Próximo Chapéu Acústico se volta ao jazz no show de Cristiano Ludwig e César Haas Quarteto
Após concluírem o Mestrado em Jazz na New Jersey City University, localizada na região metropolitana de Nova Iorque (EUA), Cristiano Ludwig (sax tenor) e César Haas (guitarra) voltam ao Brasil para apresentarem juntos uma curta temporada de concertos. E no dia 6 de junho (terça-feira), a partir das 19h farão show, acompanhados de raros talentos da música instrumental brasileira – Marquinhos Fê (bateria), Caio Maurente (contrabaixo acústico) e Tiago Link (trompete) – no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190), com contribuição espontânea. O evento integra o projeto Chapéu Acústico, em sua primeira edição internacional.
Os músicos gaúchos vêm atuando ativamente na cena jazzística da Big Apple, apresentando-se em casas de shows consagradas do gênero, como o Club Bonafide, cujo proprietário é o renomado baixista Richard Bona, Cornelia Street Café, Le Poisson Rouge, entre outros. O repertório consiste de arranjos de temas oriundos de diferentes vertentes do jazz e composições próprias da dupla, desenvolvidas durante o mestrado. Parte deste programa está registrado em gravação ao vivo, na rádio norte-americana WBGO – emissora especializada em jazz, que transmite para a região metropolitana de NY – numa participação dos músicos gaúchos integrando banda de alunos que se destacam na universidade, com o intuito de divulgar o curso de jazz e o trabalho realizado pela escola de música da New Jersey City University.
César Haas é guitarrista, violonista e compositor de jazz. Bacharel em Violão pela UFRGS e Mestre em Jazz Performance pela New Jersey City University (EUA). Em setembro de 2017 iniciará Doutorado em Jazz Performance pela Eastman School of Music (EUA), uma das universidades de música mais prestigiadas do mundo, onde também irá ministrar as disciplinas de Teoria e Improvisação em Jazz I e II. Atualmente residindo em Jersey City, na região metropolitana de Nova Iorque, tem se apresentado regularmente como líder e acompanhando grupos de jazz em consagradas casas de shows da região, como o Club Bonafide, Cornelia Street Café, Le Poisson Rouge, Tomi Jazz, Shrine World Music Venue, Rockwood Music Hall, Maxwell’s Tavern, Corkscrew Bar, entre outras.
Cristiano Ludwig começou a tocar saxofone aos 13 anos e em 2009 ingressou no Bacharelado em Música (saxofone) na UFRGS, onde em 2011 ministrou aulas de sax no curso de extensão em música. Em 2012 iniciou seus estudos em jazz como atividade extra classe. Também participou de diversos festivais, master classes e workshops com grandes mestres do saxofone e improsivasção. Graduou se pela UFRGS em julho de 2014. Ministrou aulas de saxofone no I e II Festival de Música de Teutônia (2014 e 2015). Em 2015 iniciou seu curso de Mestrado em Jazz Performance na New Jersey City University (NJCU), em Nova Jersey (EUA), onde tem como professor orientador o renomado saxofonista de jazz e fusion Bob Malach e o famoso saxofonista e educador, Walt Weiskopf. Em maio de 2016 foi premiado pela New Jersey Jazz Society com a Don Robertson Scholarship, em reconhecimento ao excelente desempenho no estudo do jazz. E em maio de 2017 concluiu seu mestrado pela NJCU.
O Chapéu Acústico tem a curadoria do fotógrafo e produtor Marcos Monteiro e é realizado sempre às terças-feiras, com apresentações de músicos dispostos a movimentarem a cena local, sem depender de verba pública ou privada. Não há cobrança de ingressos, e o chapéu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.
Serviço:
Dia: 6 de junho de 2017 (terça-feira).
Hora: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara).
Informações e entrevistas:Com o produtor Marcos Monteiro (fones 3013-2236/9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br)
Contribuição espontânea.