• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Quarteto de metais da Ospa estreia na Série Música no Museu

outubro 31, 2016 By Milton Ribeiro Deixe um comentário

Foto: Mariana Sirena
Foto: Mariana Sirena

No dia 6 de novembro, domingo, as artes visuais e a música de câmara se encontram em uma eclética tarde na Pinacoteca do Museu de Arte do RS Ado Malagoli (MARGS). A partir das 16h30, o Grupo de Trombones e Tuba da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre interpreta obras tradicionais para a formação, arranjos especiais e, também, peças mais recentes. O cenário é a exposição “Zoraiva Bettiol – o lírico e o onírico”, que reúne obras da artista gaúcha. Composto por José Milton Vieira (trombone), Wilians Wagner (trombone), Julio Rizzo (trombone) e Wilthon Mattos (tuba), músicos da sinfônica, o quarteto faz sua estreia neste evento, o nono recital da Série Música no Museu da Ospa. A entrada é franca.

O programa

O repertório inicia com arranjos de obras que nos remetem à música sacra: “Três motetos”, do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896), e “Achieved Is the Glorious Work”, parte do oratório “The Creation” de Joseph Haydn (1732-1809). Uma peça do francês Claude Debussy (1862-1918), “La Fille Cheveux de lin”, dá continuidade à apresentação.

Na sequência, o quarteto interpreta “Etre ou ne pas etre” do também francês Henri Tomasi (1901-1971). Para encerrar o recital, os instrumentistas dão destaque a composições e arranjos do brasileiro Gilberto Gagliardi: “Cantos Nordestinos”, “Dança Antiga” e “Garota de Ipanema” fecham o programa.

O Grupo

José Milton Vieira: ganhador do primeiro prêmio e do prêmio do público no prestigiado Concurso Internacional “Città di Porcia” (Itália-2015), vem se destacando como um grande nome da nova geração do trombone brasileiro. Venceu certames como o “Lewis Van Haney Philharmonic Prize” (Paris, 2012) e o Pré–Estreia (TV Cultura-SP, 2011). Recebeu o Special Prize pela melhor interpretação da peça comissionada para trombone do 64º Internationaler Musikwettbewerb der ARD (Alemanha, 2015). Especializou-se na Julliard Music School. É Trombone Solo da Ospa.

Wilians Wagner Vieira Rocha: primeiro trombone da Ospa, Willians começou seus estudos em Itapeva (SP). Estudou no Conservatório Dramático de Tatuí Dr. Carlos de Campos, com os mestres Marcelo de Jesus da Silva e Alan de Lima Palma. Foi professor do Projeto Guri (SP), que promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Participou de diversos festivais no Brasil e em países da América Latina.

Julio Rizzo: integrante da Ospa desde 1990, estudou na Universidade da Georgia (EUA), tornando-se membro honorário do The University of Georgia Trombone Choir. Foi professor do programa pedagógico Winds of the Moon da American Wind Symphony Orchestra, e selecionado para audição de segundo trombone do Metropolitan Opera Orchestra (Nova Iorque). Na França, aperfeiçoou-se na École Nationale de Musique de La Ville de Colmar. Além do trabalho erudito, tem atuação em música popular, incluindo turnês e gravações com Arthur de Faria & Seu Conjunto, Claúdio Levitan, Gelson Oliveira e grupo Quartchêto.

Wilthon Matos: iniciou seus estudos musicais em Belém do Pará. Integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará, onde fez sua formação. Aperfeiçoou-se no Conservatório Carlos Gomes. Foi tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em 1999, participou dos Novos Talentos Brasileiros no Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, obtendo o Prêmio Revelação, Melhor Jovem Tubista Brasileiro. Foi professor de tuba e eufônio do Instituto Estadual Carlos Gomes. É tubista solista da Ospa.

A série

Uma das grandes novidades na programação da Ospa em 2016, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS.

Dica – Quem for ao recital poderá visitar, além da exposição de Zoraiva Bettiol, as mostras em cartaz no Museu: “É Vida! AGAPAN – 45 Anos”, “Origem – Retratos de Família no Brasil – Fifi Tong”, “Página Viva!”, e “Artistas estrangeiros na Coleção do MARGS”.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Corsan. Apoio: Ipiranga e Thyssenkrupp. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Ospa | Série Música no Museu | Recital do Grupo de Trombones e Tuba

Quando: 06 de novembro de 2016, domingo, às 16h30
Onde: MARGS Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
Bruckner, A.: Três motetos (Arr. Sauer)
Haydn, J.: Achieved Is the Glorious Work (Arr. D. Miller)
Debussy, C.: La Fille Cheveux de lin (Arr. T. Horch)
Tomasi, H.: Etre ou ne pas etre
Gagliardi, G.: Cantos Nordestinos, Dança Antiga, Garota de Ipanema

Apresentação: Grupo de trombones e tuba da Ospa, formado por José Milton Vieira (trombone), Wilians Wagner (trombone), Julio Rizzo (trombone) e Wilthon Mattos (tuba).

Arquivado em: Música

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login