• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

‘Suite para Flauta e Jazz Piano’ de Claude Bolling é atração do próximo Chapéu Acústico na BPE

dezembro 11, 2018 By Redação Deixe um comentário

A ideia de preparar o concerto “Suite para Flauta e Jazz Piano”, do compositor francês Claude Bolling, surgiu durante a apresentação de Dúnia e Artur Elias no Chapéu Acústico, em maio último. Após cinco meses de exaustivos ensaios e preparações, é chegada a hora de coroar o final de 2018 com chave de ouro, no projeto que ocorre na Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190), em uma parceria com o produtor Marcos Monteiro. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

Para dar vida a essa obra tão difícil de ser executada, dois dos instrumentistas mais versáteis do RS, os irmãos Artur Elias e Dunia Elias – flautista e pianista, respectivamente – que já eram parceiros musicais predestinados desde o berço, apoiados por um dos mais talentosos bateristas do Estado, Bruno Braga, contaram com o baixo acústico de Rafael Figueiredo. O resultado ficou simplesmente imperdível!!!

A “Suite For Flute And Jazz Piano” foi composta por Claude Bolling e gravada em 1975, pelo seu trio (piano, baixo acústico e bateria), junto com o flautista francês Jean-Pierre Rampal. Em 2018 a obra completa 43 da gravação e ainda continua um sucesso mundial. Nos EUA, o álbum foi indicado em 1975 para o prêmio Grammy de Melhor Performance de Música de Câmara . Uma gravação de vídeo de Bolling e Rampal tocando a Suite foi gravada em 1976, no Palácio de Versalhes (França), e lançada no disco de vídeo “LaserVision” e em vídeo. Eventualmente, sob o título, “Suite for Flute e Jazz Piano Trio” , os CD e DVD digitais das versões das respectivas gravações de áudio e vídeo também foram lançadas em todo mundo.

DUNIA ELIAS

Pianista clássica de formação, compositora, atriz-pianista e músico terapeuta. Conta com diversos prêmios conquistados, como no I Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo/SP); XI Musicanto Latino-Americano (Melhor Música Instrumental); I Festival de Música Instrumental do RS (2º lugar, com “Luzazul”); Prêmio Plauto Cruz no Concurso de Choro de Porto Alegre 2005 (com “Choro Pampeano”); Concurso de Choro da Oficina de Música de Curitiba (1º lugar, com “O Choro do Bugio”); 13º Festival de Música de Porto Alegre (2º lugar, com “Candombe no Bomfim”). Entre seus parceiros regulares estão Hique Gomez (espetáculos “TãnTãngo” e “Hique Gomez e Seus Personagens”), Carlitos Magallanes e o grupo Tango’s Show. Gravou dois CDs autorais: “Ao Sul” e “Batalhão das Letras”, sobre poema de Mario Quintana. Atualmente planeja um terceiro CD solo.

ARTUR ELIAS

Aos 19 anos tornou-se 1º flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Premiado em vários concursos nacionais, participou de recitais e concertos como solista, em várias orquestras brasileiras; também com intensa atividade como camerista. Egresso da Escola de Música da OSPA, concluiu graduação no Instituto de Artes (UFRGS) e aprofundou seus estudos em Stuttgart (Alemanha), onde viveu por quase três anos. Percorre com naturalidade terrenos diversos, como a música de vanguarda, a música barroca (interpretada com instrumentos de época) e a música popular sul-americana. Camerista nato, fundou diversos ensembles que marcaram o cenário musical gaúcho nas últimas décadas: Duo Porto Alegre, Trio Tonus, Duo Diálogos, Collegium Musicum, Capela Instrumentale, Quarteto Instrumental, Ensemble Gnattali, entre outros. Em 2005 foi indicado ao Prêmio Açorianos nde Música a categoria Melhor Instrumentista. Com apoio do Ministério da Cultura, em 2010 fez turnê com o Ensemble Gnattali, na Alemanha e Suíça. É colaborador freqüente do Studio Clio, onde tem realizado diversos projetos de música de câmara, música antiga, além de integração com outras artes.

CHAPÉU ACÚSTICO

Realizado conjuntamente pelo produtor Marcos Monteiro e Biblioteca Pública do Estado (BPE) – instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) – o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco, com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentarem a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação, como acontece nas performances de rua.

Serviço:
Dia: 11 de dezembro de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 ou com o produtor, via e-mail duearth@terra.com.br.
Agendamento de entrevistas: Com Marcos Monteiro – telefones 3013-2236 e 9935-0608.
Contribuição espontânea.

Arquivado em: Música

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login