Quarteto de metais da Ospa estreia na Série Música no Museu

Foto: Mariana Sirena
Foto: Mariana Sirena

No dia 6 de novembro, domingo, as artes visuais e a música de câmara se encontram em uma eclética tarde na Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). A partir das 16h30, o Grupo de Trombones e Tuba da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre interpreta obras tradicionais para a formação, arranjos especiais e, também, peças mais recentes. O cenário é a exposição “Zoraiva Bettiol – o lírico e o onírico”, que reúne obras da artista gaúcha. Composto por José Milton Vieira (trombone), Wilians Wagner (trombone), Julio Rizzo (trombone) e Wilthon Mattos (tuba), músicos da sinfônica, o quarteto faz sua estreia neste evento, o nono recital da Série Música no Museu da Ospa. A entrada é franca.

O programa

O repertório inicia com arranjos de obras que nos remetem à música sacra: “Três motetos”, do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896), e “Achieved Is the Glorious Work”, parte do oratório “The Creation” de Joseph Haydn (1732-1809). Uma peça do francês Claude Debussy (1862-1918), “La Fille Cheveux de lin”, dá continuidade à apresentação.

Na sequência, o quarteto interpreta “Etre ou ne pas etre” do também francês Henri Tomasi (1901-1971). Para encerrar o recital, os instrumentistas dão destaque a composições e arranjos do brasileiro Gilberto Gagliardi: “Cantos Nordestinos”, “Dança Antiga” e “Garota de Ipanema” fecham o programa.

O Grupo

José Milton Vieira: ganhador do primeiro prêmio e do prêmio do público no prestigiado Concurso Internacional “Città di Porcia” (Itália-2015), vem se destacando como um grande nome da nova geração do trombone brasileiro. Venceu certames como o “Lewis Van Haney Philharmonic Prize” (Paris, 2012) e o Pré–Estreia (TV Cultura-SP, 2011). Recebeu o Special Prize pela melhor interpretação da peça comissionada para trombone do 64º Internationaler Musikwettbewerb der ARD (Alemanha, 2015). Especializou-se na Julliard Music School. É Trombone Solo da Ospa.

Wilians Wagner Vieira Rocha: primeiro trombone da Ospa, Willians começou seus estudos em Itapeva (SP). Estudou no Conservatório Dramático de Tatuí Dr. Carlos de Campos, com os mestres Marcelo de Jesus da Silva e Alan de Lima Palma. Foi professor do Projeto Guri (SP), que promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Participou de diversos festivais no Brasil e em países da América Latina.

Julio Rizzo: integrante da Ospa desde 1990, estudou na Universidade da Georgia (EUA), tornando-se membro honorário do The University of Georgia Trombone Choir. Foi professor do programa pedagógico Winds of the Moon da American Wind Symphony Orchestra, e selecionado para audição de segundo trombone do Metropolitan Opera Orchestra (Nova Iorque). Na França, aperfeiçoou-se na École Nationale de Musique de La Ville de Colmar. Além do trabalho erudito, tem atuação em música popular, incluindo turnês e gravações com Arthur de Faria & Seu Conjunto, Claúdio Levitan, Gelson Oliveira e grupo Quartchêto.

Wilthon Matos: iniciou seus estudos musicais em Belém do Pará. Integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará, onde fez sua formação. Aperfeiçoou-se no Conservatório Carlos Gomes. Foi tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em 1999, participou dos Novos Talentos Brasileiros no Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, obtendo o Prêmio Revelação, Melhor Jovem Tubista Brasileiro. Foi professor de tuba e eufônio do Instituto Estadual Carlos Gomes. É tubista solista da Ospa.

A série

Uma das grandes novidades na programação da Ospa em 2016, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS.

Dica – Quem for ao recital poderá visitar, além da exposição de Zoraiva Bettiol, as mostras em cartaz no Museu: “É Vida! AGAPAN – 45 Anos”, “Origem – Retratos de Família no Brasil – Fifi Tong”, “Página Viva!”, e “Artistas estrangeiros na Coleção do MARGS”.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Corsan. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Ospa | Série Música no Museu | Recital do Grupo de Trombones e Tuba

Quando: 06 de novembro de 2016, domingo, às 16h30
Onde: MARGS Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Bruckner, A.: Três motetos (Arr. Sauer)
Haydn, J.: Achieved Is the Glorious Work (Arr. D. Miller)
Debussy, C.: La Fille Cheveux de lin (Arr. T. Horch)
Tomasi, H.: Etre ou ne pas etre
Gagliardi, G.: Cantos Nordestinos, Dança Antiga, Garota de Ipanema

Apresentação: Grupo de trombones e tuba da Ospa, formado por José Milton Vieira (trombone), Wilians Wagner (trombone), Julio Rizzo (trombone) e Wilthon Mattos (tuba).