Quilombo Montigente canta Porto Alegre com Gil Collares e banda

No mês das comemorações farroupilhas o Projeto Quilombo Montigente, parceria entre o Coletivo Montigente e o CCCEEEEV, traz uma noite de celebração da música produzida em Porto Alegre com Gil Collares e banda, e o lançamento do Livro “Bom fim, 357” da escritora Lilian Zieger. No show, Gil interpreta canções de ícones da MPB gaúcha como Lupicínio Rodrigues, Elis Regina, Bebeto Alves, Nei Lisboa, Kleiton e Kledir entre outros e outras. Além de Gil Collares, a banda conta com bateria de Cássio Machado, violão de Gian Becker e baixo acústico de Ezequiel De Paula. Após o show, um coquetel para comemorar conhecer as aventuras de “Bom fim, 357”, uma vida percorrida nas trilhas do Bairro Bom fim em Porto Alegre.

Foto: Divulgação

Sobre “Gil Collares”

Um dos criadores do Quilombo Montigente, é formado em teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atua como cantor, ator e diretor de teatro. No início de 2016 estreou o Show Negras Vozes, em homenagem aos cantores e compositores negros da MPB. Dentro do cenário teatral recebeu, em 2015, o Prêmio Comenda João Cândido Personalidades Negras na categoria Artista pelo desempenho no Musical Encanto Zumbi e já foi indicado aos Prêmios Zumbi da Assembléia Legislativa e Luiza Bairros de Ações Afirmativas da UFRGS. Personalidade nacionais da TV como Raul Gil e Patrícia Abravanel já renderam elogios a voz e performance do cantor que vem crescendo no cenário artístico de Porto Alegre.

Sobre Lilian Zieger

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras; Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Faculdade Portal/RS); Supervisão Escolar (FAPA) e Alfabetização e Literatura Infantil, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília e Doutora em Psicologia Evolutiva da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Autora de 28 livros e vários artigos científicos, Diretora da Revista Científica IGES em Revista.

A ação Quilombo Montigente foi criada pelo Coletivo Montigente e tem como objetivo apresentar todo mês um espetáculo protagonizado por artistas negros no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo. O Projeto já esta na sua 3º edição e já teve grande êxito de público nas edições anteriores. Em 2016 foi tema do Programa Nação na TVE-RS e tornou-se um ponto cultural dos artistas negros de Porto Alegre.
Também é objetivo do projeto dar visibilidade aos artistas negros e, com isso, incentivar a participação da população negra nos espetáculos encenados nos teatros centrais da cidade. Visibilidade, cidadania, respeito. É a arte ressaltando valores, sendo instrumento de consciência e valorização.

Serviço:
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo
Rua dos Andradas, 1223
Quando: 28 de setembro, a partir das 19h
Quanto: Entrada franca
(Retirada de senhas na IGES – Instituto Gaúcho de Educação Superior (Av. Borges de Medeiros, 308 sala 124, em horário comercial)