A terceira edição da série témpano américa apresentará ao público do Unimúsica um pouco da cena musical da província argentina de Entre Ríos. No concerto que acontece no dia 13 de setembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS, Sebastián Macchi Trío + Carlos Aguirre solo mostrarão um repertório de músicas e canções que expressam a profunda ligação dos artistas com a cultura e paisagem ribeirinhas da cidade de Paraná, capital daquela região. No dia 12, também às 20h, os músicos participam de Audição Comentada na Sala Fahrion.
O projeto desenvolvido pelos artistas Sebastián Macchi (piano e voz), Carlos Aguirre (baixo) e Gonzalo Díaz (bateria) começou em 2015 como um fruto do vínculo de amizade e de estilos musicais semelhantes, equilibrando delicadamente a palavra cantada, o instrumental e a improvisação. As composições retratam a complexidade da vida contemporânea seguindo certa liberdade estética e de linguagem. A mistura trazida por Macchi continua com a sua experiência em terras brasileiras. O artista viveu entre 2007 e 2010 no Rio de Janeiro, onde teve diversas experiências na cena musical fluminense. Ainda atuou em projetos com diversos artistas, como Fernando Silva e Claudio Bolzani, no trio Luz de Agua, resultando no lançamento dos discos Poemas de Juan L. Ortiz: canciones (2005) e Otras canciones (2015).
Parceiro de Macchi no trio, o experiente pianista, compositor e arranjador Carlos Aguirre terá, neste concerto, um momento solo para apresentar ao público do Unimúsica suas criações, nas quais se fundem, com originalidade, a maestria técnica de sua formação clássica e sonoridades jazzísticas e latino-americanas.
Série témpano américa
Depois do ciclo lusamérica, canções, de 2013, em que se dedicou ao rico cancioneiro da língua portuguesa, mesclando em sua programação artistas lusitanos e brasileiros, o Projeto Unimúsica da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS volta-se agora para a produção musical latino-americana. Através da série témpano américa, o Unimúsica 2018 recebe em seu palco, em iniciativa inédita, músicos de países como Uruguai, Peru, Argentina, Venezuela, Colômbia e Chile, além do Brasil.
Témpano é a palavra que, no idioma espanhol, designa iceberg: superfície imensa e oculta que poderá ir se desvelando aos poucos com os cantos, ritmos e instrumentos trazidos por esses jovens artistas – todos, a seu modo, inovadores, mas também comprometidos com a herança continental. A curadoria do projeto neste ano é de Benjamim Taubkin, Demétrio Xavier, Leonardo Croatto e Lígia Petrucci.
O projeto Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.
Deixe um comentário