Ospa finaliza o ano comemorando ampliação de suas atividades

Foto: Marília Lima
Foto: Marília Lima

Dois concertos lotados marcaram o Encerramento da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Nos dias 18 de dezembro, no Theatro São Pedro da Capital gaúcha, e 20 de dezembro, na Basílica Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças de Santa Maria, a Ospa se apresentou sob a batuta de seu maestro e diretor artístico Evandro Matté, fechando as atividades de um ano caracterizado por programas e convidados de alto nível, por eventos que contaram com uma grande adesão do público, e por uma dinâmica vida didática.

“Incrementamos a programação com o lançamento de novas séries de apresentações, montamos uma ópera e uma cantata encenadas, ampliamos a gama de repertório executado, criamos meios de valorizar artistas locais como seleção de solistas, fizemos concurso para jovens compositores e nos tornamos mais presentes no Interior do Estado”, comenta Evandro Matté. “A perspectiva de ocupar uma nova sala de ensaios no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) em 2017 qualifica nosso planejamento para o próximo ano”, completa.

As séries

A partir do conceito “Ospa para Todos”, e com a ideia de realizar 66 concertos para comemorar seus 66 anos de história, a orquestra lançou em 2016 duas séries (Música no Museu e Serenata Sinfônica), integrou a agenda da Ospa Jovem à sua programação (Série Ospa Jovem), e manteve as séries Interior, Theatro São Pedro, UFRGS, Igrejas, Didáticos e Araújo Vianna, lançadas em 2015. No caso da Série Música no Museu, foi institucionalizado o espaço para a música de câmara na agenda da sinfônica. Músicos da Ospa se apresentaram em diferentes formações instrumentais, exibindo repertórios antes não explorados, e colocaram a música em contato com as artes visuais em lugares históricos como o Museu de Arte do RS Ado Malagoli.

A Série Interior ganhou especial atenção, tornando-se simbólica por marcar a abertura e o encerramento da Temporada. Lajeado foi o primeiro município a receber a Ospa neste ano, seguido por Santa Cruz do Sul, Canoas, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Esteio, Gravataí, Tapera, Passo Fundo e, por fim, Santa Maria. Solistas gaúchos vinculados à cena lírica foram escolhidos através de seleção, e cantaram importantes árias e peças sacras nessa itinerância.

Os convidados

O time de maestros e solistas que dividiram o palco com a Ospa ao longo do ano contou com 73 nomes, incluindo 26 internacionais. Foram 24 os maestros que estiveram à frente da orquestra (10 brasileiros e 14 estrangeiros), e 49 os solistas convidados (27 brasileiros e 12 estrangeiros). Nomes que nunca haviam estado na Capital gaúcha, como os regentes Josep Vicent (Espanha), Gergely Madaras (Hungria), Guoyang Zhang (China), Christopher Dragon (Australia/EUA), François López-Ferrez (França/Chile), Rossen Gergov (Bulgária), Isabel Costes (Espanha) e Alejandro Gutierrez (Costa Rica), estrearam na condução da Ospa. Entre os solistas, instrumentistas premiados como o trompetista Pacho Flores (Venezuela), a soprano Carla Cottini (Brasil), o violinista Luiz Filíp (Brasil/Alemanha), o músico de harmônica José Staneck (Brasil), a violista Anna Serova (Rússia), o violonista Fábio Zanon (Brasil), o pianista Leonardo Hilsdorf (Brasil) e o clarinetista Michel Lethiec (França) arrancaram aplausos dos porto-alegrenses, sem contar os músicos da Ospa que também fizeram solos.

As grandes montagens

O ano de 2016 também marcou o retorno da Ospa e de seu Coro Sinfônico às grandes encenações. Depois de 14 anos sem apresentar óperas encenadas, a orquestra montou “Don Pasquale”, de Donizetti, em agosto, com solistas, coro e atores convidados no Theatro São Pedro. Foram duas noites de récitas. Em dezembro, outro espetáculo ganhou destaque: “Carmina Burana”, de Carl Orff, que geralmente é exibida em forma de concerto, foi apresentada em uma notável produção em duas récitas, com cantores líricos de renome, coros e dançarinos no Auditório Araújo Vianna. Evandro Matté dirigiu os dois espetáculos.

As parcerias

“Carmina Burana” demonstrou ainda o potencial das parcerias da Ospa com outras instituições públicas do âmbito da cultura. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, que completou dois anos de atividades em 2016, apresentou coreografias originais na montagem da cantata, que envolveu a participação de mais de 200 artistas e atraiu mais de cinco mil pessoas ao local de apresentação.

Outro evento ocorrido no Auditório Araújo Vianna prestou homenagem ao aniversário de 91 anos da Banda Municipal de Porto Alegre, mais uma tradicional instituição musical da cidade. Ospa e Banda se apresentaram juntas em novembro.

Além disso, parcerias com novos patrocinadores, através da Lei Rouanet, foram fundamentais para a expansão: o Banrisul, que apresentou a Série Araújo Vianna, e a Corsan, apresentadora da Série Interior, fizeram a diferença na realização das atividades.

A Escola de Música

A dinamização da vida didática da orquestra, através da Escola de Música da Ospa, ganhou relevo ao longo do ano. O projeto “Escola da Ospa na Comunidade”, lançado em 2015 sob a coordenação de Diego Grendene de Souza, atual diretor da Escola, aumentou em 2016 o seu número de recitais realizados. Foram 25 as instituições visitadas pelos alunos, incluindo hospitais, lares de idosos, centros de atendimento sócio-educativo, escolas e bibliotecas. Os grupos orquestrais e de música de câmara do conservatório atingiram altos níveis, sendo o maior deles a Ospa Jovem, vencedora do Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras 2015 (um reconhecimento nacional). A orquestra da Escola promoveu concertos em palcos tradicionais da Ospa, como a Theatro São Pedro e o Salão de Atos da UFRGS, e percorreu também o Interior do Estado, se apresentando em Osório e Camaquã. A Série Recitais na Biblioteca, que leva a música dos estudantes avançados da instituição ao Salão Mourisco da Biblioteca Pública, parceira na realização da série, ganhou sequência com cinco exibições. Além disso, o Coro Jovem estruturou-se e fez três participações na programação da Ospa.

– A Temporada 2017 trará novos convidados, a montagem de mais uma ópera encenada (Don Giovanni, de Mozart), a continuidade das séries lançadas e novidades que serão anunciadas em breve. A administração e direção artística da Fundação Ospa estão empenhadas, junto ao Governo do Estado, na reforma da sala de ensaios no CAFF para que sua inauguração ocorra no início do ano. Acompanhe as notícias da Ospa pelo www.ospa.org.br.