Dando sequência à Série Interior de concertos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre leva trechos de óperas e música latino-americana à cidade de Passo Fundo. No dia 13 de dezembro, terça-feira, a partir das 20h, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida sediará uma exibição especial da Ospa. O maestro Arthur Barbosa rege o concerto, que conta com a participação especial da soprano Larissa Ramos. O evento tem entrada franca, e é apresentado pela Corsan.
Sobre o programa
A primeira parte do concerto é dedicada ao gênero operístico. O programa inicia com uma das mais célebres aberturas de óperas-bufas, a de “Il barbiere di Siviglia”, de Gioachino Rossini (1792-1868). Depois, a soprano Larissa Ramos une-se aos músicos para cantar “Lascia ch’io pianga”, ária da ópera “Rinaldo” de Georg Friedrich Handel (1685-1759), “Tu che di gel sei cinta” de “Turandot”, composta por Giacomo Puccini (1858-1924), e “Porgi Amor” de “Le Nozze di Figaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Ainda homenageando o gênero, serão tocados trechos da Suíte nº 2 de “Carmen”, mais famosa obra de Georges Bizet (1838-1875).
A latinidade toma conta do repertório na segunda parte da exibição, que segue com “Oblivion”, tango de Astor Piazzolla (1921-1992). A melancólica melodia de “Tanguera”, composição do também argentino Mariano Moraes (1918-2016) que já foi revisitada e relida diversas vezes no mundo da música e do cinema, será apreciada com o arranjo de Alejandro Drago. Por fim, para fechar a noite com chave de ouro, a orquestra executa do “Danzon nº 2”, que o mexicano Arturo Marquez (1950-) escreveu como homenagem ao popular ritmo cubano.
Sobre o maestro
Violinista, compositor e regente, Arthur Barbosa integra a Ospa desde 1998. Suas obras têm sido executadas em mais de quinze países. Já regeu orquestras como as sinfônicas da Bahia e da Paraíba, a Filarmônica de Granada e a Terra Symphony (Nova Iorque). Desde fevereiro de 2012, ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem.
Sobre a solista
Integrante do Coro Sinfônico da Ospa, Larissa Ramos gravou seu primeiro CD aos 12 anos de idade. Já se apresentou sob a batuta de importantes maestros nacionais e internacionais como Enrique Ricci (Espanha), Nobuaki Nakata (Japão) e Manfredo Schmiedt (Brasil). Participou da primeira classe da Oficina de Canto Solista Erudito, do II Gramado In Concert, sob a orientação do tenor Adriano Pinheiro (PE). Há quatro anos faz parte da destacada classe de alunos do barítono Carlos Rodriguez (Brasil/Holanda).
Sobre a Série Interior de Concertos
Depois da inédita inauguração de Temporada de 2015, ocorrida pela primeira vez na história da orquestra no Interior do Estado, a Ospa voltou a fazer o concerto de abertura do ano fora de Porto Alegre em 2016, reforçando a meta de tornar mais constante sua presença pelas diferentes cidades do RS. A “Série Interior” de apresentações concretiza esse compromisso, colocando municípios diversos na rota da orquestra. Promovida pela Fundação em parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de toda a região.
O concerto da Ospa em Passo Fundo conta com o apoio da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida da cidade.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.
Concertos da Ospa em Passo Fundo | Série Interior
Quando: 13 de dezembro de 2016, terça-feira, às 20h
Onde: Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (Av. Gen. Neto – Centro, passo Fundo)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Gioachino Rossini: Abertura de “Il barbiere di Siviglia”
Georg Friedrich Handel: “Lascia ch’io pianga” da ópera “Rinaldo”
Giacomo Puccini: “Tu che di gel sei cinta” da ópera “Turandot”
Wolfgang Amadeus Mozart: “Porgi Amor” da ópera “Le Nozze di Figaro”
Georges Bizet: Excertos da Suíte “Carmen” Nº 2
Astor Piazzolla: Oblivion (Arranjo: Carlos Garofalli)
Mariano Moraes: Tanguera (Arranjo: Alejandro Drago)
Arturo Marquez: Danzón Nº 2
Regente: Arthur Barbosa
Solista: Larissa Ramos (soprano)
Deixe um comentário