Rochinha Quinteto e convidados interpretam clássicos da música brasileira e internacional na BPE

Foto: Marcos Monteiro

No projeto Chapéu Acústico, que acontece todas as terças feiras, na Biblioteca Pública do Estado (BPE), Rochinha Quinteto e convidados darão ênfase à melodia, no show que farão no dia 18 de julho, a partir das 19h, no Salão Mourisco. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

O trompetista se apresenta com Luiz Mauro Filho ao piano, Dinho no violão, Fernando do Ó na percussão, Éverson Vargas no baixo e como convidados especiais, a dupla de cantores Paulo & Adriana. O repertório contempla clássicos da música brasileira e internacional, em temas de Michel Legrand, João Donato, Gershwin e Gino Paolo, entre muitos outros. A apresentação ocorre no projeto com curadoria do fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, que conta com performances de músicos dispostos a movimentarem a cena local, sem depender de verba pública ou privada. Não há cobrança de ingressos, e o chapéu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.

Luiz Fernando Rocha, conhecido como Rochinha, tem tocado com vários artistas ao longo sua trajetória musical. Gravou com Geraldo Flach, Jerônimo Jardim, grupo Delicatessen entre outros, além de ter participado por mais de 20 anos do grupo Jazz 6, com o escritor Luiz Fernando Veríssimo com o qual registrou cinco CD’s. Ao longo destes anos participou de diversos festivais de jazz internacionais, como o Festival Internacional de Jazz de Port-au-Prince (Haiti), onde se apresentaram na mesma noite dos jazzistas Richard Bonna e Brandford Marsalis.

Com 71 anos, começou com 17 anos como músico dos famosos bailes da Reitoria dos anos 1960. Até hoje continua tocando e atravessando várias gerações e mantendo contato com os músicos que fazem a noite de Porto Alegre. Segundo Rochinha, “a música elimina a barreira do tempo” e é comum o músico se apresentar com uma geração de jovens que o tratam pelo diminutivo do seu sobrenome. E ele se sente bastante à vontade no meio da gurizada. O lado mágico da música.

Serviço:
Dia: 18 de julho de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190).
Informações e entrevistas:Com o produtor Marcos Monteiro (fones 3013-2236/9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br)
Contribuição espontânea.