O baixista, compositor e arranjador Edu Martins está à frente do grupo que leva seu nome, formado por Marquinhos Fê, na bateria; Luiz Mauro “Maurinho” Filho, no piano e Tuti Rodrigues, na percussão, que se apresentará no projeto Chapéu Acústico, dia 27 de novembro (terça), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE). O repertório se dividirá entre composições originais e clássicos da MPB, como “Maria Maria” (Milton Nascimento), ”Garota de Ipanema” (Tom & Vinícius), “Sina” (Djavan), “Palco” (Gil), Corsário (João Bosco), entre outros. As canções terão arranjos ousados, que misturam a energia da música brasileira e a vanguarda do jazz, com muita improvisação e sofisticação, sem perder o clima de alegria e descontração. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.
O músico paulistano radicado em Porto Alegre espelha-se na vocação exploratória e nas evocações plásticas da música brasileira. Seu trabalho representa, com legitimidade, o resultado de uma busca e de fusões com a música contemporânea, o jazz e a poesia. E é precisamente por aceitar esse desafio de se emaranhar no cipoal da experimentação, dos semitons e multitonalismos, sempre procurando a beleza, é que sua música alcança uma delicada tensão psicológica. Ele atuou ao longo das últimas décadas ao lado de artistas da música brasileira que vão da MPB ao pop, como Cesar Mariano, Guinga, Milton Nascimento, Gal Costa, Max de Castro e Marina Lima. E nomes internacionais, como George Benson e Dave Liebman.
E teve alunos notáveis, como Sandro Haick (O Segreda da Música), Rogerio Bocato (professor de percussão na Universidade de Manhattan/NYC), Dudinha (Paula Lima, Gal Costa, Grooveria, Max de Castro), Carlinhos Noronha (Black Rio, Gabriel Grossi, Michel Leme) e Grupo Kiai (Lucas Fê, Marcelo Vaz e Dioníso Souza). Em 2013, Edu Martins gravou um disco antológico, com o norte-americano Dave Liebman, que veio de Nova York especialmente para executar ao vivo as faixas do CD “Edu Martins & Dave Liebma”. O trabalho foi apresentado no Theatro São Pedro, em uma reunião de banda de jazz com orquestra. Dave Liebman é considerado um dos maiores saxofonistas do mundo, tendo tocado com Miles Davis, Elvin Jones e Chick Corea, John Scofield, Al Foster , Paolo Fresu e muitos outros.
Sobre o Chapéu Acústico:
O projeto é realizado sempre às terças-feiras, com apresentações de músicos dispostos a movimentarem a cena local, sem depender de verba pública ou privada. Não há cobrança de ingressos, e o chapéu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.
Deixe um comentário