Projeto “Escola da Ospa na Comunidade” chega à sua terceira temporada

| Foto: Ana Eidam

O projeto “Escola da Ospa na Comunidade”, lançado em 2015 pelo conservatório da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, já promoveu mais de 40 recitais a escolas, hospitais, lares de idosos e outras instituições da Capital gaúcha e da região metropolitana. Em 2017, a iniciativa pretende ampliar a gama de locais visitados, levando a música de grupos de estudantes da Ospa para públicos que, em geral, não têm acesso à música de concerto. Mais uma vez realizado em evento duplo, o lançamento da temporada deste ano ocorrerá no dia 10 de maio, quarta-feira, às 15h no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Padre Cacique, da FASE-RS, e no dia 11 de maio, quinta-feira, às 16h no Instituto de Cardiologia.

“Estamos muito felizes com o lançamento da terceira temporada do Escola da Ospa na Comunidade. Neste ano, continuaremos levando música a locais onde ela normalmente não está presente, ou que não tem acesso ao tipo de música que fazemos”, afirma Diego Grendene de Souza, diretor da Escola e idealizador da iniciativa. “Além do lado artístico, este projeto tem forte comprometimento social e estamos especialmente contentes com o fato de que a primeira apresentação será na FASE. Temos certeza de que a música é um poderoso meio de transformação social e a Ospa está comprometida em fazer a sua parte”, completa. O recital integra as comemorações de Dia das Mães da FASE.

Dr. Ivo Nesralla, presidente da Ospa, se alegra em receber pela terceira vez no Instituo de Cardiologia, instituição que ele também preside, o lançamento da temporada de recitais. “A Ospa tem uma importante função social, e este projeto demonstra o nosso empenho em levar a atuação da orquestra não só a todos os lugares, mas também a todos os públicos”, afirma.

O “Escola da Ospa na Comunidade” faz parte de um projeto maior da gestão atual da Ospa, conforme comenta Evandro Matté, maestro e diretor artístico da fundação: “O conservatório da Ospa é um espaço de referência na formação de músicos de orquestra. Com estas apresentações, os alunos não só enxergam o poderoso efeito da música na sociedade, mas também aperfeiçoam-se como instrumentistas e dão visibilidade ao trabalho de ponta que a Escola desenvolve”.

No Case Padre Cacique, o grupo de música de câmara que se apresentará aos internos é o Low Brass, formado por oito jovens músicos de instrumentos de sopro. No Instituto de Cardiologia, será a vez do quarteto de cordas Classical Black promover uma tarde especial para os pacientes, familiares e funcionários do local.

Projeto Escola da Ospa na Comunidade

Primeiro evento de Lançamento
Quando: 10 de maio de 2017, quarta-feira, às 16h
Onde: Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Padre Cacique (Av. Padre Cacique, 1372 – Menino Deus)
Apresentação: Grupo Low Brass

Segundo evento de Lançamento
Quando: 11 de maio de 2017, quinta-feira, às 15h
Onde: Instituto de Cardiologia Av. Princesa Isabel, 395 – Santana)
Apresentação: Grupo Classical Black