do tributo em espanhol e leva o público a momentos de fortes e emocionantes recordações.
Tatiéli Bueno
Entra no cenário musical buscando a representatividade e valorização da voz feminina na interpretação da música latina e sul-brasileira. Em meio a diversas influências musicais, quebra as barreiras do gênero e proporciona novas sonoridades a reconhecidas canções. A cantora brilha em cena, participando de diversos eventos culturais e registros musicais com grandes nomes da música do RS, como Neto Fagundes, Luiz Marenco, Daniel Torres, Loma, Shana Muller, Sperandires, Tchê Guri, Cristiano Quevedo, entre outros, conquistando assim, visibilidade nos palcos de todo o país. Além de participar da Festa Nacional da Música, de concursos e festivais no estado, participou de eventos nacionais e internacionais divulgando seu trabalho e a cultura sulina, na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Uruguai, Chile, Argentina e Espanha.
Chapéu Acústico
Idealizado pelo fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da BPE – instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) – com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.
Confira os vídeos do espetáculo:
https://www.youtube.com/watch?v=l2G-A_WgnvU
https://www.youtube.com/watch?v=b-uEBWszxfI https://www.youtube.com/watch?v=sriv2rr4vyc
Serviço:
Dia: 31 de outubro de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Contato: Com o produtor Marcos Monteiro (telefones 3013-2236 e 9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br).
Contribuição espontânea.