Solon Fishbone e Ale Ravanello realizam shows gratuitos neste sábado
Nas próximas duas semanas Porto Alegre vai viver uma imersão de jazz e blues. Cinco apresentações gratuitas estarão sendo oferecidas na região do 4º Distrito, no Distrito Brewpub (Av. Amazonas, 835 – São Geraldo). A primeira delas acontece nesta quinta-feira, 13, com show do detentor de três troféus do Prêmio Açorianos de Música, Oly Jr. Na sexta, 14, rola noite de jazz com Corujazz. E, no sábado, 15, acontece a última edição do Beer´n Blues reunindo talentos de expressão na cena blueseira, unindo Solon Fishbone e o cantor e harmonicista Ale Ravanello na mesma programação. Também se apresentam no sábado a banda Hard Blues Trio e a pianista Mari Kerber.
A programação teve curadoria do proprietário do Distrito Brewpub, Frederico Ottoni, um apaixonado pelo gênero musical e fã dos artistas locais. Com cinco discos lançados e 30 anos de carreira, Solon Fishbone retorna ao palco do Distrito Brewpub no próximo sábado, mas já adotou o local. Fez inclusive seu aniversário na casa recentemente.
Ale Ravanello reside em Porto Alegre e dedica-se à harmônica e ao blues profissionalmente desde 1998, quando passou a integrar e co-fundar a banda Belzeblues. Em 2000, com a extinção da banda Belzeblues, Ale Ravanello e o guitarrista Nicola Spolidoro fundaram a Only For Blues, onde Ale também assumiu a função de vocalista e teve a sua primeira experiência como band leader. A banda Only for Blues teve seu ápice no ano de 2001, quando foi convidada a participar da última edição do Miller Time & Blues Festival, realizado nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, considerado o maior evento do gênero durante a sua existência.
Já o trio hamburguense Corujazz, que se apresenta na sexta (14/12), traz de volta as sonoridades do passado em releituras cheias de identidade. A banda é formada pela guitarra acústica/slide e voz de Matheus Moraes, o rabecão (contrabaixo) e voz de Rodrigo Moraes, e um simples balde de aço, além da gaita de boca e voz de César Augusto. A Corujazz saiu do sótão da casa dos irmãos Moraes para as ruas da região metropolitana de Porto Alegre. Desse sótão, surgiu o grupo musical e também o nome peculiar: a mistura de Jazz e a coruja, um animal de canto suave e hábitos enigmáticos. Inspirado nesse canto da ave noturna, surgiu a proposta de fazer um som com pouco “barulho”. Daí a escolha por instrumentos predominantemente acústicos.
Um reduto bluseiro em Poa
Todos os shows acontecem de forma gratuita e acompanhados de uma tap list de cervejas artesanais, características do local. Há dois anos o empreendimento que nasceu para se tornar a primeira cervejaria regulamentada como brewpub e acabou se tornando algo maior. Um reduto de talentos de blues se constituiu no bairro São Geraldo e mobiliza os amantes deste gênero musical em encontros todas as quintas-feiras no Distrito Brewpub. Uma vez por mês, uma jam com os melhores bluseiros da capital também toma conta do bar e cervejaria na região do quarto distrito de Porto Alegre, quando rola o Beer´n Blues Festival.
Gratuitamente, os artistas locais interpretam o melhor do gênero de BB King, Eric Clapton e outros nomes que inspiram a cena blues autoral do RS. Já passaram pelo palco do Distrito nomes como Solon Fisbone, Andy Serrano, Felipe Lins, Melina Vaz e Sandro Moura. Os grupos Hard Blues Trio, Blues Inside e Blues da Casa Torta também tem cadeira cativa na programação da casa e fazem sucesso com o público fiel que costuma lotar a casa nas quintas.
O primeiro EP do Blues da Casa Torta, intitulado ‘Desventuras’ teve patrocínio do Distrito Brew Pub, que, segundo o proprietário Frederico Ottoni, faz questão de ser um empresário amigo do desenvolvimento cultural da cidade. “