Ospa recebe flautista norte-americana Christie Beard na estreia da Série de Igrejas 2017

Foto: Chasing Light Photography

A edição de 2017 da Série Igrejas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre inicia trazendo a Porto Alegre a flautista estadunidense Christie Beard. No dia 16 de maio, terça-feira, às 20h30, a solista já conhecida pela dedicação à difusão da música contemporânea latino-americana apresenta-se pela primeira vez coma Ospa e faz solos de obra do compositor porto-riquenho Ernesto Cordero na Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202). Com regência de Evandro Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, a orquestra apresenta, ainda, a Sinfonia nº 38 de Mozart. A entrada é franca.

Christie Beard vem desenvolvendo uma ativa carreira internacional como solista, musicista de câmara e professora, sendo frequentemente convidada a recitais e festivais pelas Américas e Europa. Seu foco atual é a música contemporânea para flauta da região andina. Em Porto Alegre, ela executa a primeira obra do programa do evento: o “Concerto Boriken para flauta piccolo e orquestra” de Cordero, composto em 2001.

Na sequência, será apresentada a Sinfonia nº 38 de Mozart, escrita em 1786. Também conhecida por “Praga”, a composição presta homenagem à cidade que acolheu Mozart quando os vienenses perderam interesse por sua música em função das inovações que trazia. A obra foi composta pouco depois de Mozart romper seu vínculo com a corte, inaugurando um novo momento na história da música e abrindo espaço para as liberdades que os compositores vieram a conquistar no século XIX.

Concerto da Ospa | Série Igrejas

Quando: 16 de maio de 2017, terça-feira, às 20h30
Onde: Igreja da Reconciliação (Rua Sr. dos Passos, 202 – Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA
CORDERO, E.: Concerto Boriken para flauta piccolo e orquestra
MOZART, W. A.: Sinfonia n 38 K.504 – “Praga”

Regente: Evandro Matté (Brasil)
Solista: Christie Beard (flautista | EUA)