Projeto Chapéu Acústico tem nova edição no dia 19 outubro na BPE
Na terceira edição do projeto Chapeu Acustico da Biblioteca Pública do Estado (BPE), a atração será o Gil Jazz Trio, no dia 18 de outubro (terça-feira), a partir das 19h, no Salão Mourisco. Criado em 2015 pelo consagrado multi-instrumentista Gilberto Oliveira e duas revelações da música instrumental, o baterista Lucas Fê e o baixista Dionísio Souza. o Gil Jazz Trio trazem o melhor da música instrumental. A entrada se dá mediante contribuição espontânea, no chapéu.
Guitarrista, violonista, baixista, compositor, arranjador, diretor musical e produtor, Gilberto Oliveira imprime seu estilo marcante na música que compõe e na de artistas com quem produz e atua, sendo um músico bastante requisitado em palcos e estúdios. O repertório é composto por dez canções: as autorais “A Montanha Escondida”, “9 de Abril”, “Milonga Litorãnea” e “Do Fundo do Coração”; e em parceria com Fio: “Madalena” e “Não São Palavras no Ar”. E ainda “Palco”, de Gilberto Gil; “Samba de Uma Nota Só” de Tom Jobim e Newton Mendonça; “Incompatibilidade de Gênios” de João Bosco e Aldir Blanc e “James” de Pat Metheny.
Gilberto Oliveira:
Músico e professor há 38 anos, dividiu o palco e gravou com vários artistas brasileiros e estrangeiros. Entre os nacionais, estão Neguinho da Beija Flor, Bebeto, o saudoso Mestre Marçal, Jamelão, Gelson Oliveira, Luciah Helena, Loma, Djalma Corrêa, Robertinho Silva, Zé Caradípia, Daniel Torres, Geraldo Flach, Renato Borguetti, Tadeu De Marco, Cesar Passarinho, Cauby Peixoto, Jim Porto, Cidinho Teixeira, Alcione, Lidoka (ex Frenéticas), entre outros. Nos internacionais, o guitarrista sueco Tomas Janzon, a trompetista holandesa Saskia Laroo, o trombonista inglês Mark Mulley e as cantoras dominicana Irka Mateo e uruguaia Mariana Moraes. Dos EUA, os pianistas Verner Vana e Cliff Korman e as cantoras Jane Blakstone, Kat Parra, Sandy Sasso e Roseanna Vitro, indicada ao “GRAMMY” 2012. E ainda os pianistas Allen Farnham, Warren Byrd, Gladstone Trott, Murray Low, entre outros.
A proposta do Chapeu Acústico é realizar atividades culturais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais dispostos a movimentar a cena musical. Nestas apresentações não há cobrança de ingressos, e o chapeu é usado como forma de arrecadação voluntária, como acontece nas performances de rua.
Serviço:
Dia: 18 de outubro de 2016 (terça-feira)
Hora: 19h.
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Informações: Com o coordenador e curador do projeto, Marcos Monteiro – Telefones 3013-2236 e 9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br
Entrada: contribuição espontânea, no chapéu.