Santander Cultural recebe o saxofonista Leo Gandelman e o violonista João Camarero
Amanhã, dia 26 de agosto, às 17h, a unidade de cultura do Santander em Porto Alegre traz o duo de música instrumental brasileira que reúne os músicos Leo Gandelman e João Camarero. Pela primeiro vez no palco do Santander Cultural, a dupla apresenta um repertório que reúne Espinha de Bacalhau e Chorinho em Aldeia, de Severino Araújo, Ternura, de K-Ximbinho, e Amphibious, de Moacyr Santos, entre outros clássicos.
Leo Gandelman é adorado pelo grande público jovem e pop, e também pelos fãs de MPB; além de ter associado seu nome a excelência e o virtuosismo da música de concerto, em performances com orquestras e recitais de câmara. Aos quinze anos, Leo já era solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou em mais de mil gravações, foi eleito durante quinze anos consecutivos o melhor instrumentista brasileiro pelo concurso Diretas na Música, do Jornal do Brasil. Sua carreira teve grande repercussão também nos EUA, com direito a seis temporadas de casa cheia no Blue Note, de Nova Iorque. Foi solista da Orquestra Sinfônica Brasileira no Lincoln Center e no Central Park, também da Orquestra Sinfônica da Bahia, de Ribeirão Preto, de Brasília, com a OSESP e Orquestra Sinfônica Petrobras. Já gravou vinte e um discos e três dvds, tendo vendido mais de quinhentas mil cópias. Em 2007, com o cd Radamés e o Sax ganhou o Prêmio TIM como melhor instrumentista e melhor produtor. Já fez parcerias com alguns dos principais nomes da música nacional, como Egberto Gismonti, Toninho Horta, Wagner Tiso, Cesar Camargo Mariano e internacional, como Chucho Valdés e Bernard Purdie. Foi, durante seis anos, curador e diretor musical do Festival Búzios Jazz e Blues, além de participar de importantes festivais pelo mundo, como o Moscow City Jazz. Gravou com alguns dos principais nomes da MPB, criou diversas trilhas para cinema e televisão e, atualmente, é diretor artístico, roteirista e apresentador do programa Vamos Tocar, do Canal BIS (Globosat).
Apontado pela crítica como um dos principais nomes da nova geração do violão brasileiro, João Camarero lançou em 2016, CD homônimo, primeiro disco solo de sua carreira, pela Acari Records. O álbum, produzido por Camarero e Júnior Pita, consolida o jovem músico como um virtuose do violão de sete cordas. Nascido em Ribeirão Preto – SP, João Camarero se criou na cidade de Avaré – SP, onde iniciou seus estudos na música aos oito anos e no violão aos quinze. Estudou no Conservatório de Tatuí́-SP (2008-2009) e na Escola Portátil de Música (2011-2012), onde hoje atua como professor e monitor. Vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2015 e do Concurso Novas – 3, apresentou-se em diversos países como Japão (turnê em duo com João Lyra – 2015), França (Bando do Chorão – 2009), Alemanha (turnê com a Camerata Violões e Cia, do Conservatório de Tatuí́ – 2008), Itália (Choro Internacional de Torino – 2008) e EUA (The Mandolin Symposium, Universidade da Califórnia – 2012 e Jazz at the Plaza, Nova Iorque – 2013). Tocou ao lado de grandes nomes da música, em concertos e gravações, como Altamiro Carrilho, Leny Andrade, Yamandu Costa, Zélia Duncan, Danilo Caymmi, Agnaldo Rayol, Élton Medeiros, Cristina Buarque, Nailor Proveta, Mike Marshall, Ademilde Fonseca, entre outros. Como compositor, tem parcerias com grandes nomes da música popular brasileira, como Paulo César Pinheiro e Cristóvão Bastos. Já participou da gravação de mais de trinta discos, como músico, arranjador ou diretor musical.