Projeto Chapéu Acústico tem como atração ‘Queijo com Goiabada’ nesta terça (21)
“Queijo com Goiabada” é o show do CD autoral homônimo, resultante da parceria entre o cantor, compositor, violonista e psicólogo gaúcho Alexandre Missel e o o cantor, ator e compositor Antônio Carlos Falcão, atração do projeto Chapéu Acústico, na Biblioteca Pública do estado (BPE), no dia 21 de agosto (terça), a partir das 19h. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.
O título remete ao popular doce, com grande aceitação de norte a sul do Brasil e o trabalho de música brasileira mistura sambas, baladas, jazz e marchinhas. Adocicado e levemente amargo, feito alegria e nostalgia, mescla dois trabalhos musicais distintos, mas que se combinam e completam. Gravado no Estúdio 12, o disco é composto por 14 músicas, com arranjos e direção de Missel e participação de músicos como Bruno Coelho, Clóvis Boca Freire, Luiz Mauro Filho, Charão, Lucio Chachamovich entre outros . O programa é composto por “Cartomante”, “Coração nas Costas”, “Pulmões”, “Ilusão”, “Leão”, “Lagoa D’Agua” e “Indiferença” de Alexandre Missel” e “Amores Perros”, “Triangulo”, “Do Amor e o Ciúme”, “Mãezinha do Céu”, “Sem Sinal”, “Samba da Gamboa” e “Incorrigivelmente”.
ALEXANDRE MISSEL: Artista, cancioneiro e psicólogo clínico, atua como diretor musical de artistas em Porto Alegre e como instrumentista e cantor, em shows pelo Rio Grande do Sul. Ganhou o 9o Festival de Música de Porto Alegre. Foi indicado ao Prêmios Açorianos de Musica 2010, como compositor, pelo CD “A Dobra” e ao Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil 2012, de Trilha Somora, com “Aventuras no Fundo do Mar” do Teatro Sarcáustico. Trabalha com oficinas de artistagem e experimentação musical. Criou a Rádio Na Rua, para pessoas em situação de rua e usuários do Centropop/FASC. Com Antônio Carlos Falcão, lançou o CD “Queijo Com Goiabada”, em 2016 com financiamento do Fumproarte e participou do espetáculo criado há mais de 30 anos, “A Doce Bárbara”. Integrou o musical “Escrete – seleção Chico Buarque”, como arranjador, cantor e violinista, com Falcão e Jorge Furtado.
ANTÔNIO CARLOS FALCÃO: Ator, cantor e compositor, atuou em 16 espetáculos teatrais em 30 anos de carreira. Recebeu o Prêmio Açorianos de Ator Coadjuvante em 1980, por “Por Polux”, dirigido por João Pedro Gil. Integrou o grupo Teatro Vivo interpretando Bertold Brecht e Oswald de Andrade, soba a direção de Irene Brietzck. Escreveu e atuou na comédia “Sexo e Feijoada” e foi Indicado ao Açorianos de Ator em 2007, com direção de Lila Vieira. Integrou o elenco de “Pedro Malazarte e a Arara Gigante”, de Bob Balis, entre outras peças. Participou de campanhas publicitarias pelo Brasil, áea que atuou por 20 anos, ganhando em o Prêmio de Melhor Ator, junto com Ari França, no Festival Publicitário de Búzios, em 1983. Trabalhou em filmes, como “Ângelo Anda Sumido”, “Houve uma Vez Dois Verões”, “O Homem que Copiava” e “O Mercado de Notícias”, todos com direção de Jorge Furtado. Também em programas de TV e séries, como “Doce de Mãe” (Furtado), “Fora de Quadro” (M. Schonardie/Janaina Fischer), e a ainda inédita, “Taxitramas” de Pena Cabreira. Como cantor e compositor, participou do musical de Leo Ferlauto, “Sonho Solto e Banda Delírio” e de várias apresentações de Nei Lisboa, nos anos 80, onde criou o seu personagem antológico “Maria Bethânia”. Fez parte do show “Dez Elefantes Dez Anos Antes” com Nei, com quem realizou turnês pelo RS, São Paulo e Belém do Pará. Seu mais recente trabalho, como cantor e compositor, foi “Queijo com Goiabada”, premiado com o Fumproarte e lançado em dezembro de 2017.
CHAPÉU ACÚSTICO: Realizado pelo produtor Marcos Monteiro e a Biblioteca Pública do Estado (BPE), o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel). Com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as), a ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.
SERVIÇO
Dia: 21 de agosto de 2018 (terça-feira).
Hora: a partir das 19h.
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE-RS (Riachuelo, 1190).
Informações: Na BPE-RS, pelo telefone (51) 3224-5045 da BPE ou pelo e-mail
duearth@terra.com.br, do produtor.
Agendamento de entrevistas: Com Marcos Monteiro (3013-2236 e 9935-0608).
Contribuição espontânea.