No dia 10 de dezembro, domingo, às 17h, a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa, sob a batuta de Arthur Barbosa, realiza um concerto especial com a sua formação completa no Theatro São Pedro. O Coro Jovem do conservatório, regido por Cosmas Greneisen, é o convidado da exibição, que tem entrada franca.
A Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica do Conservatório Pablo Komlós / Escola de Música da Ospa finaliza as suas atividades de 2017 com uma apresentação especial no Theatro São Pedro. No dia 10 de dezembro, domingo, às 17h, a sinfônica interpreta composições do repertório tradicional da música de concerto, incluindo o famoso “Bolero” de Ravel, além de obras brasileiras contemporâneas e trilhas de filmes como “Star Wars”. Quem rege o grupo orquestral, formado por alunos da instituição, é o maestro Arthur Barbosa. O Coro Jovem da Escola, sob regência de Cosmas Grieneisen, participa da exibição. A entrada é gratuita mediante retirada prévia de senhas.
Retirada de senhas: na bilheteria do Theatro, a partir da quarta-feira, dia 6/12.
Funcionamento da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.
Sobre o programa
Na ocasião, os jovens músicos serão mais uma vez desafiados a executar composições em formato original, com o mesmo nível de dificuldade que, muitas vezes, os músicos profissionais da Ospa enfrentam ao vivo. O concerto inicia com a participação do Coro Jovem, que acompanha a Ospa Jovem em duas obras consagradas do Barroco: “Glória” e “Cum Sancto Spiritu”, de Antonio Vivaldi (1678 – 1741). Depois, os cantores ainda apresentam “Baião de 4 Toques”, de Luiz Tatit (1951 – ) e Zé Miguel (1962 -), e “Look at the World” do compositor britânico John Rutter (1945 – ).
Na segunda parte do evento, o grupo orquestral interpreta uma sequência de grandes obras do repertório tradicional da música de concerto: o Tema de Abertura de “Assim Falou Zaratustra” de Richard Strauss (1864 – 1949) e “Orfeu no Inferno” de Jacques Offenbach (1819 – 1880), além de “Farandole” de Georges Bizet (1838 – 1875), trecho da música da peça “L’Arlesienne”, e o famoso “Bolero” de Maurice Ravel (1875 – 1937). O programa também destaca a música de cinema com a “Suite Star Wars”, de John Williams (1932 – ), trilha do filme “Guerra nas Estrelas”.
Os ritmos brasileiros não ficam de fora da apresentação, e estão representados nas composições “Samba de Uma Nota Só” de Tom Jobim (1927 – 1994) e “Frevo” de Duda do Recife (1935 – ). Para finalizar a noite, os instrumentistas brindam o público com “Broadway Tonight”, compilação de temas da Broadway arranjada por Bruce Chase.
Sobre a Ospa Jovem
O grupo é regido pelo maestro Arthur Barbosa e tem como diretor artístico Evandro Matté. Formada principalmente por alunos da Escola, a orquestra é parte essencial da formação musical oferecida pela instituição. É na orquestra que os alunos têm contato com o repertório orquestral, o que é fundamental para a sua profissionalização na área da música de concerto.
A Ospa Jovem vem realizando uma série de concertos anualmente, cumprindo também importante papel social ao realizar apresentações gratuitas em teatros, museus, hospitais, igrejas e outras instituições.
Sobre a Escola de Música da Ospa
Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área, mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, em parceria com a Biblioteca Pública do Estado.
Arthur Barbosa (regente)
Arthur Barbosa é compositor, regente, violinista e arranjador. Integra a Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil.
Concerto da Ospa Jovem
Quando: 10 de dezembro de 2017, domingo, às 17h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n – Centro, Porto Alegre)
ENTRADA FRANCA
Retirada de senhas: na bilheteria do Theatro, a partir da quarta-feira, dia 6.
Funcionamento da bilheteria: de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h.
PROGRAMA
Antonio Vivaldi: “Glória”
Antonio Vivaldi: “Cum Sancto Spiritu”
Luiz Tatit e Zé Miguel: “Baião de 4 Toques”
John Rutter: “Look at the World”
Richard Strauss: “Assim Falou Zaratustra” (Tema de Abertura)
Georges Bizet: “Farandole”
Jacques Offenbach: “Abertura Orfeu no Inferno” (Can-Can)
Maurice Ravel: “Bolero”
John Williams: “Suite Star Wars” (Tema da Princesa Léa e Marcha Imperial)
Tom Jobim: “Samba de Uma Nota Só”. (Arranjo: Arthur Barbosa)
Duda do Recife: “Frevo”
Broadway Tonight (compilação de temas da Broadway). (Arranjo: Bruce Chase)
Regente: Arthur Barbosa
Participação: Coro Jovem da Escola de Música da Ospa
Deixe um comentário