Ospa e seu Coro Sinfônico homenageiam 500 anos da Reforma Luterana

No dia 31 de outubro, terça-feira, quando se comemora a efeméride, a orquestra destaca a “Sinfonia n.º 2” de Mendelssohn em concerto na UFRGS. Um time seleto de cantores líricos gaúchos, além do Coro Universitário da ULBRA e do Grupo Cantabile, integram o elenco de convidados especiais. A regência é do maestro Manfredo Schmiedt.

Ospa, Divulgação

Para comemorar os 500 anos da Reforma Luterana, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza um concerto especial na próxima terça-feira, dia 31 de outubro. Sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, os músicos interpretam a “Sinfonia n.º 2” (Lobgesang), também conhecida como “Sinfonia Cantata” ou “Cântico de Louvor”, de Felix Mendelssohn (1809-1847), um dos maiores compositores românticos alemães. Mais de 120 cantores, entre o Coro Sinfônico da Ospa, o Coro Universitário da ULBRA e o Grupo Cantabile, sobrem no palco. Os solos ficam a cargo dos gaúchos Elisa Machado (soprano), Paola Leonetti (soprano) e Maicon Cassânego (tenor). Parte da Série UFRGS, o evento acontece às 20h30, no Salão de Atos da Universidade. Os ingressos serão vendidos a R$ 30 no dia do evento, na bilheteria do local.

O concerto é realizado em parceria com a Igreja Luterana do Brasil, e acontece exatamente no dia que marca os 500 anos da Reforma.

Sobre o programa

Considerado um artista prodígio, Mendelssohn foi compositor, pianista, organista, regente e pintor. Começou seus estudos musicais aos sete anos de idade. Aos nove, teria realizado as primeiras apresentações e, aos treze, escrito e publicado as suas primeiras obras.

A “Sinfonia n.º 2” teve sua estreia em 1840 na Igreja São Tomás, em Leipzig. Na obra, Mendelssohn fundiu elementos da música secular e da música sacra, conservando características da sinfonia e da cantata.

A peça foi composta entre 1838 e 1840 para festejar quatro séculos da invenção da imprensa por Gutenberg. “Por volta de 1440, Gutenberg tinha desenvolvido a técnica de impressão de livros através de tipos móveis e, de sua produção, destaca-se  a primeira impressão da Bíblia traduzida para o alemão, que foi fundamental para a Reforma de Martinho Lutero. Dentre os vários textos bíblicos selecionados por Mendelssohn, na produção desta Cantata-Sinfônica, o Salmo 150 é o mais emblemático, pois aparece em diversos pontos da obra”, afirma o maestro Manfredo Schmiedt.

O compositor germânico inspirou-se na 9º sinfonia de Beethoven, uma obra igualmente monumental, para escrever a peça. Manfredo conta que a obra é dividida em duas partes: “A primeira parte, composta somente para a orquestra sinfônica, prepara o ouvinte para a imponência musical da segunda parte, com a participação dos coros e solistas. A utilização das diversas ‘forças’ vocais e orquestrais, solos, duetos, coros polifônicos e homofônicos são muito bem arquitetados por Mendelssohn para que o texto bíblico possa ser expresso da melhor maneira possível”.

Manfredo Schmiedt (Brasil | regente)
É regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (OSUCS) e regente do Coro Sinfônico da Ospa. Mestre em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA), participou de cursos de regência na Alemanha, Holanda, Argentina, Estados Unidos e Brasil e recebeu as condecorações Pi Kappa Lambda Music Honor Societye Director’s  Excellence Award. Foi regente assistente do maestro Isaac Karabtchevsky na Ospa.

Elisa Machado (Brasil | soprano)
É Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, no coro da Ospa. Concluiu os cursos básico de trompete e avançado de canto no Conservatório Pablo Komlós. Teve também como orientadores Laura de Souza, Carlos Rodriguez e, mais recentemente, Juremir Vieira. Participou de oficinas e cursos como complemento e aperfeiçoamento. Atua na preparação de coros (Allegro, Unisinos e Ospa), paralelamente à carreira de cantora.  Em 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas e foi aprovada em concurso realizado pela Ospa (para trabalhar junto ao Coro Sinfônico). Em 2006 e 2016, foi professora substituta de canto na UFRGS.

Paola Leonetti (Brasil| soprano)
Soprano lírico brasileira, realizou seus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós em Porto Alegre sob orientação de Decápolis de Andrade. Estreou como solista com a Ospa aos 20 anos em concerto lírico de Rigoletto e La Traviata sob regência de Túlio Belardi. No ano seguinte, participou da montagem de Madama Butterfly com a mesma orquestra, sob a regência de IonBressan. Aperfeiçoou-se com grandes nomes do cenário erudito tais como Carlo Colombara, Miguel Patron Marchand, Luis Sigal, José Oliveira Lopes, Gisa Volkmann, Carlos Rodrigues, Alessandro Sangiorgi, Flávio Leite, Massimiliano Carraro, Raffaella Ambrosino, entre outros. Atualmente vem se apresentando em concertos com a Orquestra Unisinos-Anchieta, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Ospa, Orquestra de Câmara da Ulbra, entre outras.

Maicon Cassânego (Brasil | tenor)
Nascido em Caxias do Sul, Maicon Cassânego iniciou seus estudos de canto com a professora Marilene Carneiro, aos 17 anos de idade. Por diversos anos, participou do Coro de Câmara Cant’Arte, sob a regência da maestrina Anita Campagnolo. Em 2012, ingressou no bacharelado em canto, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como solista, esteve nas apresentações das Vesperae Solennes de Confessore, de Mozart, com o Coro do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do maestro Sérgio Assumpção.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto da Ospa | Série UFRGS
Especial: A Reforma

Quando: Dia 31 de outubro de 2017, terça-feira
Horário: 20h30
Local: Salão de Atos da Universidade Federal do RS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre)

Ingressos:
À venda no local no dia do evento
Valores: R$ 30 (público em geral) e R$ 15 (estudantes, seniores e sócios do Clube do Assinante ZH).
Horário da bilheteria: Terça-feira, dia 31 de junho, das 11h até a hora do espetáculo.

CORTESIAS – Estudantes, funcionários e professores da universidade podem retirar ingressos de cortesia na administração do Salão de Atos a partir de quinta-feira, dia 26/10. A cota é limitada, e a distribuição é feita por ordem de chegada. É necessário apresentar o Cartão da UFRGS, e cada pessoa pode retirar 2 ingressos. A administração do Salão de Atos funciona das 9h às 12h e das 14h às 18h.  

PROGRAMA

MENDELSSOHN, F.: Sinfonia n.º 2, Lobgesang, Op.52.

Regente: Manfredo Schmiedt

Solistas: Elisa Machado (soprano), Paola Leonetti (soprano) e Maicon Cassânego (tenor)

Participação: Coro Sinfônico da Ospa, Grupo Cantabile e Coro Universitário da ULBRA